Alemanha confirma escutas telefônicas nas negociações da guerra na Ucrânia

Chanceler Olaf Scholz promete investigação sobre vazamento russo de conversas secretas sobre guerra na Ucrânia. Militares alemães confirmam as conversas, mas não descartam possibilidade de a gravação ter sido editada.

alemanha confirma escutas telefônicas nas negociações da guerra na ucrânia

Míssil de cruzeiro Taurus no suporte de transporte

O Ministério da Defesa da Alemanha confirmou neste sábado (02.03) a autenticidade de uma gravação de uma discussão confidencial entre oficiais de alto escalão das Forças Armadas alemãs, a Bundeswehr, sobre a guerra na Ucrânia, que foi vazada pela mídia estatal russa.

“De acordo com nossa avaliação, uma conversa na divisão da força aérea foi interceptada. No momento, não podemos dizer com certeza se foram feitas alterações na versão gravada ou transcrita que está circulando nas mídias sociais”, disse uma porta-voz do ministério.

Neste domingo, o ministro da Defesa alemão acusou o Presidente russo, Vladimir Putin, de tentar “desestabilizar” o país, na sequência da transmissão, a partir da Rússia, de conversas confidenciais entre oficiais alemães sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.

“O objetivo é claramente minar a nossa unidade (…), semear a divisão política em casa, e espero sinceramente que Putin não tenha sucesso e que permaneçamos unidos”, defendeu Boris Pistorius, em declarações aos jornalistas.

Gravações

A chefe da emissora estatal russa RT, Margarita Simonyan, publicou na sexta-feira o que ela disse ser uma gravação de áudio entre oficiais alemães, incluindo o chefe da Força Aérea, tenente-general Ingo Gerhartz.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, descreveu o fato como “um assunto muito sério”. “O caso será investigado com muito cuidado, de forma intensa e rápida”, disse Scholz no sábado, durante uma visita a Roma.

alemanha confirma escutas telefônicas nas negociações da guerra na ucrânia

O chefe da Força Aérea Alemã (à esquerda) pode ter sido ouvido num suposta gravação

Conforme divulgado por Simonyan no Telegram, o áudio inclui uma discussão sobre se os mísseis de cruzeiro Taurus seriam capazes de destruir uma ponte, aparentemente uma referência à nova ponte que liga a Crimeia ocupada pela Rússia ao continente russo pelo Estreito de Kerch.

A gravação foi aparentemente feita a partir de uma videoconferência entre quatro oficiais que discutiam a guerra da Rússia na Ucrânia.

No áudio, eles falam sobre como os oficiais alemães poderiam fornecer aos ucranianos informações sobre alvos sem parecerem estar diretamente envolvidos no conflito com a Rússia.

O clipe também faz referência ao fato de os britânicos terem “algumas pessoas no local” em conexão com a implantação de seus mísseis de cruzeiro Storm Shadow entregues à Ucrânia.

O periódico alemão Der Spiegel informou que a reunião virtual não ocorreu por meio de uma linha segura, mas pela plataforma Webex.

alemanha confirma escutas telefônicas nas negociações da guerra na ucrânia

Roderich Kiesewetter, do partido União Democrática Cristã, CDU

Legisladores alemães “alarmados”

Roderich Kiesewetter, do partido União Democrática Cristã, CDU, de centro-direita, e vice-presidente do comité de supervisão parlamentar, disse ser provável que Rússia tenha vazado a conversa para pressionar a Alemanha a não fornecer mísseis Taurus para a Ucrânia.

“Várias outras conversas certamente foram interceptadas e podem ser vazadas posteriormente em benefício da Rússia”, disse ele aos média alemães.

Até o momento, o chanceler alemão tem se recusado a enviar os mísseis Taurus para a Ucrânia.

No início desta semana, Olaf Scholz disse que o alcance dos mísseis e a provável necessidade de assistência das tropas alemãs eram problemáticos e poderiam ser interpretados como participação direta ou indireta na guerra.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, exigiu que a Alemanha fornecesse “prontamente” uma explicação e afirmou que o áudio era prova de uma “guerra híbrida” do Ocidente contra a Rússia.

por:content_author: DW (Deutsche Welle), com agências

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World