Na Bahia, um “desbunde” movido a gás

na bahia, um “desbunde” movido a gás

Na Bahia, um “desbunde” movido a gás

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a Newsletter da Pública, enviada sempre às sextas-feiras, 8h. Para receber as próximas edições, inscreva-se aqui.

“Desbunde” é uma gíria dos tempos da ditadura – que no próximo mês de março completa 60 anos, ainda com muitos segredos guardados. No final dos anos 1960, “desbundar” significava abandonar a luta armada, render-se à dor ou ao medo, ironizando o desertor como se ele simplesmente preferisse a curtição dos hippies à resistência guerrilheira.

Mais tarde, na minha geração, que se tornou adulta quando a ditadura já estrebuchava, “um desbunde” passou a ser um elogio a um lugar lindo ou a uma pessoa incrível. Também tinha um lado B, mas menos carregado: no início dos anos 1980, o cara que “desbundou” era aquele que perdeu a noção, bebeu demais, pirou demais, se deslumbrou demais.

A expressão me veio à mente assim que a jornalista Malu Gaspar revelou a ocorrência de um certo réveillon privado em uma ilha paradisíaca na baía de Todos os Santos, com luxuosa hospedagem, shows de Nathanzinho e Bell Marques, e mais de uma semana de folia: de 28 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024.

Tudo gratuito para os convidados, mesmo que não se saiba exatamente quem pagou a conta.

O “desbunde” de beleza e prazer até que rendeu poucas fotos nas redes sociais dos cerca de cem privilegiados que desfrutaram, com exclusividade, de praias de água cristalina e finas iguarias da culinária baiana em uma ilha que pertence ao município de Salvador, mas só tem acesso por embarcações particulares.

Ao que tudo indica, foi pedida discrição aos convidados.

E não apenas por ser a festa uma demonstração chocante de riqueza e apropriação do espaço público em um país em que os 15 mil brasileiros mais ricos quase dobraram a renda nos últimos quatro anos, enquanto a imensa maioria – 95% – apenas atualizou seus rendimentos pela inflação, como publicou a Folha de S.Paulo na terça passada.

Acontece que entre os presentes estavam dois ministros de Estado, o prefeito de Salvador, deputados, autoridades como o presidente do Tribunal de Contas da União e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, além de “gente do Ministério Público, juízes federais e desembargadores”, como detalhou, depois de flagrado pela imprensa, o organizador do evento, o deputado Elmar Nascimento, líder do União Brasil e candidato à futura sucessão do presidente da Câmara.

Se participar da promoção de uma candidatura política e confraternizar com empresários com interesses no Executivo e ações na Justiça não inibiu ministros e representantes da Justiça, tampouco os deteve o fato de a gestora do espaço, a Fundação Baía Viva, e outros 11 réus terem sido condenados em agosto de 2022 na Justiça e multados em R$ 5 milhões por danos morais coletivos na própria ilha dos Frades, onde se dava o festim.

Presidida por Isabela Suarez, filha do empresário Carlos Suarez, o “rei do gás” – dono de terras e propriedades na ilha e também réu na mesma ação civil –, a fundação foi acusada de fazer obras irregulares com danos ambientais e de colocar cercas e barreiras em um espaço público, atrapalhando a vida das comunidades de pescadores da região, que não conseguem mais circular por ali.

Depois que a notícia da festa com a sua presença vazou, Suarez, anfitrião do casarão do século 16 com 15 suítes que hospedou parte dos ilustres convidados, disse a jornalistas que as decisões, comemoradas à época pelo Ministério Público Federal (MPF), foram anuladas e “não há nenhuma decisão judicial válida para obrigar o pagamento de danos morais coletivos ou obras de restauração”.

O que não torna menos constrangedora a presença de magistrados, procuradores, promotores e desembargadores no espaço que permanece cercado, privatizado, com capela climatizada e outras obras consideradas irregulares na ação movida pelo próprio MPF.

Suarez, dono de empreendimentos imobiliários e de distribuidoras de gás em diversos estados, sabe o valor do “seu” paraíso na hora de cultivar contatos. O ex-“S” da empreiteira OAS, acusada de corrupção na Lava Jato, contou com a ajuda do mesmo deputado Elmar Nascimento para enfiar um jabuti na lei da privatização da Eletrobrás, em 2021, favorecendo as térmicas a gás, uma fonte de energia desnecessária e ultrapassada em tempos de emergência climática.

E a influência de Suarez não diminuiu com a troca do governo.

Ao contrário dos colegas Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicação), o ministro Rui Costa (Casa Civil) teve o bom gosto de não comparecer à festa, embora seja amigo de Suarez. Costa é considerado o “pai” do atual Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a construção de gasodutos de interesse do empresário.

O “rei do gás” também atua no Congresso para desengavetar o projeto do Brasduto, uma rede de gasodutos financiada com dinheiro público – ou, em nova versão, diretamente paga pelos consumidores de energia – para beneficiar as distribuidoras. E ali estavam deputados de A a Z – ou de Arthur Lira (PP-AL) a Zeca Dirceu (PT-PR).

Fora dos gabinetes oficiais, longe dos olhos do público, em cenário bem diverso da Praça dos Três Poderes, autoridades “desbundam”, entre uma taça de champanhe e um banho de mar, no doce balanço de interesses públicos e privados. Ao revelarem o convescote, jornalistas, como Malu Gaspar, demonstram, mais uma vez, por que sem liberdade de imprensa não há democracia real.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World