Campos Neto diz que dólar forte é problema e cita baixa visibilidade para atuação do BC

campos neto diz que dólar forte é problema e cita baixa visibilidade para atuação do bc

Presidente do BC, Roberto Campos Neto 07/06/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

WASHINGTON (Reuters) – Um cenário com dólar forte “é sempre um problema” e pode gerar reação de bancos centrais pelo mundo, disse nesta quinta-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ponderando que a situação tem sido melhor no caso do Brasil.

Em entrevista à imprensa em Washington, nos Estados Unidos, Campos Neto ainda disse ter apresentado na quarta-feira uma “gradação” de cenários para a política monetária brasileira –quando abriu as portas para uma redução nos cortes dos juros básicos– porque as incertezas do momento reduziram a visibilidade à frente.

Para o presidente do BC, a ampliação de incertezas foi causada “principalmente pelo movimento externo”. Ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na entrevista, ele não incluiu riscos fiscais domésticos entre os fatores de incerteza, como havia feito nos últimos dias após o governo afrouxar metas para as contas públicas.

Sem dizer especificamente se o BC já teria abandonado a orientação futura de cortar a taxa Selic em 0,50 ponto percentual na reunião de maio do Comitê de Política Monetária (Copom), ele reafirmou que a atuação dependerá do nível de incerteza.

“Dependendo do caminho, a gente vai ter, vamos dizer assim, uma função reação. Mas não tem como antecipar muito o que vai ser feito porque a gente está num processo de reprecificação e a gente não tem ainda visibilidade do que vai acontecer”, disse.

A Selic está atualmente em 10,75% ao ano, patamar atingido após seis cortes consecutivos de 0,50 ponto percentual. Em sua última reunião, o BC previu mais um corte da mesma magnitude em maio se confirmado o cenário esperado.

Na quarta-feira, Campos Neto havia afirmado que uma manutenção do cenário de incerteza elevada pode significar uma redução do ritmo de afrouxamento monetário, o que levou agentes de mercado a ampliarem apostas de um corte de 0,25 ponto na taxa básica na reunião de maio.

CÂMBIO

Em relação ao câmbio, Campos Neto mencionou o fluxo de recursos para o Brasil e as reservas internacionais do país como fatores que atenuam problemas.

Ele também disse que o câmbio no Brasil é flutuante e absorve choques, reiterando que o BC só intervém no mercado de câmbio quando detecta problemas no funcionamento do mercado, e não age contra questões que entende como estruturais.

Campos Neto argumentou que a dívida dos países está maior após a pandemia da Covid-19, e agora pagando juros mais altos, taxas que devem permanecer elevadas por mais tempo. Isso porque, segundo ele, o mercado vê menos cortes de juros à frente nos Estados Unidos do que esperava anteriormente.

Para Campos Neto, o movimento reduz a liquidez global, especialmente para países emergentes e de baixa renda, o que também impacta o câmbio.

“No caso do Brasil, o dólar é flutuante. O que é relevante para nós é o impacto do dólar na nossa função de reação, no que fazemos no BC, mas entendo que o Brasil tem uma situação diferente porque nossas contas externas são muito fortes”, afirmou.

“Sim, o dólar forte é sempre um problema e pode gerar reação dos Banco Centrais ao redor do mundo, mas no caso do Brasil nós vemos que a situação tem sido melhor.”

(Reportagem de Marcela Ayres, em Washington; reportagem adicional de Bernardo Caram, em Brasília)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World