Ucrânia revela esquema de corrupção no Ministério da Defesa

ucrânia revela esquema de corrupção no ministério da defesa

Guerra na Ucrânia

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) revelou um esquema de corrupção e de desvio de fundos do Estado que envolve pessoas ligadas ao Ministério da Defesa, a uma empresa nacional de armamento e a uma empresa comercial estrangeira.

Segundo o SBU, em causa está o desvio de quase 40 milhões de dólares destinados à compra de 100.000 morteiros para a guerra com a Rússia. Cinco pessoas foram acusadas, tendo uma delas sido detida quando tentava atravessar a fronteira ucraniana. Se forem consideradas culpadas, podem ser condenadas a até 12 anos de prisão.

A investigação surge numa altura em que Kiev tenta reprimir a corrupção, numa tentativa de acelerar a sua adesão à União Europeia e à NATO. Os dois blocos exigem reformas anticorrupção generalizadas antes de Kiev poder aderir.

Os responsáveis pela segurança afirmam que a atual investigação remonta a agosto de 2022, quando os funcionários assinaram um contrato de aquisição de cartuchos de artilharia no valor de 1,5 mil milhões de hryvnias (39,6 milhões de dólares) com a empresa de armamento Lviv Arsenal. Depois de receberem o pagamento, deveriam transferir os fundos para uma empresa registada no estrangeiro, que depois entregaria as munições à Ucrânia.

No entanto, as mercadorias nunca foram entregues e o dinheiro foi enviado para várias contas na Ucrânia e nos Balcãs, segundo os investigadores. O Procurador-Geral da Ucrânia afirma que os fundos foram entretanto apreendidos e serão devolvidos ao orçamento da defesa do país.

Volodymyr Zelenskyy foi eleito com base numa plataforma anticorrupção em 2019. Tanto o presidente como os seus assessores têm apresentado os recentes despedimentos de altos funcionários, como o de Ivan Bakanov, antigo chefe do Serviço de Segurança do Estado, em julho de 2022, como prova dos seus esforços para reprimir a corrupção.

Em agosto de 2023, Zelensky demitiu todos os funcionários responsáveis pelo equipamento militar nas regiões para pôr termo a um sistema em que algumas pessoas eram autorizadas a escapar ao recrutamento.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World