Administração da moçambicana LAM surpreeendida e preocupada com denúncia de gestora

administração da moçambicana lam surpreeendida e preocupada com denúncia de gestora

LUÍSA NHANTUMBO/LUSA

Maputo, 14 fev 2024 (Lusa) – A administração da moçambicana LAM diz que foi “colhida de surpresa” pelas denúncias da empresa sul-africana que está a gerir a companhia aérea, sobre desvios de verbas, mostrando-se preocupada com os impactos na reputação.

Numa carta assinada pelo diretor-geral da LAM, João Carlos Pó Jorge, dirigida ao ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, e à qual a Lusa teve acesso, é referido que a direção reuniu “de emergência” na segunda-feira, após a conferência de imprensa em que foram denunciados alegados esquemas de desvio de dinheiro em lojas de venda de bilhetes através de máquinas dos terminais de pagamento automático (TPA/POS) que não são da companhia.

“Fizemos um trabalho relâmpago com a segurança interna da LAM de recolher todos os POS e, dos 20 pontos de venda de bilhetes da LAM, recolhemos, até domingo, 81 POS. Há algumas lojas onde os próprios chefes dos estabelecimentos não reconhecem as máquinas e dizem não saber sequer a quem pertencem”, declarou Sérgio Matos, responsável pela reestruturação da LAM, numa conferência de imprensa em Maputo.

A LAM está num processo de revitalização, com a empresa sul-africana Fly Modern Ark (FMA) na sua gestão desde abril do ano passado com um plano de restruturação em curso.

“Reiteramos que esta informação não foi previamente partilhada com a direção-geral da LAM, tendo esta sido colhida de surpresa quando a informação foi vinculada pelos órgãos de informação. Preocupa-nos o impacto destes pronunciamentos na reputação da empresa, dos trabalhadores e possíveis impactos nas auditorias de recertificação e dos grandes clientes a realizarem-se ainda este ano”, lê-se na carta assinada pelo diretor-geral da companhia, contestando aquelas denúncias.

A missiva refere que a administração “distancia-se dos pronunciamentos feitos pela FMA” e afirma que a “gestão de caixa (tesouraria) da LAM está sob responsabilidade exclusiva” daquela empresa, que ainda “se responsabiliza por todos os pagamentos que são efetuados” na companhia aérea.

“A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique SA pauta sempre pelo princípio da legalidade, observando escrupulosamente o princípio da presunção de inocência de modo a garantir a sua segurança jurídica em todos os atos que pratica”, conclui.

De acordo com a informação prestada na conferência de imprensa de segunda-feira, a fiscalização começou há quase duas semanas, quando a empresa percebeu que, embora o número de bilhetes vendidos esteja a subir, as contas continuam longe do esperado.

“Está-se a vender, mas a empresa não está a ter todo o dinheiro e nos últimos três meses das avaliações fomos vendo que o diferencial que estávamos a ter estava na ordem entre dois milhões dólares (1,8 milhões de euros) e três milhões de dólares (2,7 milhões de euros). Só no mês de dezembro, estamos com um défice de 3,2 milhões de dólares (2,9 milhões de euros)”, observou Sérgio Matos.

Avançou ainda que a inspeção registou casos suspeitos mesmo na recolha de dinheiro vivo nas lojas e que a inspeção levada a cabo também identificou anomalias no abastecimento de combustível às aeronaves.

“Se uma aeronave tem capacidade máxima de combustível na ordem de 80.000 litros, nós chamamos de 80 toneladas, [nos documentos] a mesma aeronave está a ser abastecida a 95 toneladas. Então a questão é onde as 15 toneladas restantes estão a entrar”, questionou.

Além destas situações, o diretor de restruturação da LAM denunciou a descoberta de uma conta no Maláui com 1,2 milhões de dólares (1,1 milhões de euros), a que ninguém na companhia tem acesso.

A estratégia de revitalização da empresa segue-se a anos de problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à deficiente manutenção das aeronaves.

PVJ (EAC) // MLL

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World