O discurso de António Costa nas Nações Unidas em três pontos

Num discurso de cerca de quinze minutos na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, o primeiro-ministro português focou-se em três tópicos: condenou a guerra na Ucrânia e pediu que os crimes fossem investigados, traçou metas e desafios para o combate às alterações climáticas e criticou a falta de representatividade num dos órgãos mais importantes das Nações Unidas.

o discurso de antónio costa nas nações unidas em três pontos

O discurso de António Costa nas Nações Unidas em três pontos

O primeiro-ministro, António Costa, discursou esta quinta-feira no debate geral da 77.ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em cerca de quinze minutos, o chefe do Governo português falou sobre as consequências da invasão da Rússia à Ucrânia, o impacto devastador das alterações climáticas e das crises e conflitos vividos em vários países. Naquela que foi a seu terceira intervenção no debate geral anual, António Costa tocou também em temas como a COP27 no Egito e da candidatura portuguesa a integrar o Conselho de Segurança em 2027-2028 como membro não-permanente.

Guerra na Ucrânia

Numa Assembleia-Geral marcada pela guerra na Ucrânia, António Costa saudou António Guterres pelo acordo alcançado para a exportação de cereais e condenou a Rússia pela irresponsabilidade das ameaças de recorrer a armas nucleares.

“Não é tempo da Rússia fazer irresponsáveis ameaças de recurso às armas nucleares”, declarou.

No arranque do discurso, defendeu uma investigação “independente e transparente para que os crimes não passem impunes” e reiterou o apoio de Portugal à “soberania e independência” da Ucrânia. “A Rússia deve cessar as hostilidades”, afirmou, defendendo um diálogo “sério e orientado” para o cessar-fogo.

Conselho de Segurança da ONU

“A paz não se conquistou em 1975, mas o mundo mudou radicalmente”, disse, fazendo referência ao ano de fundação da Organização das Nações, ao mesmo tempo que mudava a agulha do discurso para o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Precisamos de um Conselho de Segurança representativo, capaz de responder aos desafios”, continuou. António Costa pediu uma representação mais justa dos Estados, onde o “continente africano esteja presente” e “onde, pelo menos, o Brasil e Índia tenham assento”.

De acordo com o primeiro-ministro, a agenda deste que é um dos principais órgãos das Nações Unidas deve estar centrada da prevenção de conflitos.

No fim do discurso, António Costa mencionou a candidatura portuguesa a integrar o Conselho de Segurança em 2027-2028 como membro não-permanente.

“Os desafios que hoje enfrentamos tornam incontornável a necessidade de continuar a adaptar esta nossa casa, tornando-a mais eficiente, mais justa e mais representativa. Portugal está pronto também a dar o seu contributo. E por isso somos candidatos ao Conselho de Segurança no biénio 2027-2028 e esperamos uma vez mais merecer a vossa confiança”, acrescentou.

Alterações climáticas

“É inegável que existe um nexo entre o clima e a segurança”, começou por dizer quando se preparava para entrar no tópico das alterações climáticas. Sobre Portugal, referiu que o país tem sofrido com a erosão costeira, a seca e com o “drama” dos incêndios florestais.

Depois de mencionar a tragédia vivida este ano no Paquistão, Costa apontou a COP 27, que se realiza entre os dias 6 e 18 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito, como um momento importante para se produzir medidas que conduzam à mitigação e adaptação das alterações climáticas.

Introduziu ainda no tópico as conquistas e metas portuguesas:

“Portugal tem estado na linha da frente do processo de descarbonização. Foi o primeiro país do mundo a comprometer-se em alcançar a neutralidade carbónica em 2050. Acreditamos que este objetivo é viável.”

E lançou o desafio:

“Vamos procurar acelerar estes compromissos, como fizemos ao encerrar a produção de eletricidade através do carvão”, acrescentando que Portugal vai tentar aumentar de 60% para 80% o peso das energias renováveis na eletricidade consumida.

Sobre a agenda do oceano, António Costa lembrou que Portugal tem como objetivo proteger pelo menos 30% das suas áreas marinhas até 2030 e, até ao final da época, conseguir que 100% do espaço marítimo seja avaliado em bom estado climático.

News Related

OTHER NEWS

TAP renova frota automóvel com BMW: o que está em causa, as críticas e as reações políticas

A TAP vai renovar a sua frota automóvel o que gerou muita polémica ao longo do dia, com o Presidente da República a dizer que “há um problema de bom ... Read more »

Benfica e PSG mantêm-se invictos com empate na Luz

Jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Benfica e PSG mantêm-se invictos com empate na Luz O Benfica e o Paris Saint-Germain empataram esta quarta-feira ... Read more »

Vlachodimos: «Penso que estamos a jogar um futebol incrível»

Vlachodimos: «Penso que estamos a jogar um futebol incrível» Declarações do futebolista do Benfica, Odysseas Vlachodimos, à CNN Portugal, após o empate na receção ao PSG (1-1), em jogo da ... Read more »

Revistas em baixo fugas de gás nos gasodutos Nord Stream 1 e 2

Nord Stream 2 gas leak in Baltic Sea off Bornholm Paris, 05 out 2022 (Lusa) – As fugas de gás nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 libertaram cerca de ... Read more »

Acompanhe em direto as emoções do Benfica-PSG com a RND (VÍDEO)

benfica_vizela_4 O Benfica enfrenta o Paris Saint-Germain em jogo a contar para a 3ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões. Veja também: Ricardo Horta reage à transferência falhada ... Read more »

Presidente Marcelo recua até 1922 para lembrar "perigos das ditaduras"

O Presidente da República defendeu, no discurso das cerimónias do 5 de Outubro, que fazer avançar a democracia é uma missão coletiva e que nela “existe caminho para todos”. Presidente ... Read more »

País não volta a ditadura porque democracia resiste a "todos os perigos"

O Presidente da República acredita que a democracia é capaz de resistir a todos os perigos e encontrar alternativas, dando a garantia de que o país não voltará a cair ... Read more »

Wall Street fecha no 'vermelho' cessando dois dias seguidos de ganhos

A bolsa de nova Iorque encerrou hoje em baixa com o seu principal índice, o industrial Dow Jones, a recuar 0,14%, após duas sessões consecutivas de crescimento. A bolsa de ... Read more »

Cabo Delgado. Retrato de população a viver um clima de medo

É o alerta feito pela organização Médicos Sem Fronteiras, no dia em que se assinalam cinco anos, desde o início do conflito armado em Cabo Delgado. Ouvida pela Antena 1, ... Read more »

A Velha Senhora ligou a dizer que está viva

A A senhora é respeitável, venerada em Turim pelos seus largos feitos. Mas não anda bem. Apática, tristonha, nem parece a que um dia vestiu Del Piero, Zidane, Platini e ... Read more »

Izan Guevara mantem-se na GasGas em 2023 e dá o salto para o Moto2, segundo vídeo oficial

Izan Guevara mantem-se na GasGas em 2023 e dá o salto para o Moto2, segundo vídeo oficial Depois de já ter oficializado a permanência de Jake Dixon na equipa, a ... Read more »

Em dose dupla. André Silva voltou a festejar e sentenciou as dúvidas

Avançado português rubricou o 3-1 aos 77 minutos. Pouco depois de ter feito o 2-1 no encontro para o Leipzig, André Silva voltou a fazer o gosto ao pé e ... Read more »

António Silva: «Mundial? Eu sonho é jogar o próximo jogo»

António Silva: «Mundial? Eu sonho é jogar o próximo jogo» Declarações do futebolista do Benfica, António Silva, à CNN Portugal, após o empate na receção ao PSG (1-1), em jogo ... Read more »

Praga: Uma nova comunidade europeia e as explicações que Scholz terá de dar

Esta quinta-feira esperam-se 44 líderes à mesa – incluindo o presidente turco e Volodymir Zelensky (por vídeoconferência) – para perceber se a Comunidade Política Europeia inventada por Macron tem pernas ... Read more »

Moçambique: Aniversário do início do terrorismo em Cabo Delgado

Moçambique: Aniversário do início do terrorismo em Cabo Delgado Moçambique assinala, nesta quarta-feira 5 de Outubro, 5 anos do início dos ataques terroristas na província de Cabo delgado no extremo ... Read more »

A lei do mais forte

A lei do mais forte Não é por acaso que o Real Madrid é a equipa com mais Ligas dos Campeões no seu currículo. O conjunto espanhol foi feito para ... Read more »

Selecionador de Portugal sente grupo “confiante” e “motivado” para o ‘play-off’

UEFA Women’s EURO 2022 – Portugal vs Switzerland Vizela, Braga, 05 out 2022 (Lusa) – O selecionador português feminino de futebol, Francisco Neto, afirmou hoje que o conjunto das ‘quinas’ ... Read more »

Marítimo-Casa Pia: a explicação do CD sobre a expulsão de Vítor Costa

Marítimo-Casa Pia: a explicação do CD sobre a expulsão de Vítor Costa O Marítimo viu confirmada a suspensão de um jogo ao futebolista Vítor Costa, expulso na receção ao Casa ... Read more »

Andebol: FC Porto perde na Roménia e segue sem pontos na Champions

Andebol: FC Porto perde na Roménia e segue sem pontos na Champions O FC Porto perdeu na tarde desta quarta-feira na deslocação à Roménia, ante o Dínamo Bucareste, por 32-27, ... Read more »

Libertados últimos passageiros do comboio sequestrado em março na Nigéria

Os últimos 23 passageiros retidos pelos sequestradores que, em março, atacaram um comboio na região de Kaduna, na Nigéria, foram libertados, anunciaram hoje as autoridades nigerianas em comunicado. Os últimos ... Read more »

"Sabemos da importância do jogo e do que representa para nós"

A média Dolores Silva frisou que a seleção feminina de futebol se encontra com os níveis de foco “altamente elevados” para defrontar a Bélgica, na primeira ronda do ‘play-off’ europeu ... Read more »

Raphael Guerreiro surpreendeu tudo e todos com este golaço em Sevilha

Borussia Dortmund entrou praticamente a vencer no reduto da equipa de Lopetegui. O Borussia Dortmund entrou praticamente a vencer, esta quarta-feira, no reduto do Sevilla, com um grande golo de ... Read more »

Futre encontra Messi na Luz: "Só vi dois canhotos muito melhores que eu"

Antigo internacional português recorreu às redes sociais para reagir a momento com astro argentino. Paulo Futre teve nesta quarta-feira, antes do Benfica-PSG, a oportunidade de conhecer pessoalmente Lionel Messi. O ... Read more »

Wagatha Christie: o caso das WAGS que voltou a «divertir a nação»

Wagatha Christie: o caso das WAGS que voltou a «divertir a nação» O «caso» a que chamaram WAGatha Christie terminou, depois de atrair enorme atenção mediática, dos tabloides à imprensa ... Read more »

Jota tentou, mas o protagonista foi André Silva. RB Leipzig vence Celtic

Duelo da Liga dos Campeões teve três golos com selo luso. O RB Leipzig venceu nesta quarta-feira o Celtic por 3-1, em jogo da terceira jornada da fase de grupos ... Read more »

Haaland marcou dois golos ao Copenhaga e Guardiola ficou neste estado

O Manchester City cilindrou o Copenhaga nesta quarta-feira à boleia de uma grande noite de individualidades. A de destaque foi de Erling Haaland, novo suspeito do costume que até já ... Read more »

Acionistas da ECS ganham mais de 20 milhões com venda à DK

António Sousa Presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) durante uma entrevista à Agência Lusa, 20 de fevereiro de 2012 em Lisboa. (ACOMPANHA TEXTO) TIAGO PETINGA/LUSA Os acionistas da ECS ... Read more »

05 de Outubro: Situação de Portugal exige cumprimento da Constituição - PCP (C/ÁUDIO E VÍDEO)

*** Serviços áudio e vídeo disponíveis em www.lusa.pt *** Lisboa, 05 out 2022 (Lusa) – A líder parlamentar do PCP, Paula Santos, defendeu hoje que a situação que Portugal atravessa ... Read more »

Champions: Benfica-PSG, 1-1 (destaques)

Champions: Benfica-PSG, 1-1 (destaques) As figuras: os guarda-redes Vlachodimos Na primeira parte Donnarumma, na segunda Vlachodimos. Schmidt tinha avisado que era preciso contar com guarda-redes e o internacional helénico assumiu ... Read more »

ASAE detém duas pessoas por venda ilegal de bilhete para jogo entre Benfica e Paris Saint-Germain

Benfica vs Paris Saint German Lisboa, 05 out 2022 (Lusa) – A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve duas pessoas por especulação e venda irregular de bilhetes para ... Read more »

Dois detidos após tentarem vender bilhetes para a Champions a 200 euros

A operação foi levada a cabo pela ASAE. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve duas pessoas por especulação na venda de bilhetes online para o jogo da ... Read more »

Juros da dívida de Portugal sobem a dois, cinco e 10 anos

New York Stock Exchange Lisboa, 05 out 2022 (Lusa) – Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, a cinco e a 10 anos, alinhados com os ... Read more »

PIB italiano cresceu 1,1% em cadeia e 5% em termos homólogos

O Produto Interno Bruto (PIB) de Itália no segundo trimestre cresceu 1,1% face ao primeiro trimestre e 5% relativamente ao mesmo período de 2021, anunciou o instituto nacional de estatística ... Read more »

Benjamin Netanyahu hospitalizado a menos de um mês das eleições

Eleições estão marcada para dia 1 de novembro. O ex-primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu foi esta quarta-feira hospitalizado depois de se ter sentido mal durante o dia do jejum judaico de ... Read more »

Entradas de russos na UE estão "estáveis" apesar de mobilização parcial

As entradas de cidadãos russos na União Europeia (UE) “permanecem estáveis” apesar do anúncio da Rússia de mobilização parcial de reservistas para a guerra da Ucrânia, anunciou hoje a Agência ... Read more »

Cláudio Ramos de volta ao 'Dois às 10' após susto de saúde

O apresentador frisou que se sente “muito bem”. Depois de ter ido para o hospital no sábado, e após ter falado abertamente sobre o seu estado de saúde, Cláudio Ramos ... Read more »

Muito azul para pouco vermelho

Muito azul para pouco vermelho Passar do Brighton & Hove Albion para o Chelsea nem sempre é fácil, dado os objetivos de ambos os clubes, mas Graham Potter tem conseguido ... Read more »

Conselho Económico e Social defende que Governo reveja metas para evolução do salário mínimo

Supermercado (Getty Images) O Conselho Económico e Social (CES) defende que as metas do Governo para a evolução do salário mínimo nacional nos próximos anos devem ser revisitadas, tendo em ... Read more »

OPEP+ corta produção de petróleo

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo vice-ministro do Petróleo do Irão, Amir Hossein Zamaninia, no final de uma conferência da OPEP A Aliança dos produtores de petróleo OPEP+, liderada ... Read more »

Schmidt: «Gostei como jogámos, mas não exageremos»

Schmidt: «Gostei como jogámos, mas não exageremos» O treinador do Benfica, Roger Schmidt, na conferência de imprensa após o jogo com o PSG, da terceira jornada da fase de grupos ... Read more »
Breaking thailand news, thai news, thailand news Verified News Story Network