“Retração do mercado chegou”, diz estrategista; qual a melhor estratégia agora?

“retração do mercado chegou”, diz estrategista; qual a melhor estratégia agora?

“Retração do mercado chegou”, diz estrategista; qual a melhor estratégia agora?

Investing.com – A semana promete ser agitada para os investidores, que se mantêm vigilantes diante dos riscos geopolíticos e das decisões dos bancos centrais.

Na visão de Ben Laidler, estrategista global da eToro, o ano de 2024 começou com o índice S&P 500 rumo ao seu melhor desempenho em sete décadas. Contudo, abril trouxe desafios e sinaliza uma possível “retração” do mercado, algo que já era esperado.

Segundo ele, o ajuste nas expectativas de redução da taxa de juros pelo Banco Central dos EUA e a elevação dos rendimentos dos títulos são as principais causas. Essa pausa é vista como uma oportunidade de compra em meio à fraqueza do mercado.

O estrategista acrescenta:

“Os fundamentos para um mercado em alta, como o aumento dos lucros e a expectativa de cortes de juros, continuam sólidos. Há também uma quantidade significativa de capital aguardando oportunidades. Nosso foco está nos setores e regiões com melhor custo-benefício e sensibilidade econômica, desde o setor financeiro até a Europa. No entanto, a volatilidade do índice VIX representa uma contradição momentânea.”

Desafios para a carteira

“As oscilações do mercado são parte do jogo. Não há retorno sem risco”, afirma Laidler. “Historicamente, as ações americanas entregam um retorno médio anual de 10%, com mais altas do que baixas. O índice S&P 500 costuma ter três pequenas quedas superiores a 5% ao ano, mais frequentes do que correções de 10% ou os raros colapsos de 20%. A média de queda intra-anual do S&P 500 é de -14%”, detalha o estrategista.

Ele lembra:

“No ano passado, o S&P 500 teve uma correção intra-anual de -10%, mas fechou com um ganho de 24% no ano. Em 2020, apesar de um colapso intra-anual de -34%, o índice conseguiu uma alta de 16% no ano.”

Fatores de impulso

Laidler alerta para um declínio iminente nos mercados de ações, pressionados por três fatores principais:

    A reavaliação dos cortes de juros pelo Banco Central dos EUA, que podem ser menores e mais tardios, combinada com um PIB robusto e inflação estável. Isso tem elevado os rendimentos dos títulos, impactando setores com altas avaliações, como o tecnológico, ou com dívidas elevadas, como o imobiliário.

    A incerteza geopolítica crescente, que vai da Ucrânia ao Oriente Médio, tem fortalecido o dólar americano e provocado um aumento no índice VIX para níveis médios de longo prazo.

    Um cenário técnico frágil em um mercado otimista, o alto entusiasmo dos investidores e uma reversão estatística já superada, com uma tendência sazonal de meio de ano que pode se antecipar para abril.

Estratégia para superar o mercado

Para os investidores que buscam estar à frente das tendências de mercado, o InvestingPro oferece a estratégia “Vença o S&P 500”, que usa uma inteligência artificial (IA) treinada com dados e métricas financeiras para selecionar, todos os meses, 20 ações de grande potencial, com o objetivo de superar o índice S&P 500.

O desempenho histórico da estratégia “Vença o S&P 500” revela o desempenho superior das seleções de ativos ao longo do tempo. O algoritmo de IA do InvestingPro, fundamentado em mais de 50 indicadores financeiros, é projetado para identificar os ativos com maior potencial de ultrapassar as expectativas do mercado.

“retração do mercado chegou”, diz estrategista; qual a melhor estratégia agora?

Desempenho histórico da estratégia

Investindo na precisão da IA para avaliar os dados dos 500 componentes do S&P, a estratégia destaca os 20 ativos mais promissores a cada mês.

“retração do mercado chegou”, diz estrategista; qual a melhor estratégia agora?

A boa notícia é que o InvestingPro está em promoção, e você ainda ganha um desconto adicional inserindo o cupom INVESTIR para os planos de 1 ou 2 anos do Pro e Pro+. Você vai se surpreender com o preço, confira! Clique aqui!

Além de estratégias de IA para aproveitar as melhores tendências do mercado, você ainda tem acesso a recursos como:

    ProPicks: Portfólios de ativos gerenciados por IA, com eficácia comprovada.

    ProTips: Insights concisos para descomplicar e sintetizar dados financeiros complexos.

    Filtro avançado de ações: Encontre as melhores ações alinhadas às suas metas, analisando centenas de métricas financeiras.

    Dados financeiros históricos: Explore em profundidade milhares de ações para análises fundamentais detalhadas.

    E muitos outros recursos, incluindo novidades que serão implementadas em breve.

Revolucione a sua forma de investir e aproveite o seu cupom INVESTIR para ter um desconto adicional na plataforma!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World