"Massa de 17 milhões de sóis": o corpo mais brilhante do universo é um quasar mortal

“It has a mass of 17 billion suns, and eats just over a sun per day.”

Astrónomos encontraram um novo recorde para o corpo mais brilhante do Universo depois de descobrirem um quasar monstruoso que brilha cerca de 500 biliões de vezes mais que o Sol.

Quantos humanos estão no espaço nesse exato instante? Confira em em tempo real

Acredita-se que os buracos negros supermassivos, que se escondem nos corações da maioria das galáxias, cresçam alimentando-se de vastos discos de material interestelar gravitacionalmente ligado. Este processo libera uma enorme quantidade de radiação, parte da qual é lançada no universo na forma de luz visível. No caso de buracos negros extremamente ativos, conhecidos como quasares, o brilho desencadeado pela gula cósmica pode ser suficiente para ofuscar a luz combinada de cada estrela da galáxia hospedeira em que está inserido.

NASA compartilha som de buraco negro no espaço

Num estudo recentemente publicado, cientistas detalharam a natureza de um gigantesco quasar recorde – conhecido simplesmente como J0529-4351 – que, segundo os autores, é o corpo mais luminoso encontrado na história do nosso cosmos (até outro ser descoberto).

“Descobrimos o buraco negro de crescimento mais rápido conhecido até à data”, disse o astrónomo da Universidade Nacional Australiana, Christian Wolf, co-autor do novo estudo publicado na revista Nature Astronomy. “Tem uma massa de 17 mil milhões de sóis e come pouco mais de um sol por dia. Isso o torna o objeto mais luminoso do universo conhecido.”

Estima-se que a luz do quasar tenha viajado durante cerca de 12 mil milhões de anos antes de ser interceptada pelos telescópios terrestres. Os pesquisadores acreditam que o show de luz cósmica ocorreu quando J0529-4351 se alimentou de um disco colossal de material interestelar medindo sete anos-luz de ponta a ponta. Colocado no contexto do nosso sistema solar, tal disco ocuparia um espaço equivalente a 15.000 vezes o abismo entre o Sol e o planeta Netuno, tornando-o a maior estrutura do seu tipo no universo conhecido.

Estrela se transforma em ‘rosquinha’ do tamanho da nossa galáxia após ser engolida por buraco negro

Na verdade, J0529-4351 foi capturado em pesquisas astronômicas que datam da década de 1980, mas foi confundido com uma estrela pelas ferramentas de aprendizado de máquina usadas para escanear os conjuntos de dados devido ao seu brilho extremo, que é equivalente a 500 trilhões de vezes maior que o de nosso sol.

Em 2023, os cientistas descobriram a verdadeira identidade de J0529-435 como um quasar distante usando dados do observatório Siding Spring, na Austrália. Outras observações realizadas com um instrumento de última geração montado no Very Large Telescope do ESO, no Chile, foram posteriormente utilizadas para confirmar o estatuto do quasar como o corpo mais luminescente descoberto no Universo até à data. Os autores do estudo que descreve o J0529-435 acreditam que o quasar representará um alvo promissor para a próxima geração de telescópios e instrumentos que deverão entrar em operação na próxima década.

Traduzido por: Bárbara Castro Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World