Livre quer estudar criação de uma “herança social” de acesso a partir dos 18 anos

livre quer estudar criação de uma “herança social” de acesso a partir dos 18 anos

XIII Congresso do Livre

O Livre quer estudar a possibilidade de um jovem a partir dos 18 anos ter acesso a uma “herança social”, quantia que pode ter origem na taxação de “grandes heranças” ou através da rentabilização de certificados de aforro.

No discurso de encerramento do XIII Congresso do partido, que terminou hoje, no Porto, Rui Tavares avançou com uma proposta intitulada “herança social”, cujo modelo final ainda não está fechado e que o Livre vai propor que seja estudada pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social, “em conjunto com a academia e a sociedade civil”.

“Para perceber se é através de uma conta poupança criada para cada um que nasce em Portugal, se é com certificados de aforro, se é através de um imposto sobre grandes heranças”, detalhou.

A ideia é que um jovem, entre os 18 e 35 anos, possa ter acesso a uma quantia para investir na sua educação, “abrir um pequeno negócio” ou ainda “pagar ou ajudar a pagar a entrada para uma casa”.

O dirigente não detalhou ainda quais seriam os critérios de acesso a esta “herança social”, mas garantiu que seria uma quantia “adaptada às condições financeiras das famílias”, variando consoante os rendimentos.

“A herança social é mais um instrumento que nos permite fazer a catapulta social que nós precisamos aqui em Portugal e é mais um instrumento que permitirá transformar a pobreza em Portugal de fenómeno estrutural e permanente em algo limitado e pontual, que é possível resolver com políticas adequadas e atempadas”, sustentou.

No programa do Livre, aprovado hoje com 95% de votos a favor, propõe-se “estudar a criação de uma herança social, um sistema de redistribuição de riqueza e rendimentos e um reforço inequívoco da justiça social financiado a partir da tributação das grandes fortunas e das grandes heranças, que atribui a cada criança nascida em Portugal um montante ao qual pode aceder na maioridade”.

Outro instrumento social proposto pelo Livre é o da atribuição do subsídio de desemprego a um trabalhador que queira terminar uma tese de mestrado ou doutoramento – proposta já feita no programa eleitoral de 2022.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World