Russos se esquecem de Lenin e Putin questiona seu legado um século após sua morte

russos se esquecem de lenin e putin questiona seu legado um século após sua morte

Imagem de Lenin no metrô de Moscou, em 1º de novembro de 2023

Cem anos após a morte de Lenin, o corpo do pai da Revolução bolchevique segue exposto, embalsamado, na Praça Vermelha. Mas seu legado vem desaparecendo para a sociedade russa, sobretudo depois que o  presidente Vladimir Putin o criticou por ter “inventado” a Ucrânia.

russos se esquecem de lenin e putin questiona seu legado um século após sua morte

O mausoléu onde estão os restos mortais embalsamados de Lenin se tornou uma atração turística de Moscou

As autoridades não anunciaram nenhum evento específico para este domingo (21), centenário de sua morte, e só está prevista uma cerimônia do Partido Comunista em seu mausoléu, situado perto do Kremlin.

– Atração turística –

Após a morte de Vladimir Ilich Ulianov, em 21 de janeiro de 1924, aos 53 anos, as autoridades soviéticas, por ordem de Stalin, decidem embalsamar seu corpo e construir seu mausoléu.

O edifício de pedras vermelhas e pretas foi concluído em outubro de 1930. Em 1953, os restos mortais de Stalin foram transferidos para junto dos de Lenin, mas em 1961 foram retirados durante o processo de desestalinização.

Na era soviética, grandes multidões se reuniam diante dos restos de Lenin. Mas atualmente, apenas alguns nostálgicos seguem homenageando o líder revolucionário.

O corpo embalsamado se tornou, sobretudo, uma atração turística. Uma vez a cada 18 meses, o mausoléu é fechado para que cientistas possam reparar a deterioração dos restos mumificados.

russos se esquecem de lenin e putin questiona seu legado um século após sua morte

O presidente russo, Vladimir Putin, durante discurso no Kremlin, em 21 de fevereiro de 2022

Segundo a agência de notícias estatal TASS, restariam apenas 23% do corpo de Lenin no sarcófago de vidro blindado, mantido a uma temperatura de 16 °C.

– Putin, Lenin e Ucrânia –

Três dias antes do início da ofensiva russa contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, Putin negou em um discurso a realidade da nação ucraniana e acusou Lenin de ter inventado a Ucrânia, ao fundar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

russos se esquecem de lenin e putin questiona seu legado um século após sua morte

Os eventos que marcaram os anos de Lenin no poder, entre 1917 y 1924

Segundo o presidente russo, o Estado ucraniano fica em terras russas; e Lenin, ao criar as repúblicas soviéticas com um pouco de autonomia, permitiu a emergência de nacionalismos e a posterior implosão da URSS.

“Por culpa da política bolchevique, surgiu a Ucrânia soviética. Seria perfeitamente justificado chamá-la de Ucrânia de Lenin. É seu inventor, seu arquiteto”, afirmou.

No entanto, a figura de Lenin não foi totalmente apagada. Seu retrato segue presente no centro de muitas cidades russas, embora a maioria de suas estátuas tenha sido destruída após a queda da URSS.

Em Moscou, um monumento dedicado a Lenin com 22 metros de altura domina a praça de Kaluga.

– O Kremlin “precisa de Stalin” –

Stalin é o dirigente soviético a quem Putin mais faz menção. E não precisamente para denunciar a dura repressão de seu regime, mas para enaltecer o homem de Estado e líder de guerra que venceu a Alemanha de Hitler.

Desde o início da operação militar na Ucrânia, Putin centra sua campanha no legado da Segunda Guerra Mundial e compara as autoridades ucranianas aos nazistas.

Aos olhos do Kremlin, Stalin segue sendo um modelo vitorioso e Lenin, um perdedor.

“O poder atual precisa de Stalin porque é, ao mesmo tempo, um herói e um vilão”, disse à AFP Alexei Levinson, sociólogo do instituto de pesquisas independente Levada.

“Venceu a guerra, assim se apagam todas as suas atrocidades”, acrescentou.

“Lenin é o líder da revolução mundial, que nunca ocorreu. Lenin é o líder do proletariado mundial, que não existe. Lenin é o criador do Estado socialista, que não existe mais e ninguém quer que volte a se levantar”, afirmou o especialista.

bur/fio/es/js/zm/mvv

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World