Cibercrime. EUA dão milhões por informações sobre líderes de grupo russo

Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de 13,8 milhões de euros por informações que levem à detenção dos líderes do grupo de cibercrime LockBit, ligado à Rússia, divulgou hoje o Departamento de Estado norte-americano.

cibercrime. eua dão milhões por informações sobre líderes de grupo russo

Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de 13,8 milhões de euros por informações que levem à detenção dos líderes do grupo de cibercrime LockBit, ligado à Rússia, divulgou hoje o Departamento de Estado norte-americano.

Este anúncio, de uma recompensa de até 15 milhões de dólares (13,8 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), surge depois de ter sido divulgado esta terça-feira que um total de dez países, incluindo os Estados Unidos, realizaram uma operação internacional contra uma rede que utilizava o programa malicioso LockBit.

A operação divulgada esta terça-feira foi conduzida pelo FBI e pela Agência Nacional de Crime do Reino Unido (NCA), e teve a cooperação da Europol, permitindo a detenção de dois elementos na Polónia e outros dois que operavam nos Estados Unidos.

Na operação, considerada uma das mais relevantes contra o cibercrime, foram apreendidas cerca de 200 contas de criptomoedas.

As agências europeias e norte-americanas disseram que também apreenderam servidores que o grupo usava para organizar e transferir dados das vítimas e obtiveram acesso a quase 1.000 ferramentas de pirataria informática.

Segundo o Departamento de Estado, desde janeiro de 2020, os utilizadores do LockBit realizaram mais de 2.000 ataques em todo o mundo contra instituições como hospitais ou autarquias e contra empresas de todos os tamanhos.

Estima-se que foram feitos mais de 144 milhões de dólares (133 milhões de euros) em pagamentos de resgate, para superar estes ataques informáticos.

Os Estados Unidos também anunciaram sanções contra duas pessoas envolvidas com o grupo russo LockBit, como no ataque de ransomware de novembro de 2023 contra o corretor de valores norte-americano Banco Industrial e Comercial da China (ICBC).

“A Rússia continua a fornecer um refúgio seguro para os cibercriminosos, onde grupos como o LockBit são livres para lançar ataques de ransomware contra os Estados Unidos, os seus aliados e parceiros. Esses ataques de ransomware têm como alvo infraestruturas críticas, incluindo hospitais, escolas e instituições financeiras”, frisou o Departamento do Tesouro norte-americano.

Os russos Ivan Gennadievich Kondratiev e Artur Sungatov foram os alvo das sanções, por participarem ativamente em ataques com este programa de ‘malware’.

O LockBit – que opera desde 2019, com base na Rússia – tem sido o grupo de ‘ransomware’ mais prolífico nos últimos dois anos, tendo sido responsável por 23% dos quase 4.000 ataques globais no ano passado.

Leia Também: Agências europeias e dos EUA desmantelam grupo russo de cibercrime BlockBit

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World