SC Braga, Sporting e Benfica na Liga Europa: milhões em jogo e diferença para a Champions

sc braga, sporting e benfica na liga europa: milhões em jogo e diferença para a champions

SC Braga, Sporting e Benfica na Liga Europa: milhões em jogo e diferença para a Champions

É já esta quinta-feira, 15 de janeiro, que SC Braga, Benfica e Sporting jogam a 1ª «final» rumo ao seu objetivo de marcar presença na fase a eliminar da Liga Europa e não acabar precocemente a sua performance europeia em 2023/24. Os milhões em jogo são (bem) mais curtos do que na Liga dos Campeões, mas não deixam de estar na cabeça dos três clubes lusos em prova.

As três equipas tiveram caminhos bem distintos até aqui, até porque duas vêm da Liga dos Campeões e a outra permanece da fase de grupos da Liga Europa, mas, agora, têm um objetivo em comum: marcar presença na fase a eliminar da Liga Europa. Para isso têm que ultrapassar o play-off e já sabem das contas que têm em mãos. Até aqui, o Benfica ganhou 43,747 milhões de euros na Liga dos Campeões, ao passo que o SC Braga arrecadou 32,477 milhões – veja as contas detalhadas. O Sporting, por sua vez, arrecadou 10,68 milhões de euros na fase de grupos da Liga Europa.

Quanto está em jogo?

A partir do momento em que as três equipas garantiram a presença neste play-off de acesso à fase a eliminar, arrecadaram 500 mil euros. A este valor juntar-se-á mais 1,2 milhões de euros, caso garantam a qualificação para os oitavos de final, ultrapassando, dessa forma, este play-off. A partir daí, o prémio vai aumentando, embora com valores bem distintos da Liga dos Campeões.

A qualificação para os quartos de final vale 1,8 milhões de euros, ao passo que a passagem às meias finais vale 2,8 milhões. Por fim, a qualificação para a final vale mais 4,6 milhões de euros, enquanto o grande vencedor arrecada ainda mais quatro milhões. Quer isto dizer, feitas as contas, que, no melhor dos casos, caso um dos três representantes portugueses em prova vença a Liga Europa, aumentará o seu «bolo total» em 14,9 milhões de euros – a qualificação para a Supertaça Europeia vale ainda 3,5 milhões de euros.

A diferença para a Liga dos Campeões

Muito se fala da diferença monetária entre estar na Liga dos Campeões e na Liga Europa, mas, afinal, quão diferente é? Basta ver a diferença de valores ganhos até agora entre SC Braga e Sporting, por exemplo, para ter um pequeno (grande) vislumbre. Afinal, são mais de 20 milhões de diferença arrecadados até então, tendo ambos participado «apenas» na fase de grupos das respetivas provas.

Mas e na fase a eliminar? Em jeito de comparação, o FC Porto – único representante português ainda na Liga dos Campeões – tem em jogo 10,6 milhões de euros nestes oitavos de final, onde vai defrontar o Arsenal, sendo que já ganhou 9,6 milhões «apenas» por se qualificar para esta fase a eliminar. Ora, olhando para o prémio final, o grande vencedor da Liga dos Campeões arrecadará um total de 52,7 milhões de euros (mais os tais 3,5 milhões de euros relativos à qualificação para Supertaça Europeia).

Para se colocar em perspetiva, apenas a qualificação para a final da Champions vale 15,5 milhões de euros, o que supera toda a participação de uma equipa na fase a eliminar da Liga Europa (14,9 milhões de euros). São dois mundos bem distintos.

Nota: Futuramente este valor crescerá para as três equipas portuguesas, independentemente de terem continuado na prova ou não, uma vez que será ainda adicionado o valor referente ao market pool, apenas atribuído no final da temporada.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World