Personalidades da cultura, desporto e academia lançam manifesto de apoio a Pedro Nuno

“Não podemos dar um salto no escuro, nem andar para trás. Tudo aquilo que foi conquistado pode mesmo ser-nos retirado”, lê-se no manifesto de apoio ao secretário-geral do PS

personalidades da cultura, desporto e academia lançam manifesto de apoio a pedro nuno

Personalidades da cultura, desporto e academia lançam manifesto de apoio a Pedro Nuno

Cerca de 300 personalidades dos meios da cultura, do desporto, da ciência e da academia subscrevem um manifesto de apoio a Pedro Nuno Santos para primeiro-ministro, advertindo que Portugal não pode dar “um salto no escuro”.

“Não podemos dar um salto no escuro, nem andar para trás. Os direitos fundamentais e as conquistas sociais nunca são perpétuos ou irreversíveis. Tudo aquilo que foi conquistado pode mesmo ser-nos retirado”, lê-se no manifesto de apoio ao secretário-geral do PS.

Entre outras individualidades, subscrevem o documento, ao qual a agência Lusa teve acesso, Alice Vieira, Daniel Sampaio, Eduardo Barroso, Francisco Seixas da Costa, Graça Morais, Irene Pimentel, Joana Vasconcelos, Joshua Ruah, Laurent Filipe, Lena d’Água, Lito Vidigal, Manuela Machado, Maria de Medeiros, Maria do Céu Guerra e Miguel Lobo Antunes.

Na lista de subscritores estão também Richard Zimler, Rosa Mota, Rui Vieira Nery, Teresa Salgueiro, Tiago Guedes e Vital Moreira, para quem as próximas eleições se realizam “num tempo nacional, europeu e internacional marcado por graves perigos e ameaças, o que dá uma responsabilidade ainda maior às escolhas que se fizerem e às consequências delas no futuro individual e coletivo”.

“Neste momento de uma grande exigência moral, cívica e política, os subscritores deste manifesto consideram ser seu dever expressar publicamente uma posição clara sobre o que está em causa nestas eleições. Na sua natural diversidade de opiniões, fazem-no por imperativo de consciência e com independência de juízo, mas assumindo consequentemente as suas convicções democráticas e a defesa do interesse nacional”, justificam.

Durante os governos do PS liderados por António Costa, segundo os signatários do texto, “enfrentaram-se situações dramáticas, como a pandemia e os efeitos das guerras na economia, na vida das pessoas e no ambiente internacional”.

“Tendo sucedido ao governo do PSD e do CDS, no período da troika, que impôs medidas de uma dureza social inédita, os governos do PS mudaram o clima político, que era de uma enorme tensão, fomentando a convivência cívica e a paz social, e inverteram as políticas de austeridade praticadas em nome de uma agressiva convicção ideológica neoliberal, repetidamente afirmada”, defendem.

Os subscritores do manifesto consideram que “a mudança de rumo” com os governos do PS “garantiu avanços ao país que são hoje reconhecidos a nível nacional e internacional”.

“Todas as alternativas de mudança, que agora se apresentam como possíveis, falham na resposta cabal e estrutural aos desafios que o país enfrenta. Em muitas áreas, e sobretudo nas mais decisivas para uma democracia como a nossa, representam mesmo um retrocesso. Não podemos, em consciência, permitir que inimigos da democracia e das nossas liberdades ponham em perigo o nosso futuro partilhado.

Por tudo isto, manifestamos, nas atuais circunstâncias, o nosso apoio ao PS e ao seu candidato a primeiro-ministro, Pedro Nuno Santos”, acrescenta-se no manifesto.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World