Advogado de Alexei Navalny foi detido em Moscovo

Círculo próximo do líder da oposição russa morto admitiu esta terça-feira enfrentar dificuldades para encontrar onde organizar-lhe uma homenagem na capital da Rússia

advogado de alexei navalny foi detido em moscovo

Advogado de Alexei Navalny foi detido em Moscovo

Um advogado que representou o falecido líder da oposição russa a Putin, Alexei Navalny, e que acompanhou a mãe de Navalny na semana passada enquanto exigia às autoridades a devolução do corpo do filho foi preso nesta terça-feira em Moscovo. A detenção de Vasily Dubkov, de acordo com a Reuters, foi noticiada pelo jornal ‘Novaya Gazeta Europe’ e pela agência de notícias SOTA.

As autoridades russas mantêm uma forte repressão sobre a família e pessoas ligadas a Navalny. O círculo próximo do líder da oposição russa morto admitiu hoje enfrentar dificuldades para encontrar onde organizar-lhe uma homenagem na capital da Rússia, após contactar sem êxito “a maioria” das funerárias e espaços da capital russa.

“Desde ontem [segunda-feira], estamos à procura de um lugar no qual possamos realizar uma cerimónia de despedida de Alexei”, declarou a sua principal porta-voz, Kira Yarmish, que na segunda-feira divulgou um número de telefone para tentar obter propostas de espaços dispostos a acolher um ato sobre o qual não eram fornecidos pormenores. “Alguns dizem que o local está reservado, outros recusam-se a deixar que mencionemos o apelido ‘Navalny’. Num sítio, disseram-nos que as agências funerárias estavam proibidas de trabalhar connosco”, relatou a porta-voz na sua conta da rede social X (antigo Twitter).

Negociação para a troca de Navalny estava “na fase final”

A assessoria do opositor russo afirmou esta terça-feira que estava “em curso e na fase final” um acordo para o trocar, antes da morte na prisão, anunciada há pouco mais de uma semana. Segundo Maria Pevtchikh, uma assessora do opositor, Navalny deveria ter sido trocado ao lado de “dois cidadãos norte-americanos” detidos por Moscovo por um russo preso na Alemanha.

“Recebi a confirmação de que as negociações estavam em curso, já sem Navalny, e na sua fase final”, acrescentou Pavtchikh. Washington e Berlim estavam ao corrente desta situação, afirmou, sem especificar exatamente qual o papel desempenhado pelos dois países nas discussões.

Depois de vários meses sem progressos, o acordo “voltou a ser posto em cima da mesa em dezembro” de 2023, disse Maria Pevtchikh. Segundo a assessora, Vadim Krassikov, condenado a prisão perpétua pelo assassínio de um antigo separatista checheno num parque de Berlim em 2019, deveria ser incluído nesta troca de prisioneiros. De acordo com os tribunais alemães, o assassínio foi ordenado diretamente pelas autoridades russas, que sempre negaram qualquer envolvimento. Questionada pelos jornalistas, a porta-voz do governo alemão recusou-se a comentar as declarações da equipa de Navalny.

A Rússia detém vários cidadãos norte-americanos, entre os quais o jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich, preso desde março de 2023 por “espionagem” — acusação que, tal como o empregador e a família, é rejeitada — e um antigo fuzileiro naval, Paul Whelan.

As circunstâncias da morte de Navalny, que comoveu pessoas em todo o mundo, continuam por esclarecer. Segundo os serviços prisionais russos, morreu de doença súbita “após um passeio”. Vários países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, acusaram o Presidente russo Vladimir Putin de ser o responsável.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World