Ocidente condena nova "ameaça nuclear" da Rússia

Kremlin anuncia exercícios militares com uso de armas nucleares táticas em reação a declarações de líderes ocidentais sobre fortalecer apoio à Ucrânia. EUA e UE condenam atitude “irresponsável” de Vladimir Putin.

Armas nucleares táticas são menos poderosas do que as ogivas de grande porte que armam os mísseis intercontinentais balísticos

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta segunda-feira (06/05) a realização de exercícios militares envolvendo, pela primeira vez, armas nucleares táticas, em reação ao que chamou de “declarações provocativas e ameaças vindas de certos líderes ocidentais em relação à Federação Russa”.

O anúncio – às vésperas do início do novo mandato de Vladimir Putin na Presidência da Rússia – surgiu como um alerta do Kremlin aos aliados ocidentais da Ucrânia sobre um possível envolvimento militar na guerra travada por Moscou contra Kiev há mais de dois anos.

Recentemente, alguns dos principais aliados da Ucrânia sinalizaram intenção de aumentar sua atuação no conflito, em meio a preocupações sobre um possível alastramento das tensões para além das fronteiras ucranianas, com um possível envolvimento da Otan.

O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou a afirmar na semana passada que não exclui a possibilidade de enviar tropas à Ucrânia. O ministro do Exterior do Reino Unido, David Cameron, declarou que as forças ucranianas poderão utilizar armamentos britânicos de longo alcance para atingir alvos dentro da Rússia. Outros países da Otan que também fornecem armamentos a Kiev disseram cogitar essa mesma hipótese.

O porta-voz do Kremlin, Dmirty Peskov, afirmou nesta segunda-feira que as declarações de Macron, assim como as de autoridades britânicas e americanas, incitaram Moscou a realizar as manobras militares com armas atômicas. Ele avalia que tais comentários são “uma nova etapa no agravamento” das tensões. “É algo sem precedentes, que exige atenção especial e medidas especiais.”

O ex-presidente russo e atual vice-diretor do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, conhecido pelas declarações beligerantes, disse que as falas de Macron e Cameron arriscam deixar o mundo à beira de uma “catástrofe global”.

Após o anúncio da Rússia, o Ocidente reagiu, condenando os exercícios nucleares.

“Assegurar integridade e soberania da Rússia”

A declaração do Ministério da Defesa russo foi divulgada pouco antes do início do quinto mandato de Putin na Presidência e no início de uma semana de comemorações que culminarão com a celebração do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, na próxima quinta-feira.

“Durante os exercícios, um conjunto de medidas será realizado para pôr em prática questões de preparação e o uso de armas nucleares não estratégicas”, disse em nota o Ministério da Defesa, confirmando a participação da Força Aérea e da Marinha.

Segundo a pasta, as manobras têm como objetivo assegurar a integridade territorial e a soberania da Rússia. Foi a primeira vez que Moscou anunciou exercícios militares envolvendo armas nucleares, ainda que suas forças nucleares estratégicas realizem com regularidade seus próprios exercícios.

As armas nucleares táticas incluem bombas aéreas, ogivas para mísseis de curto alcance e munições de artilharia. Elas são voltadas para o uso nas frentes de batalha, sendo menos poderosas do que as ogivas de grande porte que armam os mísseis intercontinentais balísticos, estes sim capazes de destruir cidades inteiras.

O tamanho reduzido desses armamentos nucleares táticos permitem que sejam transportados de maneira discreta em caminhões ou aviões. Ao contrário das armas nucleares estratégicas, as armas táticas não estão sujeitas a tratados internacionais de controle. Não se tem conhecimento sobre a quantidade quantas armas desse tipo a Rússia possui.

Retórica nuclear de Putin

Desde o início da guerra na Ucrânia, Putin vem enfatizando o potencial nuclear de seu país, em uma tentativa de desencorajar o apoio militar do Ocidente a Kiev.

Míssil nuclear tático russo durante exercício militar realizado em conjunto com Belarus

“Acho que nenhuma pessoa em sã consciência e com memória clara poderia ter a ideia de utilizar armas nucleares contra a Rússia”, afirmou Putin.

No ano passado, a Rússia enviou algumas de suas armas nucleares táticas para Belarus, país vizinho à Ucrânia e aos Estados-membros da Otan Polônia, Letônia e Lituânia. Putin e o líder belarusso, Alexander Lukashenko , disseram que a medida tem como objetivo impor uma contrapartida às ameaças ocidentais.

As armas nucleares russas em Belarus – cuja fronteira com a Ucrânia tem extensão de 1.084 quilômetros – poderiam permitir que o arsenal russo atinja potenciais alvos ocidentais com facilidade e em velocidades ainda maiores, além de aumentar a capacidade de alcançar vários países da Otan no leste e no centro da Europa.

Ocidente condena “irresponsabilidade” russa

Os Estados Unidos criticaram o fato de Putin ordenar exercícios nucleares próximos à Ucrânia. “Este é um exemplo do tipo de retórica irresponsável que víamos da Rússia no passado. É completamente inadequado, dada a atual situação de segurança”, afirmou o porta-voz do Pentágono, o major-general Pat Ryder. “Não vimos nenhuma mudança na postura de sua força estratégica”, disse, acrescentando que Washington continuará a monitorar a situação.

A União Europeia (UE) criticou os exercícios militares russos, dizendo se tratar de “bravatas” e da “continuação do comportamento irresponsável da Rússia”. Em Bruxelas, um porta-voz do chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, disse que a medida é “mais uma prova de que o Kremlin somente se interessa em uma nova escalada da situação, que foi causada por sua agressão ilegal à Ucrânia”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou após se reunir com Macron e o presidente da China, Xi Jinping, em Paris, que o líder chinês “desempenha papel importante no atenuamento das ameaças nucleares irresponsáveis da Rússia”. “Tenho confiança de que o presidente Xi continuará a fazê-lo”, acrescentou.

rc/le (Reuters, AFP, AP, DPA)

OTHER NEWS

23 minutes ago

Mamelodi Sundowns have DOUBLE Kaizer Chiefs’ log points!

23 minutes ago

Judge says Ohio law banning cities from regulating tobacco sales is unconstitutional

23 minutes ago

RAYE and Ncuti Gatwa named among TIME's 2024 list of Next Generation Leaders

23 minutes ago

'I would like to know' - Jurgen Klopp's Man City admission amid 115 charges controversy

23 minutes ago

Pep Guardiola rejects Premier League title theory and issues update on Man City future

24 minutes ago

Mallikarjun Kharge: CPM supported UPA govt from outside in '04

26 minutes ago

Cate Blanchett On Political G7 Satire ‘Rumours’: “It’s Not Trying To Be An Important Film With A Message” – Cannes

27 minutes ago

An airstrike kills 20 in central Gaza as Israel's leaders air wartime divisions

28 minutes ago

Trump’s hush money defense in question as criminal trial nears close

28 minutes ago

Nunez starts in predicted Liverpool lineup for Klopp's final game

28 minutes ago

Moscow claims it repelled Kyiv’s ‘attempts’ to strike occupied Crimea, bordering Russian regions

28 minutes ago

Moaning Oxford students shriek with horror and complain security guard is being violent when he nudges past them as they lie on floor to block door to university's famous library in Gaza 'die-in'

28 minutes ago

Swinney: My Government will be ‘relentlessly focused’ on people’s priorities

28 minutes ago

Villarreal vs Real Madrid, 2024 La Liga: Predicted lineups

28 minutes ago

Inside village abandoned a century ago with overgrown ruins and defunct steam engine

28 minutes ago

‘Britain’s Warren Buffett’ just bought 262,959 shares of this magnificent stock

28 minutes ago

Strange video: Rain and fog inside plane en route to New York

28 minutes ago

A physical therapist says these are the 3 stretches you should do to unlock tight hips and boost flexibility — so I tried them

28 minutes ago

UAE Flies Relief Plane to Brazil for Flood-Hit Victims

28 minutes ago

Caitlin Clark Met With Two Sports Legends After Third-Straight WNBA Loss

28 minutes ago

WW2 veteran holds back tears as he recalls being captured weeks after D-Day

28 minutes ago

Kevin Costner is every inch the proud dad as he poses with son Hayes, 15, at Horizon: An American Saga photocall during Cannes ahead of his acting debut in the Western

28 minutes ago

New Covid variants stoke fears of a summer surge in cases

28 minutes ago

IF review – imaginary friends reunited in a kid-pleasing live-action fantasy

28 minutes ago

Putin is visiting Harbin on final day of China trip

28 minutes ago

Steve Diamond addresses surprise Stuart Hogg rumours as Newcastle seek to improve ‘bad recruitment’

28 minutes ago

I slept in my car and showered in the factory to work 12-hour shifts at Tesla. I still got laid off after 5 years.

30 minutes ago

Hammer inspires Dolphins win as Tigers lose two to bin

31 minutes ago

3 killed in small plane crash near Indonesia's capital

31 minutes ago

Shameless star Tina Malone says husband Paul Chase died by suicide

31 minutes ago

Slovak PM's condition remains serious but prognosis positive after assassination bid

34 minutes ago

Where it REALLY pays to own a holiday buy-to-let  - and why the Cotswolds beats Cornwall

34 minutes ago

Watch incredible moment footy star performs the HAKA with fans after helping his side secure shock upset victory

34 minutes ago

NRL Highlights: Tigers v Dolphins - Round 11

35 minutes ago

Rudy Giuliani's birthday party ends with guests 'screaming and crying'

35 minutes ago

D-Day radio operator will ‘never forget’ the sounds of gunfire and screaming

35 minutes ago

Russia's Lavrov Declares Western Europe an Unlikely Partner for the Next Generation

35 minutes ago

Al Pacino Returns to the Gangster Genre With New Mafia Boss Role

35 minutes ago

Oleksandr Usyk to be stripped of world title immediately after beating Tyson Fury

38 minutes ago

Where it REALLY pays to own a holiday buy-to-let  - and why the Cotswolds beats Cornwall

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch