Satélite fora de serviço há 13 anos vai reentrar na atmosfera terrestre

satélite fora de serviço há 13 anos vai reentrar na atmosfera terrestre

O satélite pioneiro na observação da Terra, o ERS-2 foi lançado em 1995 e colocado a uma altitude de quase 800 quilômetros

Um satélite europeu inovador da década de 1990, com aproximadamente 2,3 toneladas, está prestes a realizar uma reentrada não controlada na atmosfera terrestre. Contudo, não há motivo para alarme.

O ERS-2, lançado quase 30 anos atrás como o mais avançado instrumento de observação da Terra desenvolvido e lançado pela Europa na época, está programado para se fragmentar durante o processo, com a expectativa de que a maioria de suas partes queime durante a reentrada, conforme informado pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Apesar disso, como a reentrada do satélite, que operou até 2011, será “natural” (objetos com massas semelhantes reentram na atmosfera da Terra a cada uma ou duas semanas), a agência não pode prever com precisão quando e onde, especificamente, o satélite entrará na atmosfera terrestre.

Segundo uma previsão da ESA desta segunda-feira (19), a reentrada está prevista para ocorrer por volta das 12h da próxima quarta-feira (21), no horário de Brasília.

A ESA o desativou em 2011 para que caísse gradualmente em direção à Terra, a cerca de 500 km de distância, em apenas 13 anos.

A ESA está monitorando constantemente a altitude orbital do satélite à medida que ele diminui. Embora seja possível que alguns fragmentos alcancem a superfície terrestre, a expectativa é que caiam no oceano. É importante ressaltar que nenhum desses fragmentos conterá substâncias tóxicas ou radioativas, conforme esclarecido pela ESA.

Além disso, a probabilidade de um ser humano ser atingido por detritos espaciais é extremamente baixa, estimada em cerca de uma em um trilhão.

Leia Também: Luz intensa e rastro de fumaça; meteorito explode no céu de Portugal

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World