Nutricionistas alertam que portugueses estão comer o dobro do necessário

Asia's Tech News Daily

“Dados alarmantes revelam que as disponibilidades para consumo da maioria dos alimentos apresentaram variações negativas em 2020, ano marcado pela pandemia covid-19”, adianta a entidade

A Ordem dos Nutricionistas alertou esta sexta-feira que os portugueses estão a comer o dobro do necessário e de forma desequilibrada, depois de serem conhecidos os resultados da “Balança Alimentar 2016-2020”, pedindo ação urgente ao Governo.

“Dados alarmantes revelam que as disponibilidades para consumo da maioria dos alimentos apresentaram variações negativas em 2020, ano marcado pela pandemia covid-19”, adianta a entidade.

De acordo com a Ordem dos Nutricionistas, o estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) conclui que o aporte calórico médio diário aumentou face à última análise (2012-2015) e que “representa duas vezes o valor recomendado para um adulto com um peso médio saudável”.

“A Ordem dos Nutricionistas considera os dados “assustadores” e pede ação urgente ao Governo, exigindo que a política interministerial de promoção de uma alimentação saudável tenha mais ritmo e intensidade para acabar com as escolhas erradas que têm resultados nefastos para a saúde dos portugueses”, realça em comunicado.

Ainda assim, do período analisado, a Ordem dos Nutricionistas salienta a redução de consumo de refrigerantes e o reforço da liderança do consumo de água.

“Como vemos as medidas intencionalmente desenhadas para combater os problemas baseadas na evidência científica são efetivas. Estes tipos de medidas podem e devem ser intensificados pela Assembleia da República e pelo Governo a quem se exigem ações imediatas pela saúde de todos nós”, reforça a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

Por força do confinamento, devido à pandemia, em 2020, foi registado um “ligeiro decréscimo do aporte calórico e um aumento da inatividade física”.

“A ligeira diminuição das calorias ingeridas durante o ano transato, que ainda assim são muito elevadas face às necessidades, terá pouca expressão, num período marcado por uma diminuição drástica da atividade física”, indica.

Alexandra Bento anota que “essencial que se inicie um estado alargado ao estado de saúde dos portugueses no período pós-pandémico, nomeadamente através de uma avaliação do estado nutricional da população portuguesa”.

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda excessivo, segundo o INE.

Os grupos de produtos alimentares com maiores desvios em 2020, face ao consumo recomendado pela Roda dos Alimentos, foram, por excesso, a “carne, pescado e ovos”, mais 11,9 pontos percentuais, contra 11,4 p.p. em 2016, enquanto por defeito foram os “frutos”, menos 4,7 p.p., e os “hortícolas”, menos 8,6 p.p, que compara com -6,5 p.p. e -7,2 p.p. em 2016, respetivamente, segundo a Balança Alimentar Portuguesa (BAP) 2016-2020, hoje divulgada.

A oferta de carne aumentou 8,7% neste período, com cada habitante a consumir diariamente, em média, 229,8 gramas e 83,9 quilos por ano, mais de quatro vezes o total das calorias recomendadas pela Roda dos Alimentos para uma dieta média de 2.000 calorias, refere a BAP, que mede o consumo alimentar do ponto de vista da oferta dos alimentos,

A maior oferta continuou a ser a carne de aves com 38,4%, seguida da carne de suíno (29,1%), embora tenha perdido representatividade (-2,8 p.p.).

A oferta de pescado aumentou 16,3%, e alcançou 62,7 gramas diárias por habitante, e os ovos 16,1%, com uma taxa média de crescimento anual de cerca de 4%. Em média, cada habitante comeu 178 ovos por ano, cerca de meio ovo por dia.

As quantidades diárias disponíveis de frutos por habitante dispararam 27%, mas o consumo médio diário de 278,7 gramas diárias por habitante ainda está aquém das quantidades recomendadas.

O consumo de hortícolas manteve-se relativamente estável, com cada habitante a consumir em média 285,8 gramas diárias (286,3 gramas em 2012-2015).

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o consumo de óleos e gorduras continuou a sua trajetória decrescente, reduzindo-se em 2,2%, bem como os açúcares adicionados que totalizaram 83,7 gramas diárias por pessoa, decrescendo 3,2%.

O consumo diário de café, cacau e chocolate tem vindo a subir há mais de dez anos, atingindo, em média, 25,8 gramas diárias por habitante,

Também se registou um aumento das quantidades diárias disponíveis per capita de bebidas alcoólicas, atingindo, em média, 110 litros anuais por habitante, refletindo um aumento de cerca de 14% face a 2012-2015, das quais 47,9 l/hab/ano de vinho e 57,6 de cerveja.

A BAP conclui que “as disponibilidades alimentares para consumo continuam a evidenciar “uma oferta alimentar excessiva e desequilibrada”, alertando que “o aporte calórico diário médio disponível para consumo por habitante neste período foi de 4.075 calorias”, superior às 3.954 calorias registadas em 2012-2015.

Internet Explorer Channel Network
Asia's Tech News Daily
News Related

OTHER NEWS

Sofia Alves encantada com o neto: "Ele é a coisa mais linda"

A atriz está radiante. © RUI VALIDO Sofia Alves Foi no final de setembro que Sofia Alves recorreu às redes sociais para anunciar que tinha sido avó. Entretanto, de regresso ... Read more »

La cuarta vacuna contra el COVID-19 podría ser necesaria antes de lo esperado por la variante ómicron, según el CEO de Pfizer

© Redacción Albert Bourla, CEO de Pfizer La cuarta vacuna contra el COVID-19 podría ser necesaria antes de lo esperado por la variante ómicron, según el CEO de Pfizer El ... Read more »

VÍDEO: Curry aproxima-se de recorde e Warriors seguem líderes

© Maisfutebol VÍDEO: Curry aproxima-se de recorde e Warriors seguem líderes Os Golden State Warriors receberam e venceram os Portland Trail Blazers por 104-94 e seguem firmes na liderança da ... Read more »

Leiria prepara dispositivo para monitorizar doentes nas urgências

O Centro Hospitalar de Leiria e o Politécnico de Leiria estão a desenvolver um projeto que visa monitorizar os utentes no Serviço de Urgência Geral, através do uso de um ... Read more »

Será demência? Seis mitos em que tem de parar de acreditar

Aprenda a distinguir os mitos dos factos. © Shutterstock Aprenda a distinguir os mitos dos factos. O desconhecimento geral sobre a demência, aliada à constante circulação de informações sem base ... Read more »

Aletria com leite

© TeleCulinária aletria.docx e1515415195357 Já experimentou esta receita de aletria? É de comer e chorar por mais! Esta é uma daquelas receitas que tem de ter à mesa na altura ... Read more »

A roda da fortuna e Yaremchuk contra todos os males (a análise à jornada da Champions, por Tomás da Cunha)

O analista e comentador Tomás da Cunha faz o retrato do acerto de Jesus na hora de apostar no ucraniano no onze para o encontro com o Dinamo Kiev, lembrando ... Read more »

VÍDEO: jogadora faz placagem a adepto na Champions feminina

© Maisfutebol VÍDEO: jogadora faz placagem a adepto na Champions feminina A futebolista australiana do Chelsea, Sam Kerr, viu um cartão amarelo no encontro da Liga dos Campeões feminina contra ... Read more »

Banco central angolano alarga para 155 euros levantamento diário em caixa automático

© Fornecido por Lusa Angola: filas junto aos multibanco para levantar dinheiro Luanda, 09 dez 2021 (Lusa) – O Banco Nacional de Angola (BNA) atualizou os limites inerentes à utilização ... Read more »

Confrontos na Luz entre adeptos do Benfica e do Dínamo de Kiev geram 54 detenções e 12 feridos

Em campo, o Benfica venceu a equipa ucraniana e apurou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Fora dele, ainda antes do jogo, a violência entre adeptos dos ... Read more »

Siza Vieira: “Os momentos de crise e incerteza são momentos de investimento”

© Swipe News, SA Pedro Siza Vieira, ministro da Economia “Se vimos que 2020 e 2021 foram momentos de incerteza que condicionaram o valor dos movimentos no mercado de M&A, ... Read more »

Filhós de flor

© TeleCulinária Filhoses de flor CHSB 22 Uma receita de filhós para um natal ainda mais saboroso! Vai arriscar? Prepare uma receita de natal tradicional mas diferente do que tem ... Read more »

Tarte de amêndoa tradicional

© TeleCulinária tarte de amendoa tradicional Prepare a receita de Tarte  de amêndoa tradicional! Descubra como se prepara de forma simples esta deliciosa Tarte de amêndoa. Torne o seu dia ... Read more »

Moçambique/Ataques: Autoridades pedem a deslocados que produzam alimentos

© Fornecido por Lusa Displaced families in Mozambique Metuge, Moçambique, 09 dez 2021 (Lusa) – A presidente do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) em Moçambique, Luísa Meque, apelou ... Read more »

OMS acredita que é cedo para estabelecer se Ómicron tem maior gravidade

© Neil Hall – EPA A variante Ómicron já foi detetada em 57 países, mas mais de 99 por cento dos casos de Covid-19 continuam a ser causados pela Delta. ... Read more »

UK ministers isolate after Joyce contact

Two British Cabinet ministers are self-isolating after they were in contact with Australian Deputy Prime Minister Barnaby Joyce who has tested positive for coronavirus. Justice Secretary Dominic Raab and Transport ... Read more »

Adeptos do Benfica ameaçam jornalistas durante confrontos (VÍDEO)

© Elson Correia adeptos_benfica_dinamo Momentos antes do encontro entre o Benfica e o Dínamo de Kiev, os adeptos de ambas as equipas protagonizaram violentos desacatos, junto às imediações do Estádio ... Read more »

"As crianças são vectores da Covid-19 para os adultos"

França adoptou novas medidas sanitárias, no início desta semana, para tentar travar o aumento do número de casos de Covid-19, devido à quinta vaga da doença que assola já vários ... Read more »

Bolsa de Lisboa em alta com Jerónimo Martins a liderar ganhos

A bolsa de Lisboa estava hoje em alta, a inverter a tendência da abertura, com as ações da Jerónimo Martins a subirem 1,51% para 20,15 euros. © REUTERS/Hugo Correia A ... Read more »

Emissões dispararam na avenida da Liberdade em Lisboa desde outubro

A associação ambientalista Zero alertou hoje que a poluição dos carros na avenida da Liberdade, em Lisboa, disparou nos últimos meses, voltando a superar os limites previstos na lei, e ... Read more »

Novo Banco vende malparado dos grupos Lena e Alfredo Casimiro

O “Projeto Harvey” foi colocado à venda no verão e incluía (na primeira versão) dívidas de clientes “famosos”, como o Grupo Lena (180 milhões de euros) ou a Urbanos de ... Read more »

Rusia suma otros 30.209 casos de coronavirus y 1.181 muertes

© Proporcionado por Agencia EFE Moscú, 9 dic (EFE).- Rusia registró este jueves 30.209 nuevos casos de coronavirus y 1.181 muertes por la enfermedad infecciosa, mientras espera los resultados de ... Read more »

Fitch asume el impago 'offshore' de Evergrande y rebaja su calificación

© Proporcionado por Agencia EFE Shanghái (China), 9 dic (EFE).- La agencia de calificación de deuda Fitch indicó hoy que “asume” que el endeudado gigante inmobiliario chino Evergrande ha incumplido ... Read more »

Sudáfrica: ómicron es la forma más contagiosa pero menos grave de Covid-19, según informe

© AFP – EMMANUEL CROSET En Sudáfrica, la omnipresencia de la variante ómicron permite observar su comportamiento en las personas infectadas. Netcare, uno de los mayores grupos sanitarios privados del ... Read more »

El ministro de Sanidad considera "proporcionadas" las nuevas restricciones

© Proporcionado por Agencia EFE Londres, 9 dic (EFE).- El ministro británico de Sanidad, Sajid Javid, calificó este jueves de “proporcionadas” las nuevas restricciones para contener la covid-19 en Inglaterra ... Read more »

China aprova tratamento contra a covid-19

A China aprovou pela primeira vez um tratamento contra a covid-19, dois anos após a detecção da doença em seu território e em um contexto de agravamento da pandemia. © ... Read more »

Hospital e Politécnico de Leiria preparam dispositivo para monitorizar doentes nas urgências

© Fornecido por RTP O Centro Hospitalar de Leiria e o Politécnico de Leiria estão a desenvolver um projeto que visa monitorizar os utentes no Serviço de Urgência Geral, através ... Read more »

Sobrecusto com biocombustíveis disparou para o dobro em 2020, diz a ERSE

© Swipe News, SA gasóleo, gasolina. combustível, diesel, bomba, posto, abastecer, atestar, combustíveis No Relatório “Análise do Mercado de Biocombustíveis 2018 – 2020”, publicado esta semana, a Entidade Reguladora dos ... Read more »

Quase metade das crianças a vacinar já poderá ter tido covid-19

“Na melhor das hipóteses, há 300 mil que já tiveram a infeção”, realça Manuel Carlos Gomes da Comissão Técnica de Vacinação para a Covid-19, uma vez que há muitas crianças ... Read more »

Rusia rebasa las barreras de los 9,9 millones de casos y los 285.000 muertos por coronavirus

© OLGA MALTSEVA (Foto: Olga MALTSEVA / AFP) Rusia ha rebasado este jueves las barreras de los 9,9 millones de casos y los 285.000 muertos por coronavirus desde el inicio ... Read more »

Natureza e biodiversidade para descobrir em dois parques transmontanos

Gamos, javalis e animais da quinta fazem a alegria das famílias num parque botânico e zoológico, a apenas 10 minutos de Chaves, uma cidade em que as águas termais e ... Read more »

SNS vai receber 745 milhões de euros extra para saldar pagamentos em atraso

Este tipo de injeções são já uma prática habitual no SNS. Num ano em que há “um grande esforço financeiro resultante da pandemia de covid-19”, a despesa do SNS aumentou, ... Read more »

La incidencia baja levemente en Alemania, a la espera de vacunar a los menores

© Proporcionado por Agencia EFE Berlín, 9 dic (EFE).- La incidencia acumulada de covid-19 bajó este jueves de nuevo en Alemania, después de registrar máximos día tras día a lo ... Read more »

Un experto defiende las medidas anticovid por la rápida propagación del virus

© Proporcionado por Agencia EFE Londres, 9 dic (EFE).- El experto Andrew Hayward, miembro del llamado comité Sage, que asesora del Gobierno británico sobre la pandemia, justificó las nuevas restricciones ... Read more »

Pai de Charlene do Mónaco quebra o silêncio sobre o estado de saúde da filha

A princesa monegasca esteve retida na África do Sul devido a uma infeção grave na garganta, nariz e ouvidos e agora encontra-se internada numa clínica. © PATRICK KOVARIK Após seis ... Read more »

UNICEF pede 98,8 milhões de dólares para ajudar Moçambique em 2022

Acesso a água, educação, saúde mental e reforço de vitamina A são algumas das prioridades. © Fornecido por SIC Notícias O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou ... Read more »

VÍDEO: filho de Savage estreia-se pelo Man. United com o pai a comentar

© Maisfutebol VÍDEO: filho de Savage estreia-se pelo Man. United com o pai a comentar O Manchester United-Young Boys de quarta-feira, no fecho da fase de grupos da Liga dos ... Read more »

Covid-19: Marta Temido ouvida pelos deputados sobre vacinação das crianças

PSD e Iniciativa Liberal pedem que sejam divulgados os pareceres e recomendações. © MANUEL DE ALMEIDA A ministra da Saúde, Marta Temido, é ouvida esta quinta-feira a propósito da vacinação ... Read more »

Governo britânico aciona “Plano B” para controlar surto de Ómicron

© Swipe News, SA Boris Johnson O Governo britânico vai acionar o “plano B” para tentar controlar o avanço da variante Ómicron, introduzindo a recomendação para o teletrabalho e o ... Read more »

Alemanha soma mais 70.611 casos de Covid-19 em 24 horas

Sucessor de Merkel, disse o presidente da Alemanha, tem a missão de combater a pandemia. © Getty Sucessor de Merkel, disse o presidente da Alemanha, tem a missão de combater ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic