Vítima de racismo em Juiz de Fora afirma que ofensas eram frequentes

vítima de racismo em juiz de fora afirma que ofensas eram frequentes

Bairro Bom Pastor em Juiz de Fora

Há duas semanas, Felipe Alves, 26, e Fernanda Santos, 24, realizaram o sonho de ter um imóvel só para eles. Pagando aluguel, se mudaram para o Bairro Bom Pastor, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

O Bom Pastor, aliás, não é novidade para Felipe. O catador de material reciclável já morou no bairro com os pais. Conhece a redondeza e a vizinhança. No entanto, a mudança para a região não tem sido como o casal esperava.

 

Felipe relata que, desde que se mudou, uma vizinha, de 53 anos, tem agredido ele e a esposa com ofensas racistas. “Mudei no dia 29 [de março] e no dia 30 a gente passou a receber ataques racistas. Chegamos ao ponto de não ter condição de receber pessoas na casa”, relatou ele, em entrevista.

 

O auge foi no último domingo (14/4), quando os dois filmaram os xingamentos racistas e chamaram a Polícia Militar. De acordo com o boletim de ocorrências, a vizinha passou a ofendê-los em voz alta, para toda vizinhança escutar.

 

“Sem motivo algum, começou a dizer que ela e o esposo são dois macacos, pretos favelados, micos comedores de lixo e que o prédio onde moram e o bairro Bom Pastor não são lugares de residirem pretos e favelados”, relataram os policiais.

 

Os policiais também narram no B.O que, ao chegarem no local, a mulher continuava com as ofensas. “Ficamos ouvindo ela dizer incessantemente que seus vizinhos de baixo são macacos, pretos safados e que eles não deixam ninguém dormir. Que mudaram para o prédio para implicar com ela a mando da proprietária do imóvel onde Fernanda reside”, continua o B.O.

Quando chegaram no apartamento, o esposo da mulher atendeu e disse aos policiais que ela faz tratamento psiquiátrico e que estava tendo um surto. Os PMs acionaram o Samu. No entanto, na avaliação dos profissionais do atendimento de emergência, não se tratava de um surto.

 

“O enfermeiro sentiu hálito etílico, visualizou andar cambaleante e olhos vermelhos. A mulher relatou que fez uso de bebida alcoólica misturada com clonazepam (remédio de tarja preta). Ou seja, o enfermeiro do SAMU descartou o surto psicótico e disse que a autora estava em estado de embriaguez”, relata o boletim.

 

Por causa disso, a autora foi presa e levada para a delegacia. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ela está presa na Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora, à disposição da Justiça.

“A gente está buscando sempre combater esse tipo de caso, de cabeça erguida. Somos trabalhadores honestos. Racismo é crime e quando acontece com a gente dói muito. A gente espera buscar reparação dentro da Justiça. Orientar meus irmãos sobre se informar, tirar o máximo de dúvidas possível para que não se normalize. Não podemos ter tolerância”, enfatizou Felipe.

Caso didático, diz advogada

De acordo com Carina Dantas, advogada das vítimas, o próximo passo é requerer que a autora das ofensa siga presa. “Nós estamos trabalhando para que ela responda pelo crime que cometeu, tanto civil quanto criminal”, disse a advogada.

Leia também: Organização que sequestrava e torturava rivais em MG é alvo de operação

Para Carina, esse tipo de prisão tem um caráter didático para a sociedade. “Esse caso não é um simples aborrecimento, é um crime. Procuramos que ele seja visto pela sociedade de Juiz de Fora como um crime didático. Os policiais agiram de forma rápida. Pegaram a autora em flagrante e ela se encontra presa”, finalizou.

Leia mais

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World