Marques Mendes: AD “recuperou iniciativa”, Mariana Vieira da Silva, Ana Catarina Mendes e Alexandra Leitão encabeçam listas do PS

No dia da convenção da AD, o comentador da SIC elogiou o discurso de Montenegro por “marcar o futuro”. Do lado do PS, antecipou os nomes de Mariana Vieira da Silva, Ana Catarina Mendes e Alexandra Leitão como cabeças de lista pelo PS e falou da TAP como a “nuvem negra” que paira sobre Pedro Nuno Santos, mas que não tira votos

marques mendes: ad “recuperou iniciativa”, mariana vieira da silva, ana catarina mendes e alexandra leitão encabeçam listas do ps

Marques Mendes: AD “recuperou iniciativa”, Mariana Vieira da Silva, Ana Catarina Mendes e Alexandra Leitão encabeçam listas do PS

À terceira é de vez, resumiu Luís Marques Mendes sobre o congresso da AD que se realizou este domingo, no Estoril. Depois de dois lançamentos pouco mobilizadores da coligação que une PSD, CDS e PPM, esta terceira sessão mostrou “iniciativa política”. Entre os principais destaques, esteve o discurso de Luís Montenegro, um “bom discurso”, “diferente do habitual” e “marcante para o futuro”. Em primeiro lugar, porque foi “pela positiva”, depois porque marcou diferenças em relação ao líder do PS em áreas como os impostos e a saúde, por ter apresentado “propostas quantificadas e calendarizadas” – como exemplo usou a proposta de acabar com listas de espera na saúde com recurso ao setor privado e social – e ainda por ter tentado fazer as pazes com os reformados.

Das várias intervenções dos sociais-democratas no congresso, Marques Mendes elogiou Nuno Melo. “Um bom discurso, sobretudo no combate político ao Chega. Já se percebeu a divisão de tarefas: Nuno Melo faz o discurso de combate e Montenegro fica com possibilidade de fazer um discurso mais pela positiva”, disse. Sobre o deslize do líder do CDS na entrevista à CNN onde disse que a AD viabilizaria um governo socialista, Marques Mendes considerou uma “infelicidade”, mas desvalorizou as declarações. Também a ausência do líder do PPM na convenção foi desvalorizado pelo comentador social-democrata. Questionado por Clara de Sousa, Marques Mendes disse desconhecer a razão da ausência e garantiu não ter “significado político”.

Houve ainda nota positiva para os discursos de Paulo Portas, Cecília Meireles, Carlos Moedas e Leonor Beleza. A “surpresa” foi a presença de Pedro Santana Lopes que é “positivo” para a coligação.

Em resumo, esta convenção “recuperou a iniciativa” que a AD estava a perder. Não só pela apresentação das bases do programa eleitoral, como pelas reuniões nas últimas semanas com economistas e personalidades.

Ministras e ex-ministras nas listas do PS, “nuvem negra” da TAP e segundo excedente orçamental

Virando-se para o PS, Marques Mendes antecipou três dos cabeça-de-listas socialistas às legislativas: Mariana Vieira da Silva por Lisboa, Ana Catarina Mendes por Setúbal e Alexandra Leitão por Santarém. “Três pessoas com qualidade política”, disse.

Já quanto à nova liderança do partido, o comentador da SIC lembrou as questões sobre a TAP que representam uma “nuvem negra” sobre Pedro Nuno Santos. Contudo, o comentador da SIC tem dúvidas que a polémica seja suficiente para lhe retirar votos a 10 de março. “Já perdeu com a TAP o que tinha a perder”. Nas “ideias”, o social-democrata elogiou a posição de Pedro Nuno Santos quanto à economia que, ao contrário de António Costa, defende que “é preciso crescer”. Por outro lado, criticou o facto do líder socialista não colocar como prioridade as questões ficais. Não só pelas dificuldades em “crescer e atrair investimento” com os atuais níveis de impostos, como ainda por colocar a questão como uma falsa clivagem entre direita e esquerda. “O IRC também já foi prioridade do PS”, lembrou.

A poucos dias de terminar o prazo para a entrega das listas às legislativas – termina dia 29 -, Marques Mendes deixou ainda um elogio aos nomes que tem visto serem apresentados pelos partidos. Segundo a visão do conselheiro de Estado, houve um “esforço para melhorar a qualidade” das bancadas parlamentares e ainda uma “forte vontade” de recorrer a independentes, nomeadamente no PSD. Já no PS, considerou que o regresso de Francisco Assis ao parlamento é “positivo”.

Numa nota negativa, o social-democrata criticou a Iniciativa Liberal por ter “afastado” Carla Castro que saiu do partido após ter sido colocada num lugar não elegível nas listas às legislativas. “Mostrou ser uma deputada competente dentro e fora da AR, a saída é um erro”, defendeu.

Já a saída de Duarte Cordeiro – que anunciou que não seria candidato a deputado por causa do processo Influencer – foi classificada como um “bom exemplo”. “Desta maneira, a democracia respira melhor”.

Por fim, Marques Mendes apurou que o excedente orçamental para 2023 ficará próximo do 1%, ou seja, acima da meta do Governo que estava nos 0,8%. O comentador da SIC concordou com a ideia de Fernando Medina quanto a um fundo para estes valores (que ficou conhecido como Fundo Medina). Uma das razões é o futuro de Portugal na União Europeia após o alargamento à Ucrânia que poderá significar uma perda dos fundos comunitários. “Portugal tem de se ir preparando”, defendeu.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World