Tribunal da Relação manda Vodafone e NOS pagar multas milionárias em processo que se arrasta há 7 anos

tribunal da relação manda vodafone e nos pagar multas milionárias em processo que se arrasta há 7 anos

Telemóveis

A Vodafone e a NOS foram recentemente condenadas pelo Tribunal da Relação de Lisboa a pagar multas milionárias por terem aumentado o preço dos seus serviços sem comunicar aos clientes o direito de rescindir contrato sem qualquer penalização. As decisões, conhecidas em dezembro e janeiro deste ano, foram confirmadas à CNN Portugal pela ANACOM quase sete anos depois do início do processo criminal.

Em causa está uma decisão desta autoridade que instaurou multas no valor total de 14 959 833 euros às três principais operadoras por violações à Lei das Comunicações Eletrónicas. Segundo a autoridade, a Vodafone, a NOS e a MEO não prestaram informações aos clientes “sobre o direito de rescisão dos respetivos contratos, sem qualquer encargo”, quando decidiram aumentar os preços praticados entre 2016 e 2017.

O processo tem vindo a arrastar-se há sete anos pelos tribunais e, nos últimos meses, dois acórdãos da Relação de Lisboa ditaram mesmo que as multas teriam de ser pagas, ainda que o valor seja bastante menor àquele inicialmente pedido pela ANACOM.

A NOS, a quem a ANACOM inicialmente atribuiu uma multa de 5,2 milhões de euros recorreu para o Tribunal da Concorrência e depois para a Relação, levando a coima a baixar para os 3,5 milhões de euros, segundo a decisão deste tribunal de dezembro de 2023. À CNN Portugal, fonte da empresa referiu que “a NOS não se revê na decisão do Acórdão do Tribunal de Lisboa, pelo que reagiu em conformidade”.

Já a Vodafone, que inicialmente foi multada pela ANACOM num valor de 3,82 milhões de euros viu esta coima a descer para os 2,4 milhões de euros após decisão do Tribunal da Relação conhecida a 22 de janeiro último.

No caso da MEO, a operadora foi condenada a uma coima única no valor de 6,67 milhões de euros. Em setembro do ano passado, após recurso para o Tribunal da Concorrência, a multa baixou para os 5,3 milhões de euros e, entretanto, a empresa já avançou com um recurso desta decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa, que ainda não se pronunciou sobre essa matéria.

Para já, refere fonte da entidade, não é possível “antecipar a data de pagamento de coimas aplicadas pelo Tribunal da Relação de Lisboa”, já que ainda existem “instâncias de recurso”, nomeadamente o Tribunal Constitucional, a que as operadoras podem recorrer.

“A impugnação das decisões é um direito dos operadores, é o estado de Direito a funcionar”, diz a mesma fonte, sublinhando que a complexidade deste processo faz com que seja comum os “operadores utilizarem todos os meios processuais de recurso ao seu dispor”. Isto, acrescenta, faz com que seja “inevitável que exista um hiato temporal alargado entre a data da prática dos factos e o momento do pagamento da coima”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World