Países Baixos têm 7 dias para parar de vender a Israel peças para aviões de guerra

A Justiça dos Países Baixos ordenou esta segunda-feira ao Governo de Haia a suspensão da venda de peças a Israel para os caças de combate F-35, alegando riscos de violação do direito internacional.

países baixos têm 7 dias para parar de vender a israel peças para aviões de guerra

Países Baixos têm 7 dias para parar de vender a Israel peças para aviões de guerra

Um tribunal dos Países Baixos ordenou a suspensão da venda de peças para aviões de guerra para Israel.

“É inegável que existe um risco claro de que as peças do (avião de combate) F-35 exportadas sejam utilizadas em violações graves do direito humanitário internacional”, disse o juiz Bas Boele, suscitando aplausos de várias pessoas presentes na sala de audiência.

Em dezembro, três organizações de defesa dos Direitos Humanos interpuseram uma ação civil contra os Países Baixos, argumentando que as autoridades deviam reavaliar a licença de exportação.

As organizações não-governamentais argumentaram que a entrega de peças para os aviões de combate torna os Países Baixos cúmplices de possíveis crimes de guerra cometidos por Israel na guerra contra o Hamas, em Gaza.

Em janeiro, um tribunal de primeira instância deu razão ao Governo, autorizando-o a continuar a enviar para Israel peças de fabrico norte-americano armazenadas na cidade de Woensdrecht. Esta segunda-feira, os juízes do Tribunal de Recurso de Haia anularam a decisão e ordenaram ao Governo a paragem das exportações no prazo de sete dias.

A decisão pode ser objeto de recurso.

Os advogados do Governo afirmaram que proibir a exportação de peças do F-35 que se encontram nos Países Baixos não teria qualquer significado, uma vez que os Estados Unidos podem fornecer os componentes de outro local.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World