Desmobilizado protesto de agricultores iniciado no Bombarral e terminado nas Caldas da Rainha

desmobilizado protesto de agricultores iniciado no bombarral e terminado nas caldas da rainha

CARLOS BARROSO/LUSA

Caldas da Rainha, Leiria, 15 fev 2024 (Lusa) – Cerca de duas centenas de tratores e máquinas agrícolas que hoje efetuaram uma marcha lenta entre Bombarral e Caldas da Rainha começaram a desmobilizar perto das 17:00, com uma última marcha de protesto pelo centro da cidade.

“Esta foi a primeira, mas haverá mais”, afirmou o agricultor José Marcelino, no plenário que encerrou a jornada de protesto que hoje movimentou cerca de duas centenas de tratores numa marcha lenta entre o Bombarral e as Caldas da Rainha, ambos no distrito de Leiria.

Os agricultores partiram do Bombarral pelas 08:45, efetuaram uma concentração em Óbidos e rumaram a Caldas da Rainha, onde se concentraram, a partir das 14:30, num plenário informal no Campo da Feira.

Durante o plenário foi apresentado um manifesto reivindicativo, assinado no final pelos manifestantes, com o objetivo de vir a ser entregue ao futuro ministro da Agricultura, após as eleições legislativas de 10 de março e a formação do novo Governo.

“Não interessa entregar o manifesto à atual ministra [da Agricultura, Maria do Céu Antunes], que é uma carta fora do baralho”, disse o fruticultor Nicolau Félix, do Movimento Cívico de Agricultores do Oeste, sustentando que o documento com 14 reivindicações traduz “exigências que vão fazer muito pelo Oeste, mas também pela agricultura nacional”.

Por isso, deixou ao próximo responsável pela pasta da Agricultura o aviso de que os agricultores “vão ficar verdadeiramente vigilantes” para que sejam cumpridas as medidas que “têm que avançar muito em breve, porque daqui a duas ou três legislaturas será tarde” para salvar um setor que exige “um grande esforço, quase a roçar o masoquismo”.

Do protesto de hoje saiu, além do manifesto, a convicção de que os agricultores “tem que estar unidos para serem ouvidos”, lembrou, por seu lado, José Marcelino, que a fechar o plenário realizado esta tarde deixou um apelo aos seus pares: “não desesperem, porque se nos continuarem a pisar os calos vamos todos para Lisboa”.

E nesse dia, acrescentou, “não será apenas o Oeste, serão os agricultores de todo o país” que acredita poderem avançar para um protesto nacional do setor que “fechará Lisboa”.

A marcha lenta provocou durante a manhã constrangimentos à circulação na Estrada Nacional (EN) 8, entre o Bombarral e as Caldas da Rainha, com parte do trânsito a ser desviado para a Autoestrada 8.

Os tratores, que chegaram a Caldas da Rainha cerca das 13:00, provocaram também algumas perturbações ao trânsito durante o atravessamento da cidade, orientado pela PSP, tendo depois ficado concentrados no campo da feira até desmobilizarem, com mais uma marcha pela cidade.

A marcha lenta foi organizada pelo Movimento Cívico de Agricultores da Região Oeste, um movimento espontâneo criado entre os profissionais do setor na região e que, de acordo com Nicolau Félix, conta com “cerca de 1.000 agricultores”.

DA // MCL

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World