Saiba como formatar texto no WhatsApp

Há algum tempo, os usuários do WhatsApp receberam uma atualização do aplicativo que permite a formatação de mensagens em itálico, negrito ou tachado – quando há um risco sobre as palavras. Neste ano, novos recursos foram acrescentados ao app, tais como listas, linha de código e citação.

Para incluir a formatação em mensagens do WhatsApp, é preciso incluir símbolos antes e depois dos trechos que se deseja destacar. Isso é chamado de markdown, formatação reconhecida por vários editores de texto e, agora, presente no app de mensagens da Meta. Veja abaixo o passo a passo para formatar seus textos.

android, saiba como formatar texto no whatsapp

Apenas algumas formatações estão disponíveis para aparelhos Android. Imagem: captura de tela/Showmetech

Citação no WhatsApp

Um dos recursos mais diferentes é a citação. Nele, o usuário pode escrever uma parte do texto mais recuada, tal qual uma citação de sites, por exemplo. O símbolo utilizado para criar uma citação no WhatsApp é o sinal maior que (>).

Passo 1: digite, antes do paragrafo que deseja destacar, o sinal maior que (>):

android, saiba como formatar texto no whatsapp

Imagem: captura de tela/Showmetech

Passo 2: ao terminar o texto, clique em Enviar ou Enter (no teclado) e a mensagem será enviada na formatação escolhida.

android, saiba como formatar texto no whatsapp

Imagem: captura de tela/Showmetech

Formatar texto no WhatsApp: linha de código 

Se você trabalha com programação e desenvolvimento de software, a formatação como linha de código lhe será útil. Com ela, será possível destacar nas suas mensagens para seus colegas de equipe os trechos referentes a códigos que deseja compartilhar. Para ativar esta formatação, utilize o acento grave (`).

Passo 1: Ao escrever a linha de código, acrescente o acento grave (`) antes e depois do trecho escolhido:

android, saiba como formatar texto no whatsapp

Imagem: captura de tela/Showmetech

Passo 2: ao apertar Enter ou em Enviar, a mensagem será enviada com a formatação escolhida:

android, saiba como formatar texto no whatsapp

Imagem: captura de tela/Showmetech

Monoespaçado no WhatsApp

A formatação monoespaçada muda a fonte do texto, deixando-o com as letras em um tamanho e largura uniforme, semelhante à tipografia usada no Bloco de Notas do Windows. Para ativar esta formatação, utilize o acento grave (`) 3 vezes.

Passo 1: Ao escrever , insira três acentos graves (“`) antes e depois do texto.

android, saiba como formatar texto no whatsapp

Imagem: captura de tela/Showmetech

Perceba que a mensagem, automaticamente, muda o formato antes mesmo de clicar em enviar. Depois de terminar o texto, clique em enviar.

Lista com marcadores 

A lista de marcadores e a lista enumerada (falaremos mais a seguir) estão disponíveis apenas para (iPhone) e WhatsApp Web. Para utilizar a lista com marcadores, você poderá utilizar tanto o sinal de asterisco (*) quanto o hífen (-).

Para adicionar uma lista com marcadores à mensagem, insira asterisco (*) ou hífen (-) seguido de um espaço antes de cada item da lista.

Lista enumerada 

A lista enumerada é uma das novidades de formatação de texto no WhatsApp, e pode ser criada de forma semelhante à lista com marcadores: em vez de utilizar um asterisco ou hífen, aqui serão utilizados números.

Passo 1: para adicionar uma lista enumerada à mensagem, insira um número, um ponto e um espaço antes de cada linha de texto.

android, saiba como formatar texto no whatsapp

A lista enumerada, um dos recursos de formatação do WhatsApp, está disponível apenas para celulares iOS e no WhatsApp Web. Vídeo: captura de tela/Showmetech

Itálico

A formatação em itálico é uma das mais antigas e conhecidas dos usuários do WhatsApp, e pode ser usado para destacar palavras ou trechos inteiros de uma mensagem. A formatação em itálico é ativada utilizando o sinal de sublinhado (_).

Passo 1: insira o sinal de sublinhado (_) antes e depois do texto que deseja formatar em itálico.

android, saiba como formatar texto no whatsapp

Imagem: captura de tela/Showmetech

Negrito 

A marcação em negrito, um dos recursos mais antigos do aplicativo, é uma boa forma de destacar informações em um texto. O sinal que habilita esta formatação é o asterisco (*).

Passo 1: para destacar palavras em negrito, insira um asterisco (*) antes e depois do texto desejado.

android, saiba como formatar texto no whatsapp

Imagem: captura de tela/Showmetech

Tachado 

A formatação tachada ou sublinhada deixa a palavra com um risco no meio. O sinal que habilita esta formatação é o til (~).

Passo 1: Ao escrever, insira um til (~) antes e depois do texto que deseja formatar como tachado.

android, saiba como formatar texto no whatsapp

Imagem: captura de tela/Showmetech

Fonte: Suporte WhatsApp

Veja também:

Backup do WhatsApp para Android deixará de ser gratuito em 2024. Veja o que fazer

Como ter 2 contas de WhatsApp no mesmo celular

Revisado por Glauco Vital em 16/2/24.

O post Saiba como formatar texto no WhatsApp apareceu primeiro em Showmetech.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World