No “Nós por nós”, favela da Maré chega a uma das menores taxas de transmissão da covid-19 no Rio

Asia's Tech News Daily

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

© Fernando Souza (EL PAÍS) Voluntária usa megafone para convocar moradores do conjunto de favelas da Maré para se vacinarem contra a covid-19.

“Alô, alô morador! Vai vacinar, morador! É até às 17h, vai lá na Clínica da família, na associação de moradores ou na escola mais próxima”, gritava uma voluntária em um megafone durante uma ação de mobilização numa tarde de 31 de julho, na Maré, um conjunto de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro. O território foi o primeiro do gênero no Brasil a receber vacinação em massa contra a covid-19, numa campanha que contou com a parceria da ONG Redes da Maré, da Prefeitura do Rio e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Passados menos de três meses e milhares de vacinados, a Maré celebra uma das menores taxas de transmissão de covid-19 do Rio de Janeiro, como informou o secretário de Saúde municipal, Daniel Soranz, nesta sexta, 15. Até o dia 9 de outubro, o completo registrava 373 mortes por covid-19. Neste final de semana, um mutirão avançava com a segunda dose.

A Maré é um conjunto de 16 favelas que, juntas, são território para cerca de 140.000 pessoas. Fica às margens da Baía de Guanabara e atravessadas por três vias importantes do Rio: a Linha Amarela, a Linha Vermelha e a Avenida Brasil. É um bairro enérgico e frenético, com vasto comércio e circulação de pessoas. A Fiocruz deu início a um estudo no bairro com o mutirão de julho para avaliar o impacto da vacinação na população.

Os mais velhos já haviam começado a se vacinar. Mas os mutirões de vacinação da primeira e segunda dose acelerou a imunização entre os maiores de 18 anos que ainda não haviam vacinado. Cerca de 36.000 moradores tomaram a primeira dose nos mais de 130 postos disponíveis dentro da comunidade. O imunizante aplicado foi o da Oxford/AstraZeneca.

Para convencer os moradores em meio às desconfianças, centenas de moradores foram convocados para fazer o papel de voluntários e quebrar a resistência. Em todas as favelas, equipes da Redes da Maré se enveredaram pelas ruelas, becos e vielas conversando com quem estivesse passando. Divididos em duplas, os mobilizadores carregavam panfletos com informações de faixa etária, horário e postos de vacinação.

Os voluntários foram de porta em porta convidar para a vacinação. Quando não encontravam ninguém, colocavam os panfletos por debaixo da porta das casas. “Pelo menos quando a pessoa chegar em casa irá ver.” A falta de vacinação de alguns moradores chegou a ser abordada em tom de denúncia durante a campanha daquele sábado:

— Ela não se vacinou.

— Não me vacinei ainda, mas vou —disse uma mulher com olhos de constrangimento e que estava aparentemente temerosa.

— Ouvi dizer que a vacina dá reação. E se eu morrer?

— Isso é normal, pode ser que dê ou não a reação —explica um voluntário.

As equipes foram formadas levando em consideração a familiaridade com o território a ser percorrido. “A ideia de construir uma rede de mobilização a partir de voluntários que vão trabalhar na área onde eles moram é de construir uma rede de afeto, confiança e, assim, criarmos uma rede de relacionamento”, explica Mariane Rodrigues, que trabalha na Redes. “Se você acorda de manhã, abre a janela e vê o seu vizinho com um megafone chamando para vacinar, isso vai criar um estranhamento que vai abrir a possibilidade da pessoa ouvir o outro”, defende.

Logo no começo da jornada daquele sábado de julho, um dos voluntários cumprimentava um homem de meia idade que está saindo de casa e pergunta se já foi vacinado. Ele responde que foi há alguns meses, mas pegou um panfleto e colou em uma parede. “Quem passa aproveita e dá uma olhada, não é uma boa?”, sugeriu o homem. Mais adiante, uma mulher comenta: “Tomei hoje e levei duas vizinhas”.

Uma das estratégias de comunicação para convencer os mais novos saiu da cabeça de um jovem morador. Em agosto, o Raphael Vicente, de 21 anos, virou sensação com um vídeo roteirizado por ele dentro da Maré, explicando por que era preciso continuar a usar máscara mesmo depois da primeira dose da vacina. Andando pelas vielas, Vicente pede para dar uma olhada no calendário de vacinação para colocar “a preciosa no braço”. Entra em cena uma moradora que fala: “Ah mas a Astra Zeneca causa efeito colateral, né”. Raphael então responde que são sintomas leves e fecha com humor: “Como diz o filósofo [ele mesmo], a paulada pode durar uma noite, mas a imunização chega pela manhã”.

Em alguns casos, o convite à vacinação não foi bem sucedido, com contrapartidas que repetiam as muitas notícias falsas disseminadas contra as vacinas no país. O imunizante “mata”, “não presta” e “por que tomar uma vacina que dá muita reação?” foram algumas das respostas.

© Fernando Souza (EL PAÍS) Voluntário entrega panfletos sobre a vacinação contra covid-19 para os moradores da Maré.

a melhor campanha contra o corona vírus que vocês vão ver hoje pic.twitter.com/EU3xSvyUkL

— rapha (@raphaelviicente) August 3, 2021

“Nós por nós”

Ainda em março de 2020, quando pouco se sabia sobre o coronavírus, lideranças de comunidades de diversos Estados participaram de uma reunião online para começar a montar uma estratégia de comunicação em favelas e periferias para informar sobre o coronavírus. Assim surgiu a Frente de Mobilização da Maré, uma união de coletivos de comunicação de base comunitária, que espalharam pela Maré cartazes e faixas com orientações aos moradores, além de um carro de som. “Por mais que a tecnologia esteja à mão, a gente ainda tem dificuldade do acesso à informação voltada, não só com a linguagem, mas também ao nosso povo da favela”, argumenta Naldinho Lourenço, fotógrafo e atuante na Frente. “Aqui é nós por nós, trabalhamos muito essa comunicação mais popular, mais próxima das pessoas”, diz.

Houve campanha por doações, e à medida que foram crescendo, foi trabalhada a segurança alimentar a partir da crise econômica que veio junto com a pandemia. “Percebemos que os movimentos que estavam acontecendo aqui na favela não iam dar conta da demanda das famílias, pessoas que sofreram com o desemprego, sem perspectiva de trabalho….’. Foi aí que iniciou um processo de reunir nomes e informações de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Foram distribuída entre 2000 a 3000 cestas básicas por mês, no período de três a quatro meses atendendo essas famílias, impactando cerca de 12.0000 pessoas. Em novembro do ano passado, no entanto, as doações começaram a cair. A luta, segundo ele, segue para conseguir editais e doações para arrecadar fundos para continuar o trabalho. A vacinação em massa contra a covid-19, porém, é um alento na esperança de dias melhores, ainda que problemas antigos estejam presentes.

© Fernando Souza (EL PAÍS) Homem recebe dose da vacina contra a covid-19 em clínica da Maré.

‘Uma cidade dentro da cidade”

A história do bairro remonta ao início do século XX, com as primeiras habitações de pescadores no Morro do Timbau, à época a única região seca em meio ao mangue, explica o historiador e doutor em sociologia pela PUC-Rio Edson Diniz, que também é um dos fundadores da Redes da Maré. Além deles, uma empresa extraía pedras do Morro do Timbau para vender no Centro do Rio. A partir dos anos 1940, porém, a Maré começa a ser realmente habitada. “As pessoas começam a chegar na Maré porque era um lugar ainda com poucas habitações, que ficava relativamente próxima ao Centro da cidade, onde está o emprego, e próxima ao bairro de Bonsucesso, que tinha muitas fábricas e indústrias. Também começa a ser construída a Avenida Brasil e muitos trabalhadores vêm para Maré para ficar próximo ao trabalho”, completa Diniz.

A década também é marcada pelo início da construção da Universidade do Brasil, que hoje é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “O campus do Fundão começa a ser construído. Esse conjunto de obras, fábricas, a UFRJ, a construção da Avenida Brasil, vai facilitar a chegada dos primeiros moradores nos anos 40”.

O crescimento começa a ser expressivo nas décadas de 1950 e 1960, quando os próprios moradores começam a aterrar a Baía de Guanabara. Diniz comenta que o nome Maré decorre do fato da favela estar em cima da Baía de Guanabara. “Os primeiros moradores ocupam o morro e depois vão descendo para as áreas adjacentes. As primeiras habitações, até antes do aterro, são as palafitas, barracos de madeira, muito precários, fincados sob estapas no final da Baía”. O processo de aterramento vai sendo progressivo, seja pelo Estado, seja pelos moradores, para tornar a Maré um território plano.

Entre os anos 1980 e 1990, havia um projeto que ameaçava expulsar os moradores. É nesse contexto que surgem as associações de moradores. “Eles reivindicavam ficar no espaço e de ter melhores condições de vida, como água, luz, esgoto, escola, porque era tudo muito precário até os anos 1990”, explica. “Luta para ficar e luta para melhorar de vida. Isso vai atravessar a história da Maré e explica porque a Maré é tão organizada e se movimenta tanto”, ressalta. Com a vacinação contra a covid-19, virou referência outra vez.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Internet Explorer Channel Network
Asia's Tech News Daily
News Related

OTHER NEWS

É verdade que bebês têm mais cólica no fim do dia?

Os primeiros dias com o bebê em casa são recheados de novidades para a família e, por isso, pode levar um tempo até os pais distinguirem os motivos por trás ... Read more »

Há mais de um ano sem jogar, Henrique tem futuro indefinido no Cruzeiro

Oitavo atleta que mais vestiu a camisa do Cruzeiro, com 524 jogos, Henrique não disputa uma partida há mais de um ano, quando esteve em campo na derrota por 2 ... Read more »

Quantas vezes o Grêmio foi rebaixado para a Série B do Brasileirão?

O Grêmio está muito perto de um novo rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Após a derrota para o Bahia na noite dessa sexta-feira (26), o time de ... Read more »

Decadência? De saída do Real Madrid, Isco pode ter destino inusitado

A passagem de Isco pelo Real Madrid está próxima do fim. O meia, que não vive o auge de sua carreira no futebol europeu, quer deixar o clube já desde ... Read more »

Em má fase no setor ofensivo e perto do Z-4, São Paulo tem seu pior ataque na história do Brasileirão

O São Paulo tem vivido com a ameaça cada vez mais constante de entrar na zona de rebaixamento logo na reta final do Campeonato Brasileiro. Devido aos maus resultados na ... Read more »

La policía toma medidas enérgicas ante el alarmante aumento de robos a domicilio en zonas exclusivas de L.A.

El jefe de policía de Los Ángeles, Michel Moore, anunció el martes la creación de un grupo de trabajo para detener a los ladrones que operan con la modalidad de ... Read more »

Feijoó dice que no aceptará el cierre de Alcoa y pide una transición sin "ruptura"

© Proporcionado por Agencia EFE Santiago de Compostela, 27 nov (EFE).- El presidente de la Xunta, Alberto Núñez Feijóo, ha asegurado que no va a aceptar el cierre de la ... Read more »

Francia dice que está dispuesta a discutir la autonomía de Guadalupe

© Reuters/Ricardo Arduengo FOTO DE ARCHIVO-Una vista aérea de una barricada de coches quemados y escombros en una rotonda que bloquea el tráfico en la carretera N1 después de las ... Read more »

La India revisará las restricciones a los viajes por la variante ómicron

© Proporcionado por Agencia EFE Nueva Delhi, 27 nov (EFE).- El primer ministro de la India, Narendra Modi, ordenó este sábado revisar los planes de relajar las restricciones de los ... Read more »

Federico Valverde se recuperó de su lesión y su entrenador confirmó que jugará

© Proporcionado por Montevideo Portal Foto: Prensa Real Madrid Después de su esguince de rodilla sufrido en el clásico ante Barcelona el 24 de octubre, donde jugó menos de 20 ... Read more »

¿Mbappé y Haaland? Ancelotti adelanta "grandes planes para julio" en Real Madrid

© Getty Images La temporada de Real Madrid viene siendo más positiva de lo que quizás muchos aficionados hubiesen esperado. La explosión de Vinicius, la vigencia de Karim Benzema, el ... Read more »

UFC-legenda luuli löytäneensä lääkkeen koronaviruksen voittamiseksi – kuusi päivää myöhemmin paljastui karu totuus

© Tiedotekuva UFC-legenda Diego Sanchez kertoi reilu viikko sitten saaneensa koronavirustartunnan. Sanchezilta tuli nopeasti helpottava päivitys. Hän kertoi Twitterissä saaneensa Regeneronin lääkkeitä, jotka perustuvat vasta-aineisiin. – On mennyt vain kuusi tuntia ... Read more »

Novamente juntos? Diogo Amaral declara-se a Jessica Athayde: "Amo-te"

O ator celebrou os seus 40 anos e respondeu de forma especial à mensagem de Jessica Athayde que partilhou uma fotografia de Diogo Amaral com o filho. Diogo Amaral festejou ... Read more »

Com rifas e ajuda de amigos, torcedores se viram para ver a final da Libertadores

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! Os preços exagerados das passagens aéreas, acomodações e dos ingressos para assistir à ... Read more »

Covid-19: Processo de vacinação vai acelerar e pode atingir 90% - Coordenador

© Fornecido por Lusa Vacinação contra a covid-19 e gripe na Amadora Lisboa, 27 nov 2021 (Lusa) – O coronel Carlos Penha-Gonçalves prometeu hoje intensificar o processo de vacinação contra ... Read more »

Secretário-Geral de Minas Mateus Simões é assaltado durante viagem a SP

O Secretário-Geral do governo Romeu Zema (Novo), Mateus Simões (Novo), e sua esposa, foram assaltados na noite dessa sexta-feira (26/11) em São Paulo. De acordo com Simões, o táxi em ... Read more »

Funcionarios de California publicaron un informe largamente esperado sobre el problemático laboratorio de pruebas estatal

© (Marcio José Sánchez / Associated Press) El gobernador Gavin Newsom recorre una nueva instalación de pruebas de coronavirus en Valencia, en octubre de 2020. (Marcio José Sánchez / Associated ... Read more »

Compras a crédito: ventajas y desventajas de este tipo de transacciones

© Proporcionado por Telemundo Los Angeles I Collected Hundreds of Thousands of Credit Card Points Over the Past 10 Years—But Now I Wonder Why El método de “compre ahora y ... Read more »

Tiroteo en centro comercial de EEUU deja un herido

TACOMA, Washington, EE.UU. (AP) — Varios disparos de origen desconocido se escucharon la víspera en un centro comercial en el estado de Washington, repleto de compradores por el Viernes Negro, ... Read more »

Con los hospitales llenos, el centro de California suplica enviar pacientes con COVID-19 a Los Ángeles

© Proporcionado por LA Times Por cada 100.000 residentes, el condado de Fresno tiene 22 pacientes de COVID-19 en sus hospitales; mientras que los condados de Los Ángeles y Orange ... Read more »

Alianza Lima vs. Sporting Cristal: todo lo que debes saber sobre la final de vuelta de Liga 1 Betsson

© Proporcionado por RPP Alianza Lima vs. Sporting Cristal. El domingo 28 de noviembre saldrá el campeón de la Liga 1 Betsson temporada 2021. Alianza Lima irá al Estadio Nacional ... Read more »

Covid-19: Portugal quer vacinar mais de meio milhão de pessoas por semana

© Fornecido por Lusa Conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe sazonal Lisboa, 27 nov 2021 (Lusa) – O responsável pelo núcleo de ... Read more »

Ruben Amorim: «Os contratos valem pouco, mas sou muito feliz no Sporting»

© Maisfutebol Ruben Amorim: «Os contratos valem pouco, mas sou muito feliz no Sporting» Ruben Amorim saiu valorizado da qualificação do Sporting para os oitavos de final da Liga dos ... Read more »

Moçambique: Insegurança persiste em Cabo Delgado

© LUSA – LUIS MIGUEL FONSECA Apesar do avanço das tropas moçambicanas e das suas aliadas do Ruanda e da SADC, no teatro operacional norte na província de Cabo Delgado, ... Read more »

Ruben Amorim: «O Jesus e o Conceição estão muito à minha frente»

© Maisfutebol Ruben Amorim: «O Jesus e o Conceição estão muito à minha frente» Ruben Amorim pode chegar este domingo às cinquenta vitórias na Liga e, a confirmar-se, será o ... Read more »

Covid-19: Processo de vacinação vai acelerar e pode atingir 90%

O coronel Carlos Penha-Gonçalves prometeu hoje intensificar o processo de vacinação contra a covid-19 e manifestou-se convicto de que é possível atingir os 90% da população vacinada. © Getty Images ... Read more »

Covid-19: Guiné-Bissau preocupada com nova variante

© Fornecido por Lusa Guiné-Bissau: Bissau Bissau, 27 nov 2021 (Lusa) – A alta comissária para a covid-19 na Guiné-Bissau, Magda Robalo, manifestou hoje preocupação com a nova variante do ... Read more »

Ruben Amorim: «O Quaresma tem de trabalhar muito para voltar ao Sporting»

© Maisfutebol Ruben Amorim: «O Quaresma tem de trabalhar muito para voltar ao Sporting» O Sporting vai defrontar este domingo um Tondela debilitado por seis casos de covid-19 que, além ... Read more »

CEO da Lufthansa prevê proibição de voos para não vacinados no mundo

O diretor executivo (CEO) da companhia aérea alemã Lufthansa, Carsten Spohr, está convencido de que serão impostas globalmente proibições de voos para pessoas não vacinadas contra a covid-19. © Getty ... Read more »

Covid-19: Belenenses SAD com 17 infetados não pediu adiamento do jogo com Benfica

© Fornecido por Lusa BALIZA COM BOLA Oeiras, Lisboa, 27 nov 2021 (Lusa) – O Belenenses SAD, com 17 elementos infetados com covid-19, vai realizar nova despistagem hoje, antes da ... Read more »

Tercera dosis vacunación COVID-19: ¿cuáles son los requisitos y dónde me toca recibir la vacuna de refuerzo?

© Sociedad Tercera dosis vacunación COVID-19: ¿cuáles son los requisitos y dónde me toca recibir la vacuna de refuerzo? Ayer, martes 26 de noviembre, empezó la aplicación de refuerzo de ... Read more »

9 mentiras de antivacunas y negacionistas a tener en cuenta estas navidades

© Foto: Mario Vazquez de la Torre/AFP (Getty Images) La luciferasa no está en las vacunas covid-19, pero las luciérnagas la usan para iluminarse por la noche Para muchas personas, ... Read more »

Se suma una segunda víctima mortal por balacera durante la noche de Acción de Gracias

© Proporcionado por Telemundo San Antonio Dos personas muertas y otras dos heridas fueron el saldo de una balacera contra una residencia durante la noche de Acción de Gracias. En ... Read more »

Más países se blindan frente a ómicron y Sudáfrica se siente castigada

© Proporcionado por Agencia EFE Redacción Internacional, 27 nov (EFE).- Aumenta el número de países que intentan blindarse frente a ómicron, la nueva variante de coronavirus, con la prohibición de ... Read more »

La alerta por ómicron muestra el error global de no distribuir mejor las vacunas

© Proporcionado por Agencia EFE Ginebra, 27 nov (EFE).- La variante ómicron del coronavirus, que ha desatado la alerta mundial, se detectó en un país, Sudáfrica, donde la tasa de ... Read more »

Bolivia registra de 1.359 nuevos casos y 16 fallecidos por la covid-19

© Proporcionado por Agencia EFE La Paz, 27 nov (EFE).- Bolivia informó de 1.359 nuevos casos y 16 fallecidos por la covid-19, según el último partesobre la situación de la ... Read more »

Karla Panini anuncia su regreso como La Lavandera.

© Redes sociales Panini retomará el personaje que tanta fama le dio El nombre de Karla Panini se vuelve a encontrar en medio de la polémica y es que a ... Read more »

Premier League: Siga em direto os resultados e marcadores da 13.ª jornada

Siga, a par e passo, tudo o que acontece no principal escalão do futebol inglês. © Getty Images Siga, a par e passo, tudo o que acontece no principal escalão ... Read more »

Bandidos roubam carro, batem em caminhão e morrem carbonizados em acidente

Uma perseguição a um carro roubado com dois homens suspeitos de praticar o crime acabou com a dupla morta, na noite dessa sexta-feira (26/11), em Betim, na Grande BH. Eles ... Read more »

Presidente Piñera anuncia extensión del IFE Laboral “más allá de diciembre”

© Proporcionado por Publimetro Publimetro Chile El Presidente Sebastián Piñera anunció la extensión del Ingreso Familiar de Emergencia (IFE) laboral “más allá de diciembre”, sin detallar un mes en específico. ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic