Opositor russo Boris Nemtsov recordado nove anos após a morte

opositor russo boris nemtsov recordado nove anos após a morte

O opositor russo Boris Nemtsov morreu há 9 anos

Nove anos após o assassinato de Boris Nemtsov, várias personalidades prestaram homenagem, na manhã desta terça-feira, ao político da oposição russa.

Apoiantes e diplomatas estrangeiros, entre eles a embaixadora dos Estados Unidos na Rússia, Lynne M. Tracy, depositaram flores na ponte de Moscovo onde Nemtsov foi morto a tiro.

Boris Nemtsov, que tinha então 55 anos, estava a passear a pé com a companheira, numa zona próxima do Kremlin, quando foi atingido por “quatro tiros nas costas”, segundo declarações feitas na altura pela porta-voz do ministério do Interior russo, Elena Alexeeva.

Cinco homens da Chechénia foram dados como culpados pelo assassinato, tendo o atirador sido condenado a 20 anos de prisão. No entanto, os apoiantes de Nemtsov sempre afirmaram que o julgamento foi uma tentativa de proteger o governo de acusações de envolvimento.

Quase todos os opositores de Putin foram mortos, presos ou forçados ao exílio

Mais recentemente, Alexei Navalny, o principal opositor do regime do presidente Putin nos últimos anos, morreu numa prisão no Ártico russo, onde se encontrava detido. Navlany tinha sido transferido para colónia penal de alta segurança em dezembro de 2023.

Na véspera da morte, o político russo estava prestes a ser libertado no âmbito de um acordo para troca de prisioneiros, segundo os antigos assesores.

Ao longo dos anos, Alexei Navalny expôs a corrupção endémica do regimo russo e organizou grandes protestos anti-Kremlin. Já em 2020, o opositor russo tinha sido alvo de uma tentativa de envenamento, durante um voo que se dirigia para Moscovo, que o levou até à Alemanha para receber tratamento.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World