Líderes europeus prometem em Kiev apoiar a Ucrânia

líderes europeus prometem em kiev apoiar a ucrânia

A presidente da Comissão Europeia 23/02/2024 REUTERS/Kacper Pempel

Por Olena Harmash e Angelo Amante

KIEV (Reuters) – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu que a Europa apoiará a Ucrânia até ela estar “finalmente livre”, e ela e outros três líderes de países do continente chegaram a Kiev para mostrar solidariedade à nação na data que marca o segundo ano da invasão russa.

A visita de Von der Leyen e dos primeiros-ministros de Itália, Canadá e Bélgica — Giorgia Meloni, Justin Trudeau e Alexander De Croo — foi uma demonstração de apoio em um momento no qual a Ucrânia sofre com escassez de suprimentos militares, algo que está pressionando o país no campo de batalha e dando ganhos territoriais a Moscou.

“Mais do que nunca, estamos firmes ao lado da Ucrânia. Financeiramente, economicamente, militarmente, moralmente. Até este país estar finalmente livre”, escreveu Von der Leyen, que chegou com os demais líderes em um trem noturno que veio da vizinha Polônia, na plataforma de redes sociais X.

Os líderes visitaram o aeroporto Hostomel, local de uma feroz batalha no começo da invasão, quando a Rússia tentou lançar paraquedistas para tomar a capital, Kiev, que fica a alguns quilômetros de distância.

“Estamos aqui hoje para agradecer aos homens e mulheres que em 24 de fevereiro, há dois anos, não fugiram, mas lutaram”, afirmou Meloni. “Este lugar é um símbolo das falhas de Moscou, um símbolo do orgulho ucraniano.”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, abraçou os líderes ocidentais e discursou à frente de uma aeronave danificada.

“Há dois anos, recebemos tropas inimigas aqui com fogo e, dois anos depois, estamos encontrando os nossos amigos e parceiros aqui”, disse.

“Qualquer pessoa normal quer que a guerra acabe. Mas nenhum de nós permitirá que nossa Ucrânia acabe”, afirmou. “A palavra ‘independente’ sempre estará ao lado da palavra ‘Ucrânia’ na história futura.”

Fora de Kiev, a guerra continua. Drones russos atacaram o porto de Odessa pela segunda noite consecutiva, atingindo um edifício residencial e matando uma pessoa, de acordo com o governador regional. Em Dnipro, um drone russo atacou um apartamento, e as equipes de resgate retiraram dois corpos do local.

Uma fonte em Kiev afirmou que drones ucranianos causaram um incêndio em uma usina siderúrgica russa, que uma autoridade do país disse ser em Lipetsk, a 400 quilômetros da Ucrânia e responsável por cerca de 18% da produção nacional.

Meloni e Trudeau devem assinar acordos de segurança com Zelenskiy durante a visita, parecidos com aqueles já realizados com França e Alemanha, no valor de bilhões de dólares.

Contudo, 61 bilhões de dólares prometidos pelo presidente norte-americano, Joe Biden, estão sendo bloqueados pelos republicanos do Congresso dos EUA, jogando sombras sobre os planos de Kiev de expulsar os militares russos, que têm número muito maior de efetivo e melhores equipamentos.

Biden deve participar neste sábado de uma conferência por vídeo com líderes do G7, com Zelenskiy convidado a participar.

O Ocidente vê a invasão como um ato injustificável de agressão que deve ser rechaçado. A Itália, atual presidente do G7, afirmou ser vital contestar a percepção de que as nações estão estafadas pelo conflito e que a Rússia o está vencendo.

(Reportagem de Olena e Harmash Angelo Amante; reportagem adicional de Andrew Osborn e Mike Collett-White)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World