Catarina Mina celebra e retoma tradição de artesãs do Ceará no SPFW

catarina mina celebra e retoma tradição de artesãs do ceará no spfw

Catarina MinaSPFW N57Foto: Gabriel Cappelletti/ @agfotosite

A estreia da marca cearense Catarina Mina no SPFW N57 aconteceu na tarde desta quinta-feira (12) com um desfile emocionante e sensível que homenageou as artesãs e o seu ofício, na coleção intitulada ‘Guardiãs da Memória’. Em entrevista à CAPRICHO, a estilista Celina Hissa lembra a importância de homenagear e glorificar essas mulheres que têm a poderosa função de guardar a memória artesanal.

“Vemos isso a cada visita que a gente faz, a cada grupo com o qual a gente trabalha: tem uma mulher na liderança passando esse saber para outras”, afirma. Na coleção, o trabalho dessas artesãs é exposto de forma delicada e bem pensada, com peças feitas a partir de 7 técnicas artesanais diferentes: filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de caroá, bordado, e, claro, o crochê, carro-chefe da marca.

Essas técnicas, para Celina, são, além de uma importante representação de sua origem, o retrato da resistência diária de ser artesão. “Olhar esse artesanato, trazendo esse olhar dessas mulheres que há tanto tempo estão sendo resistência na memória artesanal, porque se não fossem por elas, a gente não saberia mais como fazer a renda de bilro, a de filme, o labirinto. São elas que garantem nossa memória cultural como Brasil.”

Combinados com o artesanato, a seda, a alfaiataria e o linho puro criam peças únicas e que remetem não só pela forma, mas também pelas cores, as origens do artesanato e a produção cearense. Nesse âmbito, ‘Guardiãs da Memória’ imprime sua homenagem também por meio das cores, com peças brancas, verde oliva, bege, palha e nos tons do pôr do sol.

A maquiagem seguiu esta última referência e, assinada pela maquiadora Vanessa Rozan, a paleta do pôr do sol foi transformada em cores para o blush, que foi do amarelo e do laranja ao rosa no ponto alto da maçã do rosto das modelos, como se impresso em aquarela, conforme explica a artista à CH.

Além do blush ousado e da pele minimalista, sem muita base ou corretivo, a maquiadora nos confidenciou seu maior segredo de beleza que aplica na vida e nas passarelas, um bom skincare.

“A massagem facial para a hidratação antes de a gente começar faz toda a diferença, ativando bem os pontos de tensão”, revela. A técnica parece surtir efeito porque a pele das modelos na passarela apresentou um brilho e frescor que deixavam a cena visual da passarela mais serena e especial, como assistir a um pôr do sol.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World