Clássico número 255: FC Porto já venceu o Benfica mais de 100 vezes

O 255.º jogo entre Benfica e FC Porto, a contar para a 24.ª jornada da edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol, realiza-se no domingo, a partir das 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto, com arbitragem de João Pinheiro (AF Braga). Veja aqui os números do clássico.

clássico número 255: fc porto já venceu o benfica mais de 100 vezes

Clássico número 255: FC Porto já venceu o Benfica mais de 100 vezes

O FC Porto contabiliza mais uma dezena de vitórias do que o Benfica no total dos jogos oficiais de futebol entre os dois clubes, numa história que caminha para o centenário.

Depois de 254 embates, entre I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal, desde 1931, a formação ‘azul e branca’ contabiliza 101 triunfos, contra 91 dos ‘encarnados’, registando-se ainda 62 igualdades, num duelo que as ‘águias’ só lideram nos golos (390-367).

A diferença a abrir a presente temporada era, porém, ainda maior, de uma dúzia de triunfos, só que o Benfica já venceu o FC Porto por duas vezes em 2023/24, em dois jogos com um protagonista comum, o argentino Ángel Di María, de 36 anos.

Benfica derrotou FC Porto na Supertaça

De regresso à Luz mais de 13 anos depois, após uma primeira passagem entre 2007/08 e 2009/10, Di María inaugurou o marcador na Supertaça Cândido de Oliveira, aos 62 minutos, em 9 de agosto de 2023, no Estádio Municipal de Aveiro.

O Benfica acabou por vencer por 2-0, com o suplente croata Petar Musa, entretanto vendido aos norte-americanos do Dallas FC, a selar o resultado final, aos 68 minutos.

Os ‘encarnados’ chegaram ao triunfo depois de dominarem a segunda parte, num jogo que acabou muito mal para o FC Porto, com Pepe a ser expulso por agressão a Jurasek e Sérgio Conceição a recusar-se a abandonar o banco depois de também ver o cartão vermelho exibido por Luís Godinho.

clássico número 255: fc porto já venceu o benfica mais de 100 vezes

Di María e Otamendi celebram conquista da Supertaça diante do FC Porto

‘Águias’ venceram rivais na primeira volta

No segundo ‘capítulo’ de 2023/24, as ‘águias’ voltaram a impor-se, agora na Luz, num embate marcado pela prematura expulsão de Fábio Cardoso, que viu o vermelho direto logo aos 19 minutos, deixando os ‘dragões’ reduzidos a 10.

Perante 62.247 espetadores, os anfitriões acabaram por tirar partido da vantagem numérica e venceram por 1-0, com novo tento de Di María, apontado aos 68 minutos.

A formação do alemão Roger Schmidt está, assim, em vantagem na presente temporada, depois da igualdade da época passada, ainda que atípica, com o Benfica a vencer no Dragão, por 1-0, à 10.ª jornada, e o FC Porto a ganhar na Luz, por 2-1, à 27.ª.

Os lisboetas triunfaram com um tento de Rafa, aos 72 minutos – num embate em que Stephen Eustáquio deixou os anfitriões reduzidos a 10 logo aos 27 -, acabando, então, com um ‘jejum’ de nove jogos sem bater os portuenses – dois empates e sete derrotas.

Na segunda volta do campeonato transato, os ‘dragões’ devolveram a ‘gentileza’ na Luz, onde chegaram a 10 pontos do Benfica, ao triunfarem com golos de Uribe, aos 45 minutos, e Taremi, aos 54, após um autogolo de Diogo Costa, aos 10.

FC Porto com mais vitórias nos últimos anos

Apesar de não ter superioridade nas duas últimas épocas, o FC Porto lidera a terceira década do século XXI (desde 2020/21), com mais dois triunfos (cinco contra três), depois de também ter dominado a segunda (15 contra sete), para assumir o comando do histórico com os ‘encarnados’.

Desde a temporada 1980/81, os ‘dragões’ contabilizam mais 24 vitórias (62 contra 38), frente a um Benfica que fechou a década de 70 do século passado com 14 triunfos à maior (53 contra 39).

As ‘águias’ não ‘mandam’ numa década precisamente desde os anos 70, quando somaram mais cinco triunfos (11 contra seis, em 23 jogos), repetindo os anos 40 (14-6, em 22) e 60 (12-7, em 28).No que respeita apenas ao campeonato, os ‘dragões’ contabilizam mais 12 vitórias (71 contra 59), assentes nos jogos caseiros, com 52 triunfos, contra apenas 15 do Benfica (171-103 em golos).

clássico número 255: fc porto já venceu o benfica mais de 100 vezes

Lucho González e Nuno Gomes disputam a bola durante uma partida no Dragão, em 2006 .

Benfica venceu o primeiro clássico da História

O ‘clássico’, que teve o seu primeiro capítulo há mais de 92 anos, mais precisamente em 28 de junho de 1931, com um 3-0 do Benfica no Campo do Arnado, ostenta um benfiquista como melhor marcador, o ‘rei’ Eusébio, autor de 25 golos.

O 255.º jogo entre Benfica e FC Porto, a contar para a 24.ª jornada da edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol, realiza-se este domingo, a partir das 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto, com arbitragem de João Pinheiro (AF Braga).

Com Lusa

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World