Trump compara problemas legais à perseguição feita ao opositor russo Alexei Navalny

Donald Trump comparou os seus problemas legais à perseguição de Alexei Navalny, que morreu numa prisão remota do Ártico na semana passada.

Em declarações à Fox News, o antigo presidente dos EUA considerou a prisão e a morte do dissidente russo uma “situação muito triste”, sugerindo que ele, provavelmente, não deveria ter regressado à Rússia.

No entanto, Trump não atribuiu qualquer culpa pela morte de Navalny. O presidente dos EUA, Joe Biden, e outros líderes ocidentais apontaram para Vladimir Putin.

Na entrevista de uma hora, Trump afirmou que a recente multa de 355 milhões de dólares que lhe foi aplicada num julgamento de fraude em Nova Iorque era uma “forma de Navalny”.

“É uma forma de comunismo, de fascismo”, acrescentou.

Há muito tempo acusando o presidente russo e seu círculo íntimo de corrupção e opulência, Navalny passou a maior parte de seus últimos anos na prisão por acusações que seus apoiadores dizem ter motivação política. Foi preso em 2021, depois de regressar da Alemanha, onde tinha estado a recuperar de um envenenamento por um agente nervoso.

trump compara problemas legais à perseguição feita ao opositor russo alexei navalny

Women lay flowers at the Memorial to Victims of Political Repression to pay respect to Alexei Navalny in St. Petersburg, Russia, Tuesday, Feb. 20, 2024. Dmitri Lovetsky/Copyright 2024 The AP. All rights reserved

Trump – que pode voltar a ser o próximo presidente dos EUA – chamou Navalny de “tipo muito corajoso”.

“Ele voltou, poderia ter ficado longe e, francamente, provavelmente teria sido muito melhor ficar longe e falar de fora do país. É uma coisa horrível, mas também está a acontecer no nosso país. Estamos a transformar-nos num país comunista em muitos aspetos. Tenho oito ou nove processos, tudo por causa do facto de … estou na política”.

Trump não mencionou Putin, apesar das repetidas solicitações da entrevistadora da Fox News, Laura Ingraham.

Isto faz parte da sua recusa de longa data em criticar – ou muitas vezes elogiar – o número um da Rússia, que remonta aos seus dias na Casa Branca.

O Kremlin negou o envolvimento na morte de Navalny e disse que as alegações ocidentais de que Putin era responsável são inaceitáveis.

Durante a entrevista, Trump foi questionado sobre a possibilidade de se tornar um “potencial prisioneiro político” como Navalny.

“Se eu estivesse a perder nas sondagens, nem sequer estariam a falar de mim e eu não teria tido quaisquer despesas legais”, respondeu.

“Se eu saísse, acho que – apesar de eles me odiarem tanto, acho que se eu saísse eles continuariam, ‘vamos perseguir esse tipo, não conseguimos suportar esse tipo'”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World