Tarcísio diz que não vai permitir ‘invasões de terra em SP’ e MST deixa fazendas

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que as “invasões de terra” no Estado não serão permitidas. A afirmação se deu após o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizar ações, já desmobilizadas, nos municípios paulistas de Campinas e Agudos nesta segunda-feira, 15. À CNN, o governador diz que as respostas contra o movimento têm sido “rápidas”.

Em Campinas, 200 famílias invadiram uma área de 200 hectares que, segundo o movimento, está “improdutiva, tomada por pastagem degradada e há anos não cumpre sua função social”. Sob argumento de que as terras “servem apenas à especulação imobiliária”, o movimento justificou a invasão que “visa iniciar o reflorestamento da área e o plantio de alimentos saudáveis”.

Nas redes sociais, o movimento compartilhou a ação da Guarda Civil de Campinas e disse que o órgão “ignora diálogo do MST com a Secretaria Municipal de Habitação”. “Lutar não é crime e estamos na área reivindicando que a terra seja destinada à produção de alimentos”, alega o MST.

O prefeito do município, Dário Saadi (Republicanos), disse em publicação no X (antigo Twitter), que “a lei será aplicada” e que a invasão não será aceita. Criticando o slogan do movimento, “Ocupar para o Brasil alimentar”, Saadi escreveu que “quem alimenta o País não é o MST, é o setor agrícola que tem a agricultura mais desenvolvida do mundo”.

Já em Agudos, o MST afirma, em nota, que a invasão é fruto da Jornada Nacional em Defesa da Reforma Agrária que “reivindica que as terras, que são públicas, sejam destinadas para as famílias acampadas há anos na região e que nelas possam produzir comida para alimentar a população”.

Nas redes sociais, o movimento compartilhou imagens de um helicóptero sobrevoando o acampamento e disse que ação tem a “clara intenção de intimidação às famílias Sem Terra”. Procurada pelo Estadão, a prefeitura de Agudos não comentou sobre a desmobilização.

As ações do “Abril Vermelho”, ato em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, quando 21 trabalhadores rurais ligados ao MST foram assassinados pela Polícia Militar, ocorrem às vésperas do lançamento do Programa Terra para Gente, do governo federal, que busca acelerar o assentamento de famílias no País.

O movimento disse que, ao todo, 21 áreas em dez Estados foram invadidas. Há registros de invasões em Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, Goiás, Ceará, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, além das que ocorreram em São Paulo. Entre os espaços invadidos, estão uma área de pesquisa da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), e uma segunda área da Codevasf, utilizada pela Embrapa no mesmo município.

tarcísio diz que não vai permitir ‘invasões de terra em sp’ e mst deixa fazendas

Ocupação do MST em Campinas. Foto: Filipe Augusto Peres/MST

A reivindicação do MST é que as áreas invadidas sirvam para assentamento e reforma agrária. “As ações, sobretudo, enfatizam a importância da reforma agrária como alternativa urgente e necessária para a produção de alimentos saudáveis para a população do campo e da cidade, para combater a fome, e avançar no desenvolvimento do país”, argumenta o movimento, em nota.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World