Otan pede extensão da trégua para ajudar Gaza a libertar mais reféns

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pediu, nesta segunda-feira (27), uma extensão da trégua entre Israel e o movimento islâmico Hamas, que possibilitou a libertação de uma parte dos reféns e a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

otan pede extensão da trégua para ajudar gaza a libertar mais reféns
otan pede extensão da trégua para ajudar gaza a libertar mais reféns

“Faço um apelo para uma extensão da trégua, que nos permitirá prestar mais ajuda à população de Gaza e a libertação de outros reféns”, disse Jens Stoltenberg, em entrevista na sede da organização em Bruxelas.

Autoridade palestina

A Autoridade Palestina pediu hoje à comunidade internacional que pressione Israel como for possível para o prolongamento da trégua na guerra em Gaza, afirmando que a situação no território é catastrófica e é preciso “parar de contar cadáveres”.

“A situação em Gaza é intolerável, catastrófica, que temos de limitar e eliminar. Não há outro remédio a não ser acabar com a guerra, chegar a um cessar-fogo e trabalhar para ser permanente. Temos de parar de contar cadáveres, temos de proteger a vida de inocentes, 70% dos mortos em Gaza são crianças e mulheres. Isso tem de parar”, afirmou o chefe da diplomacia da Autoridade Palestinana, Riyad al-Maliki.

Ele lembrou que nos últimos 50 dias, na operação israelense em Gaza para responder ao ataque do grupo Hamas em 7 de outubro, já morreram 14 mil civis. O território palestino sofreu ataques até há alguns dias, quando começou uma trégua que termina hoje à noite.

“Se a guerra continuar amanhã, o número [de mortos] será o dobro porque a concentração da população palestina agora é o dobro, está toda concentrada no sul da Faixa de Gaza”, disse Riyad al-Maliki, a jornalistas em Barcelona, durante encontro da União pelo Mediterrâneo (UpM), que reúne responsáveis pela diplomacia de países europeus e árabes.

Riyad al-Maliki disse ser “importante prolongar a trégua o maior tempo possível”, para salvar vidas e fazer entrar ajuda humanitária e abastecimento em Gaza. Acrescentou que todos estão trabalhando para estender a pausa na guerra, citando nesse esforço o Catar, os Estados Unidos, a União Europeia, Palestina e Espanha.

“Estender a trégua significa parar a matança e salvar vidas inocentes. Isso é o mais importante. É preciso fazer todo o esforço possível para conseguir”, afirmou.

Para o ministro palestino, há “uma oportunidade que acaba esta noite”. “Temos de ver como pôr a pressão necessária sobre o governo israelense para não voltar a matar inocentes e para que não continuemos a contar cadáveres”.

Para Riyad al-Maliki, a reunião de hoje em Barcelona, onde estão todos os países da União Europeia, a Comissão Europeia e mais 16 do Mediterrâneo, é também grande oportunidade para uma voz alta e forte que seja ouvida em todas as partes do mundo” e que diga “não à guerra, sim ao cessar-fogo e fim à matança de palestinos inocentes”.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Radioagência

Rio anuncia medidas para reduzir impactos das ondas de calor

Rádios

Lula veta prorrogação da desoneração da folha de pagamento

TV Brasil

Governo de São Paulo adia Provão Paulista

News Related

OTHER NEWS

Brasil faz melhor campanha da história no Parapan ao somar 343 pódios

A delegação brasileira encerrou sua participação no Parapan de Santiago (Chile) com a melhor campanha da história, ao totalizar 343 medalhas (156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes), 35 a ... Read more »

Reunião entre Vieira e chanceler de Milei indica avanço do Mercosul

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, avaliou, em coletiva de imprensa neste domingo (26), como “produtiva” a reunião com a deputada argentina eleita Diana Mondino, chanceler designada pelo presidente ... Read more »

Santos arrranca empate com Botafogo, que chega a 8 jogos sem vencer

A três rodadas do término do Campeonato Brasileiro, o Botafogo sofreu um empate doloroso em casa (1 a 1) contra o Santos neste domingo (26) . O time carioca vencia ... Read more »

Creuza Oliveira recebe título da UFBA: “Pela luta das domésticas”

“Esse título e essa honraria não é só de Creuza, mas é da nossa luta histórica”. É assim que a sindicalista Creuza Oliveira, 66 anos, refere-se ao título de doutor ... Read more »

Creuza Oliveira recebe titulação da UFBA: “Pela luta das domésticas”

“Esse título e essa honraria não é só de Creuza, mas é da nossa luta histórica”. É assim que a sindicalista Creuza Oliveira, 66 anos, refere-se ao título de doutor ... Read more »

Aplicativo facilitará doações de sangue no Brasil

Os estoques de sangue dos dos hemocentros podem ser reforçados por meio de um novo instrumento que facilitará a ação voluntária de doadores. O Ministério da Saúde criou a plataforma ... Read more »

Prefeitos do estado do Rio cobram solução para falta de energia

Prefeitos de diversos municípios do Rio de Janeiro reúnem-se nesta segunda-feira, no Theatro Municipal de Niterói, para discutir a prestação de serviços da Enel, concessionária de distribuição de energia, que ... Read more »
Top List in the World