Mistério ronda morte de piloto russo que desertou para a Ucrânia

mistério ronda morte de piloto russo que desertou para a ucrânia

Uma pessoa espera um ônibus em Moscou ao lado de um anúncio promovendo contratos nas forças armadas russas, em 5 de dezembro de 2023

A morte de um piloto russo que desertou para a Ucrânia está cercada de mistério e, nesta terça-feira (20), as autoridades espanholas ainda não confirmaram se o corpo crivado de balas encontrado na semana passada na costa do país pertence ao desertor.

Crítico da guerra na Ucrânia, Maxim Kuzminov desertou em agosto do ano passado, a bordo de um helicóptero Mi-8 do Exército russo, e aterrissou em território sob controle ucraniano.

O militar partiu de uma base na região de Kursk e voou a uma “altitude extremamente baixa” para evitar ser detectado, segundo ele mesmo explicou em um vídeo difundido em setembro pela inteligência militar ucraniana (GUR).

Um porta-voz da GUR confirmou hoje à AFP a morte de Kuzminov, mas sem dar detalhes sobre suas circunstâncias.

Diversos veículos de informação espanhóis reportaram nesta segunda-feira que o corpo de uma pessoa assassinada a tiros na terça-feira da semana passada na localidade costeira de Villajoyosa, perto de Alicante, no sudeste da Espanha, era o do desertor russo.

A informação, contudo, não foi confirmada pelas autoridades espanholas.

A Rússia rechaça reiteradamente as acusações de assassinato ou tentativas de assassinato de desertores ou adversários do Kremlin, tanto dentro como fora de suas fronteiras.

– Identidade falsa –

A Guarda Civil espanhola, responsável pela investigação, se limitou a indicar à AFP que “a identidade que constava desta pessoa poderia ser falsa e se tratar de outro indivíduo”.

A corporação armada está verificando a verdadeira identidade do falecido, o que poderia levar tempo, indicou o Ministério do Interior.

“É preciso deixar a Guarda Civil fazer seu trabalho e que a investigação avance”, disse, em entrevista coletiva, a porta-voz do governo espanhol, Pilar Alegría, ao ser perguntada sobre o caso.

Segundo uma fonte judicial, o homem assassinado na saída do estacionamento de um edifício de Villajoyosa portava documentos que o identificavam como um ucraniano de 33 anos.

O caso foi considerado inicialmente como um “ajuste de contas”, segundo a fonte, em uma área onde a comunidade russa é numerosa.

As autoridades localizaram depois, em uma localidade vizinha, um automóvel carbonizado, usado pelos assassinos, segundo a imprensa local.

– ‘Traidor e criminoso’ –

Após sua deserção, Kuzminov relatou que a planejou em sigilo durante meses com os serviços ucranianos, e instou outros soldados russos a fazerem a mesma coisa.

A inteligência militar ucraniana indicou que dois companheiros que estavam com Kuzminov, que não sabiam de seus planos, foram mortos pelas forças ucranianas quando tentaram fugir ao chegarem à Ucrânia.

O governo russo não demorou a expressar satisfação diante das notícias que o dão como morto.

“Este traidor e criminoso se transformou em um cadáver moral desde o momento em que planejou seu crime desprezível e terrível”, declarou o titular do Serviço de Inteligência Externa (SVR), Sergei Naryshkin, citado pela agência oficial TASS, sem confirmar nem negar um envolvimento russo na morte.

Em uma reportagem exibida em outubro, a televisão estatal russa afirmou que os serviços especiais foram encarregados de encontrar e punir o desertor.

bur-mg/du/mb/rpr/mvv

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World