Taiwan repatria para a China pescadores detidos

taiwan repatria para a china pescadores detidos

Taiwan repatriou para a China os dois pescadores detidos após um incidente com a guarda costeira taiwanesa que levou à morte de dois outros chineses, disseram as autoridades de Taipé.

De acordo com a agência de notícias pública de Taiwan CNA, o Conselho dos Assuntos do Continente – órgão responsável pelas relações com a China – referiu que, concluído o processo de investigação do incidente, “não havia necessidade nem razões para reter os dois sobreviventes”.

“Com base na proteção dos direitos humanos, as autoridades competentes implementaram procedimentos de repatriamento de acordo com a lei”, notou o Conselho, acrescentando que os dois pescadores regressaram de barco à China na terça-feira.

Na quarta-feira, o Gabinete dos Assuntos de Taiwan chinês acusou Taipé de procurar “dissimular a verdade” sobre o incidente de domingo, em águas junto ao arquipélago das Kinmen, que ficam, no seu ponto mais próximo, a dez quilómetros da China continental.

“Por diversas razões, as autoridades de Taiwan procuram escapar às suas responsabilidades e dissimular a verdade sobre o incidente”, acusou Zhu Fenglian, uma porta-voz do Gabinete.

No domingo, a guarda costeira de Taiwan detetou uma lancha, com quatro pessoas a bordo, a cerca de dois quilómetros a leste de Beiding, uma das ilhas mais pequenas do arquipélago das Kinmen.

Os agentes taiwaneses ordenaram à tripulação que parasse a embarcação para inspeção, mas o barco acelerou, tendo depois capotado, provocando a morte de duas pessoas que estavam a bordo. Os dois sobreviventes foram detidos em Taiwan.

A imprensa oficial da China afirmou que se tratava de um navio de pesca, enquanto Taiwan não deu qualquer informação sobre a identidade da tripulação.

Pequim acusou Taipé de tratar os pescadores chineses de uma forma “agressiva e perigosa”, embora Taiwan insistisse que a guarda costeira procedeu “de acordo com a lei”.

No mesmo dia, a guarda costeira da China anunciou patrulhas na zona junto às Kinmen para “proteger as vidas e propriedades dos pescadores”, em resposta à morte de dois chineses no incidente de 14 de fevereiro.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World