Chuva vai dar tréguas no dia de Carnaval

Os últimos dias foram de chuva e vento e será assim também nos próximos. No entanto, a precipitação no dia 13 será pouco provável a partir da tarde.

chuva vai dar tréguas no dia de carnaval

Chuva vai dar tréguas no dia de Carnaval

Os próximos dias vão se manter de chuva e vento em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira. No entanto, temos boas notícias. Além das temperaturas aumentarem ligeiramente no continente, no dia de Carnaval, dia 13, em que há dezenas de cortejos por todo o país, a precipitação será pouco provável a partir da tarde.

Até ao dia 13 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera-se a ocorrência de precipitação em todo o território continental, sendo pontualmente intensa nas regiões Norte e Centro. O vento irá soprar por vezes forte, especialmente, nas terras altas.

No entanto, a precipitação no dia 13 será pouco provável a partir da tarde.

Em comunicado, o IPMA explica que o estado do tempo deve-se à passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a depressões que se deslocam no Atlântico em direção à Europa.

Em relação à temperatura, o IPMA garante que se vai registar uma subida gradual, ainda que temporária, até ao dia 13.

Tanto os valores da temperatura mínima como da máxima deverão estar a acima dos valores médios para o mês de fevereiro. A temperatura mínima vai variar entre 10 e 16 °C, com valores entre 5 e 10 °C no interior Norte e Centro e a temperatura máxima irá oscilar entre 15 e 22 °C.

Açores e Madeira

Esta segunda-feira nos Açores, a aproximação de um sistema frontal irá condicionar o estado do tempo nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central a partir da tarde provocando precipitação. O vento soprará com rajadas até 85 km/h nas ilhas do Grupo Ocidental, e até 80 km/h nas ilhas do Grupo Central. No Grupo Oriental, o vento soprará com rajadas ate 60 km/h.

Durante o dia de terça-feira, dia 13, a passagem do sistema frontal, irá continuar a influenciar o estado do tempo especialmente nas ilhas dos Grupos Central e Oriental provocando também precipitação e rajadas até 75 km/h.

O IPMA, prevê que as temperaturas mínimas variem entre 14 e 15ºC e as máximas entre 18 e 19ºC.

Quanto à ondulação, esperam-se, nos próximos dias, no Grupo Ocidental, ondas de cinco a seis metros, e diminuindo para 3 a 4 metros no dia 13. Nos Grupos Central e Oriental, prevê-se ondas de três a cinco metros, diminuindo para dois a quatro metros no dia 13.

Na Madeira, o estado do tempo até ao dia 13 de fevereiro, será condicionado pela intensificação de um anticiclone que se encontra a oeste das Canárias e que se vai deslocando para nordeste. Prevendo-se, períodos de muita nebulosidade e ocorrência de precipitação fraca no dia 12.

A temperatura não irá sofrer variações significativas, com o valor da mínima a variar entre 15 e 18°C em quase todo o arquipélago e os valores da máxima a oscilar entre 18 e 24°C.

O vento será fraco a moderado de sudoeste no dia 12, rodando para leste/sueste no dia 13.

Dezenas de atividades de Carnaval foram canceladas nos últimos dias

Por causa da chuva forte e do vento, algumas atividades de Carnaval foram canceladas em Portugal Continental. É o caso dos desfiles de Loulé, Sesimbra, Elvas e Mealhada.

Os cortejos para terça-feira continuam, para já, agendados.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World