Depressão na infância e adolescência: saiba quais são os sinais

depressão na infância e adolescência: saiba quais são os sinais

depressão na infância e adolescência

A depressão pode acontecer em qualquer faixa etária, desde a infância até a fase adulta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em uma década, o número de casos de depressão em crianças entre 6 e 12 anos saltou de 4,5% para 8%. Além disso, um em cada sete jovens de 10 a 19 anos sofre com alguma condição de saúde mental.

“A infância e a adolescência são fases críticas para a saúde mental, por envolverem grandes mudanças e transformações e os pais devem sempre estar atentos aos sinais que podem indicar que a saúde mental dos filhos não vai bem”, afirma Filipe Colombini, psicólogo, orientador parental e CEO da Equipe AT.

SINAIS DA DEPRESSÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Muitas vezes, a depressão é uma doença silenciosa e, por isso, pode ser difícil identificá-la. O especialista afirma que, para detectar o problema, é fundamental ficar atento aos padrão de comportamento dos pequenos.

“Ao conhecer bem os padrões e atitudes do filho e saber como é sua personalidade, os adultos conseguem identificar mais facilmente quebras nesse padrão, o que pode dar indícios da depressão”, recomenda.

Dessa forma, um sinal de alerta deve se acender quando crianças extrovertidas, por exemplo, passam a preferir momentos de solidão e recolhimento.

Na adolescência, período marcado por várias alterações do humor e crises emocionais, existem uma série de indícios que podem mostrar que algo não vai bem, entre eles:

  • Afastamento de atividades sociais;
  • Baixo rendimento escolar;
  • Problemas alimentares;
  • Abuso de álcool ou drogas.

Quando a fase adulta se aproxima, é comum que os jovens encarem novas situações e pressões sociais, e essa transição pode ser bastante complicada para alguns.

Em caso nos quais as alterações de comportamento sejam muito evidentes, os pais devem adotar uma postura responsável, sem julgar ou estigmatizar o problema, e garantir um ambiente de apoio e compreensão. De acordo com Colombini, a rede de apoio é imprescindível para reconhecer de maneira precoce um quadro de depressão.

“Devemos lembrar que essa rede de suporte não é formada somente por familiares, mas sim por todos aqueles que convivem ativamente com as crianças e jovens”, explica Colombini. “Por isso, colegas e professores, por exemplo, podem perceber mudanças comportamentais no ambiente escolar e alertar os pais para um problema que eles talvez não tenham percebido”, completa.

Por fim, vale lembrar que a ajuda de um especialista da área de saúde mental é necessária para um diagnóstico mais rápido e preciso. “Quanto  mais cedo ocorrerem as intervenções terapêuticas, assim que forem identificados os sintomas, a tendência é que o tratamento tenha um prognóstico bem melhor”, conclui.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World