“O SNS deu-nos das melhores esperanças médias de vida e agora terá de dar qualidade a essa vida”: BE em Leiria para ouvir e falar de saúde

A caminho de Viseu, a caravana do Bloco de Esquerda parou na Marinha Grande para ouvir falar das lutas dos utentes do centro de saúde local e prometer um “novo fôlego” para o SNS

“o sns deu-nos das melhores esperanças médias de vida e agora terá de dar qualidade a essa vida”: be em leiria para ouvir e falar de saúde

“O SNS deu-nos das melhores esperanças médias de vida e agora terá de dar qualidade a essa vida”: BE em Leiria para ouvir e falar de saúde

O primeiro dia oficial de campanha amanheceu cinzento e chuvoso na Marinha Grande, mas pelas 9h30 eram já mais de duas dezenas as pessoas concentradas à porta do centro de saúde da Marinha Grande. Aguardam com expectativa, apesar do vento que abana as paredes de lona da tenda onde se abrigam. “Temos de compreender, a Mariana vem de mais longe que nós. Vem do Algarve”, diz uma militante.

E há de chegar. Vem para uma reunião com a Comissão de Utentes da Marinha Grande, uma organização sem cor partidária, fundada em 2007 para lutar contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) da cidade. Hoje, o SAP permanece ativo (embora “sempre com muitos entraves”, diz Luís Marques, um dos porta-voz) e a comissão também – agora com uma nova causa: lutar pelos dez mil utentes (cerca de 25% dos inscritos) que não têm médico de família atribuído.

“Nós não temos nada a apontar aos médicos nem aos enfermeiros, que têm feito um trabalho excelente. Só que não lhes dão meios para poderem responder às necessidades das populações. Ora é contra isso que nós nos batemos. Todos nós queremos dignidade, tanto na vida como na saúde”, diz Aires Rodrigues, presidente da Comissão de Utentes, numa breve conversa à entrada com

“Os poderes absolutos às vezes acham que não têm de ouvir ninguém”, responde Mariana Mortágua. Mas a coordenadora do BE veio para ouvir. E é para isso que se senta com os utentes, mas também com os principais candidatos do partido pela região (incluindo o cabeça de lista, o médico de família Rafael Henriques) e com o coordenador distrital Ricardo Vicente (ex-deputado que chegou a ser eleito por Leiria em 2019, mas que perdeu o assento parlamentar em 2022 para o Chega).

O serviço, dizem, já funcionou bem e isso ajudava a “desentupir hospital de Leiria”, dizem-lhe. Mas a situação tem-se vindo a agravar. “Nós não queremos mais do que aquilo a que temos direito”, diz Luís Marques. E por isso pede que o BE não os deixe sozinhos nas suas reivindicações.

Em resposta, Mariana Mortágua fala-lhes das propostas do seu partido, de como o BE quer um um atendimento de proximidade em permanência adaptado às especificidades das regiões como base do SNS. Explica-lhes que o BE quer que as equipas de saúde familiar tenham um médico e enfermeiro de família, mas também nutricionistas e psicólogos. Lembra-lhes que o BE quer que o SNS inclua também a saúde oral. “O SNS deu-nos das melhores esperanças médias de vida e agora terá de dar qualidade a essa vida e é isso que nós queremos para o SNS”, remata.

“E não há motivo para que não se faça”, acrescenta. “Vivemos num país que de um ano para o outro conseguiu inventar um SNS” a seguir ao 25 de Abril. Um país que conseguiu fazer isso, com menos recursos e “saído do obscurantismo do fascismo”, tem de conseguir hoje ter condições no SNS. “Nós combatemos a pandemia porque tínhamos um SNS que foi capaz de dar resposta e merecia muito mais depois da pandemia.”

Soluções de direita e da maioria absoluta “não funcionam”

Lembrada de que a saúde foi um dos pontos de rutura na geringonça, e questionada sobre se seria mais fácil negociar com Pedro Nuno Santos, Mariana Mortágua considerou que o tempo deu razão ao BE.

“Quem reconheceu [este sábado] que as coisas não estão bem no SNS foi o secretário geral do PS, porque elas de facto não estão bem. O BE alertou quando saímos da pandemia para a necessidade de se investir no SNS para evitar aquilo que infelizmente aconteceu – a saída de profissionais e a degradação do serviço. Hoje quando olhamos para o SNS reconhecemos que o BE tinha razão”, afirma.

O que importa é “como é que se resolve o que está errado”. “E aí sabemos que há dois caminhos que não funcionam. Não funciona o sistema do cheques para ir ao privado, mas também não funciona a resposta que a maioria absoluta deu que foi reorganizar serviços sem ir à raiz dos problemas.”

As soluções para a saúde, que protejam e deem um “novo fôlego” ao SNS, conclui, passam por uma maioria à esquerda. E para isso “a força do bloco é essencial”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World