Brasil pode usar comando do G20 para propor reforma do FMI

O Brasil pode usar a presidência do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta, para propor a reforma de instituições multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC), disse nesta quinta-feira (23) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o mandato brasileiro no grupo servirá de oportunidade para uma “reglobalização sustentável”, que promova a transição energética no planeta.

brasil pode usar comando do g20 para propor reforma do fmi
brasil pode usar comando do g20 para propor reforma do fmi

O ministro deu as declarações em reunião no Palácio do Planalto para a instalação da Comissão Nacional do G20. Encarregada de coordenar o mandato brasileiro no grupo, que começa em 1º de dezembro e durará um ano, a comissão organizará as 104 reuniões previstas durante esse período. A mais importante será a Reunião de Cúpula do G20, prevista para novembro de 2024 no Rio de Janeiro.

Acompanhado do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, Haddad disse que o G20 se tornou o principal fórum de discussões entre os países com a crise em organizações multilaterais tradicionais. “Com a crise de multilateralismo, [o G20] é o fórum com mais impacto no mundo. É onde podemos destravar questões fundamentais para o Brasil”, defendeu.

Segundo Haddad, os países precisam se entender para evitar a fragmentação da economia global. “Do ponto de vista econômico, o mundo está numa encruzilhada: ou continuamos caminhando numa crescente fragmentação, com a formação de blocos protecionistas e com consequências imprevisíveis para a estabilidade geopolítica, ou implementamos uma nova globalização, desta vez colocando questões socioambientais no centro de nossas preocupações”, acrescentou o ministro.

Para o ministro, uma nova globalização pode ser feita. Segundo Haddad, o G20 servirá de instrumento importante para resgatar a contribuição multilateral entre os países. Além da orientação para a transição energética e o desenvolvimento sustentável, esse processo seria feito sem repetir o erro de desregulamentar o sistema financeiro internacional, que gerou a crise econômica de 2008.

Haddad criticou a globalização que vigorou nas décadas de 1990 e 2000 porque, segundo ele, o processo resultou na concentração de renda, em diferenças de níveis de desenvolvimento entre os países e na atual mudança climática.

“Não temos que temer a globalização. Ela foi feita de forma equivocada e é por isso que trouxe tantas angústias, sobretudo na crise de 2008 e nos seus desdobramentos. Nós temos que recuperar o multilateralismo e a perspectiva de integração entre as nações, mas isso tem que ser feito de outra maneira”, declarou. “Nossa visão estratégica não é voltar ao passado, como alguns têm sugerido. É uma nova globalização socioambiental.”

América Latina

Na avaliação de Haddad, o Brasil tem a oportunidade de pautar a economia mundial nos próximos 12 meses, atendendo aos interesses do Brasil, da América Latina e do Sul Global (países em desenvolvimento e subdesenvolvidos). “O G20 é nossa chance de botar a mão na massa e fazer o motor externo funcionar da melhor maneira possível para os interesses do Brasil e dos demais países da América Latina. Não acontece todo dia de termos a chance de pautarmos os trabalhos do G20. Temos que usar essa oportunidade para avançar nossa visão de um mundo mais integrado”, destacou.

A concretização das promessas, admitiu o ministro, enfrentará dificuldades, com o surgimento de guerras e o retorno do protecionismo de países ricos. “Há diversos fatores sobre os quais não temos controle: conflitos, guerras, questões geopolíticas de forças extremistas, crises do multilaterismo, com instituições fundamentais, como a ONU, Banco Mundial, OMC e FMI, funcionando muito a quem do que deveriam. Isso sem mencionar a crise climática e a volta do protecionismo dos países ricos. Não estamos em uma quadra tranquila da história mundial”, avaliou.

Tributação internacional

Sobre a atuação do Ministério da Fazenda na presidência do Brasil no G20, Haddad disse que a pasta tem algumas prioridades, como o aprofundamento da reforma das instituições financeiras internacionais para aumentar a representatividade dos países menos desenvolvidos e a defesa de uma tributação internacional justa, com ações para coibir a evasão fiscal (transferência de recursos a paraísos fiscais). O ministro também prometeu um esforço para resolver a dívida externa de países pobres.

“Nossas prioridades da trilha financeira [do G20] serão trabalhar para prevenir riscos por meio de coordenação eficazes de políticas econômicas e financeiras, colocar a desigualdade no centro da agenda macroeconômica a nível global, promover o fluxo contínuo de recursos concessionais [recursos de concessões de infraestrutura] para países de baixa e média renda, avançar na resolução da dívida externa desses países, em particular dos países africanos, e criar mecanismos apropriados para o compartilhamento de risco entre o capital público e privado para promover mudanças ecológicas equitativas”, concluiu Haddad.

Radioagência

RJ tem menor número de casos de crimes contra a vida desde 1991

Rádios

Daiara Tukano encerra mostra individual no Museu da República

TV Brasil

Doenças reumáticas atingem mais de 15 milhões de brasileiros

OTHER NEWS

16 minutes ago

Olympic hero's bravery award for ice-cool surf rescue

16 minutes ago

Five years after 13-0 World Cup mauling, Thai women look to future

16 minutes ago

There are ‘often’ mistakes in federal budgets

16 minutes ago

Post Market Wrap: May 14, 2024

16 minutes ago

Kejriwal to hold road shows in support of Congress candidates in Delhi

16 minutes ago

Why AP called Maryland's Senate primaries for Alsobrooks and Hogan: Race calls explained

16 minutes ago

Three from three for Wexford U-16s as they ease past Clare

16 minutes ago

The Lopsided Reality of the Russia-China Relationship

16 minutes ago

Cameron Brink scores Kelsey Plum as WNBA mentor and shakes up WNBA

16 minutes ago

76ers Handed Stumbling Block in Potential Move for Kevin Durant

16 minutes ago

Basketball-Sun cool Fever in Clark's WNBA debut

17 minutes ago

Passion for animals drives Bridgetown Wildlife Service founder Shane Williams’ two decades of dedication

17 minutes ago

Sage the poodle wins US Westminster Dog Show top prize

17 minutes ago

Camera IconWIRF Gala: Social gallery from the annual event dazzling with a 1920s New York theme

17 minutes ago

Jaguars, city of Jacksonville agree to spend $1.4 billion on ‘stadium of the future'

18 minutes ago

Camera IconFriends of Ngala Luncheon: Social gallery from annual fundraising event

18 minutes ago

It's official: US to slug Chinese EVs with huge tariffs

22 minutes ago

Video: Ellie Gonsalves doesn't look like this anymore! Influencer who went viral for her '118 reasons not to have children list' debuts striking new look

22 minutes ago

Video: Megan Thee Stallion shows off her backside in VERY racy fringe pants and neon pink bikini top as she kicks off summer tour in Minneapolis

22 minutes ago

Video: Russell Crowe and Karl Stefanovic recruited to help organise Prime Minister Anthony Albanese's bucks party: 'Get yourself prepared'

23 minutes ago

The great non-resignations, non-probe of Oct. 7 and the end of personal responsibility- analysis

23 minutes ago

Why Goldman Sachs just slapped a sell rating on this ASX 200 stock

23 minutes ago

UAE: Investors left in lurch as company owner, staff 'disappear' with millions

23 minutes ago

Donte DiVincenzo Gets Clobbered in Pacers-Knicks Game 5

23 minutes ago

All Dummy's Joyride Wild Week Quests In Fortnite

23 minutes ago

Caitlin Clark scores historic 20 points in her first WNBA game, Indiana Fever loses to Connecticut Sun

23 minutes ago

"I'm going to have to go at my old coach" - When Scottie Pippen backed Carmelo Anthony against Phil Jackson over the Knicks' playoff drought

23 minutes ago

7.5% dip in Indore Lok Sabha seat turnout amid Congress's support for NOTA in poll battle with BJP

24 minutes ago

World champion Rangers lose 5 games in a row

27 minutes ago

Outrage grows over Aussie man Shane Dixon's suicide on P&O cruise liner near Sydney after racking up gambling debt during his trip

28 minutes ago

Forget the plank – this three-move standing ab workout strengthens your core and improves posture

28 minutes ago

Facebook and Instagram down as thousands of livid users report issues with social media apps

28 minutes ago

Ex-Capitol officer Harry Dunn loses congressional primary in Maryland

28 minutes ago

Yankees injuries: DJ LeMahieu nears rehab assignment, Gerrit Cole throws another bullpen

28 minutes ago

Guardians SS Rocchio and CF Freeman remain in game after hard collision in Texas

28 minutes ago

Colorado angler helps authorities crack down on gigantic invasive fish: 'Highly unusual'

28 minutes ago

LPGA star rips USGA over transgender policy

28 minutes ago

Scottie Scheffler to have replacement caddy for PGA Championship third round

28 minutes ago

The five teenage stars turning heads in the DStv Premiership

29 minutes ago

Google launches Trillium chip, improving AI data centre performance fivefold