Palco de estudo da Pfizer, Toledo virou o jogo contra a covid-19

Asia's Tech News Daily

Única no Brasil a participar de estudo da farmacêutica, cidade paranaense conseguiu vacinar 100% dos adultos. Pesquisadores querem demonstrar benefícios da vacinação em massa em contexto de vida real.

Palco de estudo da Pfizer, Toledo virou o jogo contra a covid-19
© Gustavo Basso/DW Provided by Deutsche Welle

A técnica de enfermagem Claudete Gonçalves, que trabalha no pronto atendimento de referência para a covid-19 em Toledo, no oeste do Paraná, lembra com pesar das semanas de crise vividas no pico da pandemia.

“Teve dia em que cinco pacientes foram intubados. Foi um sufoco. No outro, nove foram intubados em um só dia. Em uma unidade que não é tão grande assim, é assustador. Foi assustador para nós”, conta.

“Às vezes estávamos em uma sala fazendo uma intubação, e na sala ao lado recebíamos uma ligação de um colega que precisava de ajuda para preparar um corpo”, lamenta.

Em julho deste ano, a unidade chegou à beira do colapso: com 24 pacientes mantidos sob ventilação mecânica em um espaço originalmente projetado para quatro, não havia mais entradas de oxigênio para instalação de um novo respirador.

“Naquela noite, tínhamos 200 pacientes na região aguardando um leito de UTI ou enfermaria, e tivemos de fechar as portas para gente de outras cidades, chegando muito próximo de perder um doente por falta de um tubo, de estrutura. É um momento em que você se sente muito pequeno”, diz a secretária de Saúde da cidade, Gabriela Kucharski.

Palco de estudo da Pfizer, Toledo virou o jogo contra a covid-19
© Gustavo Basso/DW

Desde então, Toledo passou do desespero à euforia. No final daquele mês, Kucharski e a prefeitura conseguiram fechar uma parceria com a farmacêutica americana Pfizer para a realização de um estudo envolvendo a vacinação de 100% da população maior de 12 anos em tempo recorde.

Entre 26 e 31 de agosto, a cidade de 140 mil habitantes recebeu, por meio do Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Imunização, um adiantamento de doses do imunizante da Pfizer, o que permitiu vacinar 95% dos adolescentes até 18 anos, e chegar a novembro com 100% dos maiores de 18 anos tendo recebido ao menos a primeira dose ou dose única, e 75% com duas doses.

Como comparação, São Paulo, o estado brasileiro mais adiantado na campanha de vacinação, alcançou somente na última terça-feira (23/11) esse índice entre os adultos. Entre agosto e novembro, a capital paulista, no entanto, conseguiu alcançar e até superar os paranaenses. Atualmente, 100% dos adultos estão totalmente imunizados, e 43% dos adolescentes, de acordo com dados da prefeitura paulistana.

“O que a gente percebeu, e foi muito nítido, é que, com a vacinação dos adolescentes, a nossa média móvel de novos casos, que era de 90, caiu para dez. Se a gente tivesse vacinado de modo mais célere a nossa população, talvez aquela onda que tivemos em junho, que representou uma sobrecarga muito importante do sistema de saúde, talvez tivesse sido amenizada”, comenta a secretária.

Demora do governo federal e suas consequências

De acordo com as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, a própria Pfizer propôs em agosto do ano passado o início da imunização ainda em dezembro de 2020, com o fornecimento inicial de 1,5 milhão de doses, seguidas de mais 3 milhões no primeiro trimestre deste ano. Mas o Ministério da Saúde brasileiro só firmou acordo com o laboratório em meados de março de 2021, quando a pandemia estava no auge.

A parceria com a Pfizer para a realização do estudo que acelerou a imunização em Toledo foi confirmada somente no fim de agosto.

Se tivesse chegado mais cedo, talvez a vacina pudesse ter evitado que Rosa Ghalli, moradora de Toledo, passasse 105 dias entre a vida e a morte.

“Quando eu testei positivo para covid-19, em maio, já era hora de tomar a vacina, porque eu tenho diabetes, mas não tive tempo de tomar nem mesmo a primeira dose, porque adoeci antes”, lamenta a auxiliar de produção, de 45 anos.

“Arrependo-me muito de não ter ido um pouco mais cedo, porque acho que não teria passado pelo que passei, não teria feito tanta gente chorar por mim, porque muitas vezes os médicos não deram esperança à minha família, certo. É muito triste ouvir os áudios que os médicos enviaram”, conta emocionada.

Palco de estudo da Pfizer, Toledo virou o jogo contra a covid-19
© Gustavo Basso/DW Toledo anunciou a parceria com a Pfizer em agosto, um mês depois de o sistema de saúde da cidade ter ficado à beira do colapso

Ghalli deixou a UTI na cidade vizinha de Rondon no dia 8 de setembro. Dois meses depois, ainda sem conseguir caminhar plenamente, ela foi autorizada a se vacinar. “Foi um alívio tão grande. Eu tenho muito medo dessa doença, e tem gente que não a leva a sério. Só quem passou por algo como o que passei sabe como é”, diz.

Pouco após a imunização de Ghalli, a prefeitura iniciou um mutirão para a aplicação da segunda dose nos adolescentes que em agosto haviam recebido a primeira. Em menos de uma semana, foram alcançados 50% da população entre 12 e 17 anos, ou 5.671 jovens e adolescentes.

Entre eles, estava Ana Letícia Militão, de 13 anos, que comemorou o momento. “Minha classe inteira foi vacinada. Não conheço ninguém que não tenha sido vacinado. Alguns não tiveram nenhuma reação, outros tiveram muita, mas isso não impediu nada”, conta.

Monitoramento de variantes

No dia 20 de novembro, Lucas Dejany, de 21 anos, deu entrada no pronto atendimento com sintomas de covid-19. Após ser diagnosticado como suspeito pela médica e ter solicitado o exame PCR para definição da contaminação, foi entrevistado por profissionais contratados pelo hospital gaúcho Moinho de Ventos para acompanhamento do estudo da Pfizer.

A porta de entrada do estudo, que é coordenado por pesquisadores do hospital de Porto Alegre – o único referência junto ao Ministério da Saúde localizado fora de São Paulo – são as consultas na rede pública.

Palco de estudo da Pfizer, Toledo virou o jogo contra a covid-19
© Gustavo Basso/DW Diagnosticado com covid-19, Lucas Dejany, de 21 anos, foi entrevistado por pesquisadores para o estudo da Pfizer

O médico intensivista Regis Goulart, um dos dois chefes do estudo, explica que a meta é observar sem interferência 1.500 casos de infectados para poder compreender três grandes questões: qual a eficácia das vacinas em um contexto de vida real, levando em conta que mais da metade das vacinas aplicadas em Toledo são de outros fabricantes; se estão surgindo novas variantes do Sars-CoV-2 e como elas reagem aos imunizantes; e quais sequelas apresentam pessoas que tiveram a doença – a chamada covid longa.

“O Brasil já teve mais de 20 milhões de pessoas infectadas com covid-19, segundo os dados mais atuais. Então se levarmos em consideração que a covid longa afeta cerca de 20% dos infectados, a gente estima aí em torno de 4 milhões de pessoas sofrendo com os sintomas prolongados da covid”, explica Goulart.

Por que Toledo

Uma das razões para a escolha de Toledo, que concorreu com outras 11 cidades no Brasil para o estudo único entre os países em desenvolvimento, é a presença de um campus de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fará o sequenciamento genético dos vírus de cada um dos 1.500 doentes que serão avaliados em até dois anos.

“Grande parte dos estudos que acabaram validando a vacina da Pfizer e outras vacinas foi realizada em contextos em que a variante delta não era predominante. Hoje temos um novo cenário, e existem poucos estudos avaliando a real efetividade das vacinas frente a esse cenário”, avalia.

Segundo Goulart, a população em geral e gestores públicos devem ficar atentos aos resultados. “Talvez isso possa trazer para o mundo um grande exemplo de como a adesão à campanha de vacinação em massa pode trazer benefícios e impactos positivos para os nossos sistemas de saúde, mostrando até o custo efetivo disso.”

Autor: Gustavo Basso (de Toledo)

Internet Explorer Channel Network
Asia's Tech News Daily
News Related

OTHER NEWS

Jóvenes en preparatoria pueden tomar clases universitarias gratis: Vea cómo pueden hacerlo

© (Andrea López-Villafaña/The San Diego Union-Tribune) Los cursos son gratuitos para la mayoría de los estudiantes, y pueden prepararlos mejor para la universidad. (Andrea López-Villafaña/The San Diego Union-Tribune) El señor ... Read more »

Las aerolíneas de EE.UU. advierten de efectos "catastróficos" del despliegue de 5G

© Proporcionado por Agencia EFE Washington, 17 ene (EFE).- Las principales aerolíneas de EE.UU. pidieron este lunes al Gobierno estadounidense que bloquee la transmisión de señales 5G en un radio ... Read more »

BBB22: sem transmissão ao vivo, alguns participantes já entraram na casa

Finalmente chegou o dia! Nesta segunda-feira (17/1), uma nova edição do Big Brother Brasil estreia na TV Globo e alguns participantes já estão dentro da casa mais vigiada do Brasil. ... Read more »

El condado de Los Ángeles registra el mayor número de muertes diarias por coronavirus en más de 9 meses

© (Francine Orr / Los Angeles Times) Un médico de cuidados paliativos entrega un líquido a un paciente dentro de la unidad COVID-19 en el Providence Holy Cross Medical Center ... Read more »

El príncipe Andrés se ponía hecho una fiera si alguien movía los 50 peluches expuestos sobre su cama

© Bang Showbiz El príncipe Andrés Las supuestas excentricidades de los miembros de la monarquía británica siempre han dado pie a todo tipo de rumores, como por ejemplo que el ... Read more »

Liga de Quito ha perdido $11 millones desde inicio de la pandemia

© API El equipo universitario ha perdido 11 millones de dólares desde que inició la pandemia por un fuerte golpe a la taquilla. El covid-19 ha golpeado intensamente a la ... Read more »

“Aún lo considero mi presidente”: Fans de Trump insisten en fraude

© Proporcionado por Metro Metro World News No cabe duda de que Donald Trump causó un fuerte impacto en la vida púbica de Estados Unidos. Tal fue la repercusión, positiva ... Read more »

Juan Guaidó: "Nicolás Maduro es una caricatura de dictador"

© Proporcionado por Vozpópuli Juan Guaidó: Juan Guaidó cumple tres años al frente de la presidencia encargada de Venezuela en medio de la nueva guerra fría, que devuelve al país ... Read more »

Estas son películas de animación de Disney inspiradas en América Latina

© Proporcionado por El Tiempo Conozca una lista de cintas animadas que han tenido lugares de Latinoamérica como protagonistas. La compañía de animación se ha inspirado en la región para ... Read more »

Gobierno de Guaidó desmiente acusaciones de Bolivia sobre corrupción

© EFE Juan Guiadó es presidente interino desde enero de 2019. El Gobierno boliviano dice que representantes hurtaron vehículos de la embajada venezolana. Este lunes, el Gobierno de Bolivia aseguró ... Read more »

Maduro asegura que permanecerá en el poder hasta 2030 para lograr una “revolución bolivariana irreversible”

Este fin de semana, el Presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, se dirigió a la Asamblea Nacional y al país entero para pronunciar su discurso anual de Memorias y Cuentas. En ... Read more »

Pekerman dirige sus primeros entrenamientos de la Vinotinto con 21 jugadores

© Proporcionado por Agencia EFE Caracas, 17 ene (EFE).- El entrenador de la selección venezolana, José Néstor Pekerman, comenzó este lunes su primer módulo de entrenamientos con la Vinotinto al ... Read more »

Estudio israelí asegura que cuarta dosis contra el COVID-19 tiene poco efecto contra ómicron

© Agencia Press South Publimetro Chile Ponerse una cuarta vacuna contra el coronavirus da solo una protección limitada contra la variante ómicron, determinó un estudio preliminar hecho por un hospital ... Read more »

Robert Lewandowski le ganó a Lionel Messi y se llevó el premio The Best 2021

Lionel Messi tuvo un 2021 memorable para su carrera. El título de la Copa América con la Selección Argentina y sus grandes rendimientos lo emparejaron con los futbolistas más destacados ... Read more »

Las razones de Rusia para considerar poner misiles en Cuba y Venezuela

© AFP Este es el sistema de lanzamiento de misiles antiaéreo ruso S-400. Moscú estudia diferentes variantes para garantizar su seguridad ante tensión por Ucrania. El portavoz del Kremlin, Dmitri ... Read more »

Globo diz não ver apoio a Lula em gritos de '13' no programa de Mion

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A TV Globo informou que não vê como manifestação de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato ao Planalto, os gritos com ... Read more »

4 ideas de maquillaje para San Valentín

No importa cuál sea tu plan, siempre puedes encontrar la excusa perfecta para maquillarte, y más si se trata de celebrar el 14 de febrero. Así que si tienes una ... Read more »

Altas y bajas en la selección boliviana de fútbol a causa del coronavirus

© Proporcionado por Agencia EFE La Paz, 17 ene (EFE).- La cuarta ola de contagios de la covid-19 que se vive en Bolivia llegó también a la selección de fútbol ... Read more »

Cemig vai parcelar contas atrasadas de atingidos por chuvas em Minas Gerais

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou campanha de negociação de débitos para os clientes atendidos em baixa tensão (até 220 volts) que foram impactados pelas tempestades do início de ... Read more »

Venezuela despliega soldados en la frontera con Colombia

© Schneyder Mendoza. AFP – Archivo EL TIEMPO Este refuerzo se dio para combatir contra los grupos ilegales colombianos en el estado de Apure. Nicolás Maduro ha dicho que este ... Read more »

El secreto del pulpo a la gallega que arrasa en Mercadona: el nuevo 'hit' saludable de Hacendado

El secreto del pulpo a la gallega que arrasa en Mercadona: el nuevo ‘hit’ saludable de Hacendado Un nuevo envase de pulpo a la gallega ha aparecido en algunos supermercados ... Read more »

LGBTfobia detona en CDMX ante leyes ‘sin dientes'

© Proporcionado por Publimetro En la Narvarte de la CDMX, un hombre golpeó a Andrés, mientras comensales y personal de la taqueria El Vilsito, sólo observaron. Foto: Especial Pese a ... Read more »

Luciano Huck deseja boa sorte a Faustão em dia de estreia na Band

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Luciano Huck, 50, usou as redes sociais nesta segunda-feira (17) para homenagear Fausto Silva, 71. O marido de Angélica, 48, publicou uma foto dos dois ... Read more »

Auxílio Gás será pago nesta terça (18): Quem recebe? Como usar o dinheiro?

© Pedro Ventura / Agência Brasília Auxílio Gás será liberado a cada dois meses por cinco anos Pedro Ventura / Agência Brasília As 5,47 milhões de famílias atendidas pelo Auxílio ... Read more »

Todos los requisitos que piden las provincias para disfrutar el verano 2022

En pleno recambio de quincena, los casos de coronavirus en Argentina se mantienen altos mientras que Ómicron avanza en todo el territorio en la medida que el turismo local vive ... Read more »

Tesouro rejeita adesão do Rio de Janeiro ao novo programa de recuperação fiscal

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! BRASÍLIA – Único Estado a ter conseguido a adesão ao antigo Regime de ... Read more »

‘Euphoria': HBO Max divulga vídeo de bastidores com Jacob Elordi e Alexa Demie

A HBO Max divulgou nesta segunda-feira (17) um vídeo dos bastidores do segundo episódio da nova temporada de ‘Euphoria’ chamado “Out of Touch”, que foi ao ar no último domingo ... Read more »

Botafogo sofre baixas no início desta semana e terá desfalques na estreia do Cariocão

O Botafogo vive um momento de euforia. Depois de começar mal a Série B em 2021, mas se recupera e conseguir, além do acesso, o título, vendeu sua SAF para ... Read more »

Argentina registra el número más alto de muertes desde septiembre

© CRISTINA VEGA RHOR (AFP) Otras 191 personas murieron y 102.458 fueron reportadas con coronavirus en las últimas 24 horas en la Argentina, con lo que suman 118.231 los fallecidos. ... Read more »

Pedro Castillo EN VIVO: presentan PL que busca sancionar la discriminación en las playas

© Política Pedro Castillo EN VIVO: presentan PL que busca sancionar la discriminación en las playas Pedro Castillo asumió sus funciones como mandatario pasado 28 de julio de 2021. No ... Read more »

Viñuela y posible regreso de Mekano: “Tenemos que dejar de ser tan graves y aprender a reírnos de nosotros mismos”

En los últimos días comenzó a circular la posibilidad de que Mekano, aquel programa juvenil que marcó a toda una generación en la década del 2000, concrete su regreso a la ... Read more »

Chuva alaga ruas e deixa milhares sem energia em Montevidéu após onda de calor

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – Os moradores de Montevidéu sofreram nesta segunda-feira (17) com os impactos de uma das mais fortes chuvas dos últimos anos no Uruguai. A tempestade deixou ... Read more »

Adam McKay afirma que Bolsonaro “diria para as pessoas não olharem para cima”

© Divulgação/Netflix O ministro Ciro Nogueira tentou inverter a lógica do filme “Não Olhe para Cima” num artigo publicado no último domingo (16/1) no jornal O Globo. “Na eleição, olhe ... Read more »

Cade investiga Petrobras por possíveis abusos no mercado de combustíveis

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu inquérito administrativo contra a Petrobras para investigar possíveis abusos no mercado de combustíveis. Para o processo, foram usados ... Read more »

VIDEO: Periodista en Argentina se desmaya en plena transmisión en vivo

© David Aguirre Versiones vinculan el desmayo a la histórica ola de calor que azota Argentina. Mientras un reportero daba su reporte desde un centro de pruebas en Buenos Aires, ... Read more »

‘Parece que vou ficar careca', diz Monica Benini sobre queda de cabelo durante puerpério

Esposa de Junior Lima, Monica Benini contou aos seguidores do Instagram como está lidando com a queda de cabelo, um dos efeitos do pós parto. A designer de joias deu ... Read more »

Este lunes Coahuila suma mil 486 nuevos casos de covid y 9 defunciones

Coahuila registró mil 486 casos nuevos de coronavirus, incluidas 9 defunciones, en las últimas 24 horas. © Proporcionado por Milenio Por caso de coronavirus, familiares de pacientes del INER usan ... Read more »

UNAM recomienda vacunación y uso de cubrebocas tricapa contra variante ómicron

La Comisión Especial para la Atención de la Emergencia por covid-19 de la UNAM sostuvo que la vacunación y el uso correcto del cubrebocas es la principal forma de evitar ... Read more »

França lança campanha forte de alerta para o perigo de sacudir bebés

O governo de França lançou na segunda-feira uma campanha impactante de alerta para o perigo de sacudir bebés, ato que pode provocar a morte ou deixar sequelas, ao causar um ... Read more »

Veja como cadastrar as crianças de 5 a 11 anos na ‘xepa da vacina' em SP

Com o objetivo de que não sobre doses pediátricas da vacina contra Covid-19 no fim do dia, a cidade de São Paulo iniciou a “xepa da vacina” para crianças de ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic