O que mudou em um mês de legalização da maconha na Alemanha

Ainda não há venda liberada, e Justiça ainda precisa fazer triagem de processos criminais passíveis de anistia. Cresce interesse por cultivo doméstico, e prescrição médica está mais fácil.

o que mudou em um mês de legalização da maconha na alemanha

Marcha da Maconha em Berlim

Passado um mês da legalização do uso recreativo da maconha para adultos na Alemanha, não dá pra dizer que muita coisa mudou no país. Não surgiram cafés especializados na venda de cannabis, nem hordas de turistas em busca do baseado liberado. Ao contrário do plano original do governo do chanceler federal Olaf Scholz, ainda não há lojas licenciadas nem qualquer outro meio para vender o produto de forma legal.

A nova lei diz que associações sem fins lucrativos serão as responsáveis pelo plantio e comércio de cannabis. Porém, os chamados clubes de cultivo, ou clubes sociais, só começam a atuar em julho. Qualquer pessoa – contanto que maior de 18 anos e residente na Alemanha – que quiser comprar maconha legalmente deverá ser membro de um clube. Mas não será permitido consumir dentro desses espaços.

Também é proibido fumar na rua das 7h às 20h, assim como nas cercanias de parquinhos, quadras de esporte, escolas e áreas militares.

Dar um pulo na vizinha Holanda, conhecida por ter uma postura mais permissiva em relação às drogas (apesar de não haver uma legalização oficial), e voltar com alguns gramas no bolso tampouco é uma opção legal, pois a importação para fins não medicinais é proibida. Portanto, se houve pessoas fumando nas ruas alemãs no primeiro mês da legalização, foi em grande parte devido ao mercado ilegal de fácil acesso e já existente.

O governo decidiu liberar o consumo e o plantio de maconha sob o argumento de que a antiga política de drogas atingiu o seu limite. Apesar da proibição da compra e posse, o consumo da droga triplicou nos últimos 30 anos, de acordo com dados do Centro Alemão para Questões de Dependência. O mercado ilegal está associado ainda a um risco maior para a saúde, já que não se sabe o teor de THC da maconha traficada ou se há aditivos tóxicos ou impurezas que não podem ser avaliados pelo consumidor, alega a entidade.

A nova lei define que todos os adultos poderão manter até 50 gramas de cannabis em casa e carregar até 25 gramas.

Nessa semana, o prefeito de Berlim criticou o fato de a posse e o consumo serem permitidos, mas a venda e compra não. “Isto significa que no período de 1º de abril a julho, o governo federal está deliberadamente a enviar consumidores de cannabis para estruturas criminosas.” Disse Kai Wegner à imprensa alemã.

o que mudou em um mês de legalização da maconha na alemanha

Evento

Cultivo privado

Para além do que as ruas mostram, a maior transformação nesse período aconteceu no mercado de produtos para o plantio da cannabis. A nova lei autoriza a importação de sementes da União Europeia e o cultivo doméstico de três plantas por pessoa. Nesses casos, só é permitido colher para consumo próprio e não para repassar a terceiros, sob o risco de pena de até três anos de prisão.

Pululam na internet as buscas por métodos de plantio, secagem e processo de cura da maconha. Empresas e start-ups têm apostado alto em sistemas personalizados e prontos para o cultivo em casa. A suíça Mabewo, por exemplo, tem anunciado a venda de uma estufa que por fora tem cara de armário e por dentro conta com irrigação, iluminação LED e controle em tempo real que exige esforço e conhecimento mínimos de plantio.

A Seeds 24, empresa austríaca que vende sementes, a Growmark, com sede em Hamburgo, e outros fornecedores afirmam que há longas esperas pela entrega. A loja online Grow Guru comenta: “Todas as nossas lojas e fornecedores estão atualmente sobrecarregados de clientes”.

Dirk Rehahn, dono de duas lojas de cultivo na Alemanha, falou à DW que espera duplicar suas vendas neste ano e que os estoques dos sistemas domésticos de cultivo prontos para o uso estão esgotados. “As pessoas estão perdendo o medo de cultivar cannabis”, disse Rehahn.

o que mudou em um mês de legalização da maconha na alemanha

Governo alemão argumenta que a política de drogas anterior do país fracassou, criando um mercado negro

Uso medicinal

A nova lei retirou a cannabis da lista de narcóticos. Dessa forma, está mais fácil para os médicos na Alemanha prescreverem flores secas de maconha ou extratos para seus pacientes.

Antes, era preciso uma receita médica especial para essa finalidade, cuja emissão era controlada pelo governo. A taxa adicional para esta prescrição de narcóticos também foi dispensada.

Como a cannabis ainda não está disponível nos clubes sociais, a única via disponível neste momento ainda é a do mercado ilegal ou sob a forma de medicação.

Clubes sociais

Plantar, compartilhar e cobrar o necessário para cobrir os custos de produção. É com essa premissa que os clubes de cultivo coletivos estão se estruturando na Alemanha.

Ainda não se sabe até que ponto empresas estrangeiras podem apoiar áreas de cultivo ou investidores podem ganhar dinheiro com clubes canábicos. A lei determina, em linhas gerais, que as associações de cultivo coletivo precisam ser organizações sem fins lucrativos com até 500 membros, e proíbe publicidade e patrocínio.

Apesar da regra, anúncios enormes de clubes sociais estampam outdoors e prédios em áreas movimentadas de cidades como Berlim, em busca de novos membros.

Os clubes de cultivo geralmente cobram uma mensalidade, de acordo com o perfil de consumo dos membros. Alguns estão planejando vender o grama por seis euros – em média

Segundo relatório da Whitney Economics, um serviço de análise focado na indústria da cannabis, serão necessários 50 mil quilos de erva para atender à demanda alemã no primeiro ano após a legalização, o que seria viabilizado por até 3.000 clubes sociais. Atualmente, há cerca de 200 dessas associações, estima a consultoria.

Especialistas acreditam que muitos ativistas e grupos de amigos inicialmente se reunirão para formar um clube social, mas desistirão rapidamente devido à complexidade da operação – e então possivelmente se tornarão os chamados produtores domésticos.

A lei é específica nas orientações de plantio e de venda. Detalha, por exemplo, quais fertilizantes os clubes podem usar e que informações precisam compartilhar com o consumidor: peso, data da colheita, prazo de validade, variedade, porcentagem de THC (tetra-hidrocanabinol) e CBD (canabidiol).

O governo terá acesso ao nome completo dos associados, quanto e quando compraram, além do teor médio de THC consumido. Cada clube deverá ter um membro dedicado à prevenção ao abuso de maconha.

Triagem de casos para anistia

A lei em vigor perdoa as penas de prisão ou multas já impostas por condutas que agora deixaram de ser crime. No entanto, o efeito da medida ainda não foi sentido e vai exigir um esforço adicional nos próximos meses dos tribunais e procuradores.

Haverá o trabalho de filtrar manualmente, da montanha de aproximadamente 100 mil processos criminais contra consumidores de maconha, aqueles que já não são puníveis à luz dos novos regulamentos e aqueles que ainda são.

o que mudou em um mês de legalização da maconha na alemanha

Loja de cannabis da Holanda: modelo alemão não é tão liberal assim

O ministro da Justiça, Marco Buschmann, afirmou à imprensa alemã que a mudança resultante da lei “significa um aumento pontual na carga de trabalho, mas a longo prazo o peso sobre a polícia e o judiciário será aliviado”, criando espaço para resolver crimes mais relevantes.

Segundo Buschmann, a regra antiga colocou um fardo sobre a polícia, o Ministério Público e o poder Judiciário, que no fim das contas não impediu o consumo. “Em vez disso, os consumidores foram levados para as mãos de traficantes com produtos de qualidade inferior e drogas pesadas.”

Cautela

Há muitas críticas ao plano do governo federal em vários estados, por parte de médicos, advogados e policiais. Estados como a Baviera já impuseram limites para o consumo – nesse caso específico, está proibido consumir maconha em festivais folclóricos e cervejarias.

Entre as críticas, está o fato de que os regulamentos são muito complexos e pouco práticos para a polícia. Não está claro, por exemplo, como os clubes sociais devem ser controlados ou como os usuários serão tratados em caso de infrações de trânsito.

O Centro Alemão para Questões de Dependência tem reforçado a importância de financiar medidas de aconselhamento sobre dependência no contexto da nova lei. A cannabis pode prejudicar o desempenho cerebral, sobretudo a uma idade precoce, com riscos psicossociais e de aprendizado, sublinhou a entidade.

Autor: Sofia Fernandes

OTHER NEWS

10 minutes ago

New task force prescribes mental health support to curb maternal deaths

11 minutes ago

Novonix share price rockets on new Volkswagen deal

11 minutes ago

Steelers Have NFL’s 4th Easiest Travel Schedule in 2024

11 minutes ago

UK firms accused of profiteering as vast study finds margins rose 30% post-pandemic

11 minutes ago

GameStop and AMC shares were halted 38 times on Tuesday. This expert has been arguing for decades that halts don’t work.

11 minutes ago

Trade union Uasa concerned about increase in unemployment rate

15 minutes ago

Treasurer Jim Chalmers's latest federal budget includes more than $80 billion of 'spending' not on the books

15 minutes ago

Emirates CEO gives workers a hefty bonus, saying they deserve every penny ‘of the 20-week profit share’

15 minutes ago

Larry Hogan has won statewide twice. But now everything is different.

15 minutes ago

Cowboys OC shows little concern over WR CeeDee Lamb's holdout

15 minutes ago

Watch Lauryn Hill & YG Marley Perform a Mother-Son Medley on ‘The Tonight Show'

15 minutes ago

Costco's New Pre-Made Italian Meals Make Dinner a Breeze

15 minutes ago

Proteus Xbox controller is an accessible gamepad made of modular cubes

15 minutes ago

Report: Commanders Opener Revealed, Daniels Debut Set

15 minutes ago

Viola Davis, Charlamagne Tha God, And More Among Investors In A Self-Help App Catering To The Black Community

16 minutes ago

Taylor Swift fans slam Kansas City Chiefs kicker for mentioning her in controversial graduation speech

17 minutes ago

Microsoft's carbon emissions have risen 30% since 2020 due to data center expansion

17 minutes ago

The X-Men '97 Finale's Big Rumored Twist Didn't Happen - But It Still Could

18 minutes ago

WBD International Chief Hints At Changes To Output Deal With Sky As Max Expands

18 minutes ago

Activist Artists Management Signs Chilean Actress Renata González Spralja

18 minutes ago

‘When The Light Breaks’ Review: Runar Runarsson’s Original And Specific Vision Of Grief – Cannes Film Festival

18 minutes ago

‘Furiosa’ Gets Nearly 8-Minute Standing Ovation After Its Cannes World Premiere

19 minutes ago

WNBA Pressured to Make Monumental Change After Caitlin Clark’s Indiana Fever Debut

19 minutes ago

Neil Young and Crazy Horse Whip Up a Rock n' Roll Storm During Rainy NYC Show

19 minutes ago

Bridgerton’s Nicola Coughlan is right – when it comes to scandal, women have a harder time

19 minutes ago

SunChips Recalled in Canada Due to Salmonella Contamination

19 minutes ago

Lok Sabha Elections | 'Alarming Surge in Anti-Pak Rhetoric During India's Elections': Pakistan

19 minutes ago

Transfers: Scotland scrum-half retires, Bath confirm England international’s departure, nine players leave Ulster

19 minutes ago

Southwest Monsoon to reach Kerala around May 31, predicts IMD

19 minutes ago

Browns Sign Ex-Steelers Wide Receiver

19 minutes ago

Lok Sabha Elections 2024 | Decoding The Election Blitz in Bhubaneshwar | BJP vs BJD | News18

20 minutes ago

So, Biden and Trump will have a presidential debate after all. Here's what you can expect

20 minutes ago

30% of world's power now comes from renewables, fossil fuels set to decline

20 minutes ago

Sonidos Del Summer: Brain Health Awareness

21 minutes ago

Man accused of kidnapping baby from park after killing mother had threatened to ‘start killing people and children’

22 minutes ago

‘Law & Order' actor Angie Harmon files suit after dog shot and killed by Instacart shopper

23 minutes ago

Video: The View's Whoopi Goldberg urges people to 'leave Kelly Clarkson alone' while defending controversial weight-loss drugs - as her cohost Joy Behar claims 'nobody wants to be fat'

23 minutes ago

Video: Heart-stopping moment nine-year-old girl and her terrified mom come face-to-face with mountain lion after it chased their pets toward house

24 minutes ago

Wild announce multiple front office moves

24 minutes ago

New at-home test for sleep condition linked to diabetes, stroke and heart disease