“PAIGC precisa de exorcizar os fantasmas do passado”

O analista guineense, Rui Jorge Semedo, apresentou esta semana, em Bissau, o livro “PAIGC, a Face do Monopartidarismo na Guiné-Bissau”, (1974/1990). Em entrevista à RFI, Rui Jorge Semedo refere que o ensaio procura analisar o comportamento do PAIGC, durante o período de partido único, destacando igualmente as dificuldades que o partido teve em implementar o programa de governo.

RFI: Qual é o objectivo desta publicação?

Rui Jorge Semedo: O livro procurou analisar o comportamento do PAIGC durante o período de partido único, altura em que o partido governava sem uma efectiva oposição. Outra questão levantada foi saber por que é que, durante esse período, o partido teve  enormes dificuldades de implementar o seu programa de governo. Procuramos levantar outras questões, ao longo da investigação, começando pelo processo de formação do partido; saber quais foram as influências que o processo colonial teve no surgimento do PAIGC e quais são as situações, depois de conquistar o poder em 1974, que o partido enfrentou e que contribuiu para algumas dificuldades observadas durante o percurso.

O por que é que o partido teve tantas dificuldades em implementar o programa de governo? 

Viveram-se algumas situações motivadas pelas contradições internas que o partido começou a enfrentar, desde o período em que estava a lutar contra a presença colonial. Essas contradições mantiveram-se no período pós-independência, resultando no fim da unidade Guiné/ Cabo Verde. Da parte guineense pensava-se que os cabo-verdianos eram privilegiados pelo sistema colonial e que, depois da independência, a Guiné estava na iminência de uma nova colonização, desta vez da colonização cabo-verdiana. Esse sentimento motivou a ruptura daquilo que se considerava como um dos princípios ideológicos do partido que era: a unidade Guiné- Cabo Verde.

A partir de 1980, com o golpe de Estado de 14 de Novembro [perpetrado pelo general Nino Vieira que afasta Luís Cabral do poder] o partido transitou de uma situação conflitual/social entre duas sociedades-guineense e cabo-verdiana-para um conflito já de cunho étnico, mas também de disputa entre a ala militar e a ala política.

Esses conflitos podem-se explicar através das purgas feitas contra os comandos africanos e mais tarde a execução do primeiro-ministro Paulo Correia e Viriato Pã? 

Sim. Esses conflitos, gerados no partido, resultaram em violências sucessivas que custaram a vida a vários guineenses, nomeadamente os comandos africanos que foram perseguidos e assassinados. Mais tarde, a cisão do partido que ficou mais desobediente acabou por desmontar a ideia de que o problema era mais entre Guiné Bissau e Cabo Verde, sobretudo com o afastamento do então primeiro-ministro, Victor Saúde de Maria, acusado de golpe de Estado. Em 1985, o famoso caso conhecido como 17 de Outubro que acabou por decapitar uma boa parte daquilo que se denominava o Conselho de Revolução, que era o grupo militar que liderou a ruptura com Cabo Verde.

A cisão entre a elite mestiça e a elite africana? 

Isso aconteceu, no início dos anos 80, porque se pensava que o país corria o risco de entrar numa nova colonização, que era a colonização cabo-verdiana. A partir desse período, a elite guineense decidiu assumir o poder, mas não conseguiu evitar as contradições que já vinha do período da luta pela libertação nacional e que se enraizou não só dentro do partido, mas também provocou uma desestruturação a nível da governação e que hoje é o reflexo daquilo que o país está a viver.

O professor Carlos Sangreman, que escreveu o prefácio do seu livro, disse que se trata de uma investigação científica sobre alguns tabus que existem na sociedade guineense. Que tabus são esses e que peso ainda têm hoje? 

Tabu em falar de certas questões. Não são só os conflitos, mas também com os assassínios ocorridos durante esse período, que muitas vezes se pensa que, ao falar dessas situações dramáticas, se estão a levantar fantasmas. Como diz o Dr. Silvestre Alves, o trabalho não foi feito para fazer o julgamento ou crucificar o PAIGC, nada disso. É um trabalho que se debruçou mais numa metodologia científica, refletindo o comportamento do partido e alguns aspectos que contribuíram para essas dificuldades. Muitos guineenses esperavam por um país melhor a  partir do fim do processo colonial.

Silvestre Alves diz: “Só quando começarem a ser enfrentados os tabus, os fantasmas, é que o país vai ultrapassar os seus obstáculos”. É preciso olhar para dentro?

Exactamente. Porque é que até hoje nunca se conseguiu desvendar a real intenção do assassinio de Amilcar Cabral ? Quem são os mandantes? É certo que todos sabem que foi, pelo menos visivelmente, a ala guineense.Todos conhecem o autor do disparo. Mas qual foi a motivação do disparo? O relatório da investigação após o assassinato de Amilcar Cabral nunca foi tornado público. 

Depois, no período pós-descolonização, algumas situações que aconteceram, no famoso caso 7 de Outubro, até hoje nunca se conseguiu saber se era um golpe de Estado ou se foi uma armação. Até hoje não se consegue saber onde essas pessoas foram enterradas. São essas situações que provocam algum medo, desconforto e que precisam de ser debatidas, desvendadas. Só assim se pode avançar por aquilo que é o desígnio do país, promovendo a reconciliação e o progresso, como qualquer outro país do mundo. 

Hoje o PAIGC, apesar de ter ganho as últimas eleições legislativas, está relegado para oposição. Considera que todas estas questões que aqui abordamos fazem com que o PAIGC esteja hoje onde está? O PAIGC que acaba de sancionar membros do partido …

Hoje vivemos um outro contexto, existem outras várias forças a competir no mercado eleitoral. Certamente que o PAIGC precisa exorcizar os fantasmas do passado, mas tudo isso exige a contribuição responsável de todas as forças políticas existentes. A partir da abertura política, os males que o país ainda continua a acumular já não são só da responsabilidade do PAIGC. Outros partidos passaram pelo parlamento e também devem assumir essa responsabilidade. 

Agora, alguns bloqueios que foram criados pelo PAIGC, impedindo o bom funcionamento da democracia, resultaram na situação que o partido enfrenta actualmente.

News Related

OTHER NEWS

Diogo Pinto deu a prenda ao aniversariante Estrela frente ao Trofense

Um ‘bis’ do futebolista Diogo Pinto deu hoje a vitória ao Estrela da Amadora, que este sábado completou 90 anos de existência, por 2-0, na receção ao Trofense, em jogo ... Read more »

'Homem-Aranha 3' se torna a 6ª maior bilheteria da história do cinema

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Os números de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, o terceiro filme do personagem estrelado por Tom Holland para a Marvel/Sony, continuam a impressionar. O filme ... Read more »

10 diferenças entre cabina de duche e banheira - escolher com conhecimento

Renovar a casa de banho normalmente significa fazer uma escolha fundamental: – cabina de ducha ou banheira? Actualmente a vantagem numérica vai mesmo para a cabina de duche, mas o ... Read more »

Bastidores do programa do Faustão na Band têm gafe, pizza e bronca no filho

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A famosa frase “quem sabe faz ao vivo”, dita por mais de 30 anos por Fausto Silva, ainda faz algum sentido no retorno dele à ... Read more »

Legislativas: IL reforça que proposta de privatizar a TAP não é selvagem, mas determinada

© Fornecido por Lusa Legislativas/Iniciativa Liberal: João Cotrim de Figueiredo em Setúbal Lisboa, 23 jan 2022 (Lusa) – O presidente da Iniciativa Liberal reafirmou hoje que a proposta de privatização ... Read more »

Rodrigo se arrepende de flerte com Laís e selinho em Natália e Maria no BBB

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Rodrigo, 36, deixou a festa mais cedo nesta madrugada de domingo (23). O participante do Big Brother Brasil 22 (Globo) se arrependeu de algumas atitudes ... Read more »

Homem foge da polícia e causa acidente em Minas Gerais

Um motorista embriagado, que fugia de uma blitz policial, foi detido na última sexta-feira (21) após causar um acidente na MGC-497, em Minas Gerais. Durante a fuga, o condutor acabou ... Read more »

Vídeo mostra PM dando tapa no rosto de mulher em Porto Seguro, na Bahia

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um policial militar da Bahia foi filmado dando um tapa no rosto de uma mulher durante uma ocorrência no bairro da Vila Valdete, na noite ... Read more »

Em BH, UPAs e centros de saúde têm procura menor neste sábado (22/01)

Após semanas de muita preocupação, longas filas e novas incertezas, Belo Horizonte teve, neste sábado, 22, um dia de normalidade nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e em nove ... Read more »

Becker detona atitude de Zverev em quadra

Boris Becker detonou o compatriota Alexander Zverev que foi eliminado no domingo nas oitavas de final do Australian Open diante do canadense Denis Shapovalov por 6/3 7/6 (7/5) 6/3 oferecendo ... Read more »

Fanny Lu reveló el sueño que tuvo con Mauricio Leal, tras su muerte

La cantante caleña se conocía con el estilista desde hacía 17 años, cuando inició su carrera. © Proporcionado por Semana La cantante Fanny Lu siempre ha expresado su dolor por ... Read more »

Estados Unidos desaconseja viajar a Rusia a sus ciudadanos

© -/Kremlin/dpa – Archivo . Reservados todos los derechos Archivo – El presidente ruso, Vladimir Putin, y su homólogo estadounidense, Joe Biden. El Gobierno de Estados Unidos ha instado este ... Read more »

Guillermo Lasso nombra nuevo comandante general de la Policía debido a la ola de violencia en Guayaquil

© Juan Diego Montenegro/dpa – Archivo . Reservados todos los derechos Archivo – Vista general de una pancarta en la que se lee “No más muertes” en una valla que ... Read more »

¿Nuevo mexicano en Madrid? Diego Lainez podría irse del Betis con rumbo al Rayo Vallecano

© Fran Santiago Lainez estaría dispuesto a dejar el Betis si le garantizan mayor tiempo de juego en otro club. Diego Lainez podría cambiar de club en España antes de ... Read more »

Tiroteo en casa cerca de Los Ángeles deja 4 muertos

© Proporcionado por Associated Press Investigadores de la policía salen de una escena de crimen en una casa de Inglewood, California, el domingo 23 de enero de 2022. (AP Foto/Damian ... Read more »

Autoridades en México interceptan a más de 3,000 migrantes en 48 horas

© Instituto Nacional de Migración Se calcula que, en 2021, autoridades mexicanas detuvieron a más de 250,000 personas indocumentadas. La crisis migratoria que vive México cada vez es más evidente ... Read more »

A pedido de Schmidt no "BBB22", Lina reforça o uso do pronome correto: 'Ela'

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após uma série de momentos controversos em que Linn da Quebrada, 31, foi tratada com o pronome masculino no Big Brother 2022 (Globo), Tadeu Schmidt, ... Read more »

“Servant”, apadrinada por M. Night Shyamalan, regresa a través de Apple TV+

La mano de M. Night Shymalan que mece la cuna. No es El bebé de Rosemary sino el del director de Sexto sentido. Así, entre referencias que seducen y repelen ... Read more »

Novedades de "Grey's Anatomy", Prime Video y Flow

* 380 episodios, miles de operaciones, romances y un tendal de médicos muertos. Grey’s Anatomy seguirá aumentando su record por la pantalla de Sony Channel con el estreno de su ... Read more »

“The Gilded Age”, por HBO Max: "Downton Abbey" del otro lado del Atlántico

© Proporcionado por Página/12 La entrega tendrá nueve episodios. The Gilded Age (estreno del lunes por HBO Max) se inicia con una mudanza. El transporte de una serie de objetos ... Read more »

Juan Rivera revela por fin de dónde saca tanto dinero

Cansado de las críticas, Juan Rivera sube revelador video El productor musical por fin confiesa de dónde saca tanto dinero Junto con su hermana Rosie, ha sido señalado por realizar ... Read more »

COVID-19: estos son los puntos de vacunación para niños de 5 a 11 años

Este lunes 24 de enero inicia la vacunación para los niños de 5 a 11 años. Con la llegada de la variante Ómicron y el inicio de clases presenciales, el ... Read more »

EU ordena la salida de familiares del personal de su embajada en Ucrania

El gobierno de Estados Unidos (EU) ordenó a las familias de los diplomáticos estadounidenses en Kiev, Ucrania, que abandonen el país “debido a la amenaza persistente de una operación militar ... Read more »

Chiefs eliminan a Búfalo en memorable duelo de artillería

KANSAS CITY, Missouri, EE.UU. (AP) — Patrick Mahomes encontró a Travis Kelce en el último rincón de la zona prometida al comienzo de la prórroga, y los Chiefs de Kansas ... Read more »

Despliegan operativo especial de vigilancia y prevención del delito en Pico de Orizaba

© Proporcionado por El Universal Online Despliegan operativo especial de vigilancia y prevención del delito en Pico de Orizaba Elementos policiales estatales y federales implementaron un operativo de vigilancia y ... Read more »

76ers superan a Spurs 115-109 con doble-doble de Embiid

© Proporcionado por Associated Press Joel Embiid (21), de los 76ers de Filadelfia se topa con Jakob Poeltl, izquierda, Keldon Johnson, derecha, y Dejounte Murray durante la primera mitad del ... Read more »

Santos critica final da Copinha no Allianz Parque: 'Privilegia o Palmeiras'

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! Poucos minutos após a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciar a final da ... Read more »

Gabriel Costa fue elegido el ‘Mejor Jugador' en la final de la Supercopa de Chile 2022

© Proporcionado por RPP Gabriel Costa fue elegido como el mejor jugador del partido por la Supercopa de Chile Gabriel Costa se coronó campeón con Colo Colo de la Supercopa ... Read more »

Efemérides de hoy: qué pasó un 24 de enero

© Proporcionado por Página/12 En 1967 muere a los 76 años Oliverio Girondo, uno de los poetas más relevantes del siglo XX en el país. En las efemérides del 24 ... Read more »

Derrochan West y su novia amor en Semana de la Moda en París

La Semana de la Moda de París se llenó de amor gracias a Kanye West y Julia Fox quienes además de lucir atuendos casi iguales, también formalizaron su relación. © ... Read more »

México suma otros 20 mil 872 nuevos casos de Covid-19 en 24 horas

© Proporcionado por El Universal Online México suma otros 20 mil 872 nuevos casos de Covid-19 en 24 horas En México se registraron 20 mil 872 nuevos casos de Covid-19 ... Read more »

¡Fisher's sale de México! Así es el nuevo restaurante en España

Lo que inicio como un pequeño local familiar, hoy esta creciendo más que nunca. Con un año lleno de planes, Fisher’s sale de México para continuar la historia en un país diferente.  ... Read more »

Estos son los cinco grandes problemas más críticos de la humanidad, según la ONU

La pandemia, el sistema financiero, la crisis climática, el ciberespacio y los conflictos violentos son los problemas más críticos de la humanidad en este momento. Todos ellos evidencian el fracaso ... Read more »

Muere el diseñador Manfred Thierry Mugler a los 73 años

El icónico diseñador francés Manfred Thierry Mugler murió este domingo a los 73 años de edad. © Proporcionado por Reforma Muere el diseñador Manfred Thierry Mugler a los 73 años ... Read more »

Juan Carlos Maqueda, juez de la Corte Suprema, fue internado de urgencia

© Joaquín Salguero Maqueda fue internado de urgencia El juez de la Corte Suprema de Justicia, Juan Carlos Masqueda, debió ser internado de urgencia este domingo luego de que se ... Read more »

Qué me encontré al regresar a Donetsk, la ciudad de Ucrania en primera línea del conflicto dominada por los rebeldes prorrusos

© ALEXANDER NEMENOV/AFP El emblema de la no reconocida República Popular de Donetsk es común en el territorio rebelde. Poco se sabe de las dos áreas controladas por los rebeldes ... Read more »

Hombre sin hogar es arrestado en Virginia tras robar seis cachorros husky en un salón de belleza para mascotas

© Eric Baradat La policía indicó que el sospechoso comió, miró televisión y se duchó antes de robarse los cachorros. Un hombre de Virginia fue arrestado luego de haber protagonizado ... Read more »

Heat desacelera no fim, toma susto, mas vence Lakers

Jogando em casa, o Miami Heat venceu o Los Angeles Lakers por 113 a 107 mesmo após desacelerar no último quarto e tomar um susto ao ver o adversário diminuir ... Read more »

Troglio sobre su paso en Olimpia: “Viví tres años muy lindos”

© Olimpia Casi un mes ha pasado desde que se dio a conocer que Pedro Troglio dejaría Olimpia de Honduras para ser técnico de San Lorenzo de Argentina, noticia que ... Read more »

"Las ART tienen que dar cobertura"

© EFE El gremio médico fue el más expuesto a la enfermedad. El Sindicato de Médicos de la República Argentina (AMRA) Seccional Santa Fe recordó que las ART tienen que ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic