Tontura e zumbido no ouvido: descubra o que pode ser

tontura e zumbido no ouvido: descubra o que pode ser

tontura e zumbido no ouvido

Ao sentirem tontura e zumbido no ouvido, em um primeiro momento, é comum as pessoas acreditarem que sofrem com labirintite ou que estão enfrentando algum descontrole emocional. No entanto, a verdade é que esses dois sintomas podem indicar uma série de problemas de saúde e devem ser investigados, especialmente quanto se tornam recorrentes e constantes.

Uma das especialidades médicas mais indicadas para você procurar se estiver com tontura e zumbido no ouvido é a otoneurologia, que é desconhecida por muitos.

“Ela tem como foco as estruturas do labirinto e suas conexões com o sistema nervoso central, atuando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de disfunções e condições associadas à tontura, ao desequilíbrio, à vertigem, ao zumbido e à perda auditiva”, explica a Dra. Nathália Prudencio, otorrinolaringologista especialista em tontura e zumbido.

De acordo com Prudencio, a otoneurologia trata da “conversa” entre as estruturas que estão dentro da orelha interna e as estruturas que fazem parte do nosso cérebro.

“Entre várias outras causas, sintomas como zumbido e tontura são frequentemente desencadeados por alterações nessas estruturas ou na condução dos estímulos nervosos entre elas e o cérebro, sendo também possível a influência de aspectos neurológicos no quadro”, diz.

“Sabemos hoje, por exemplo, que pacientes com zumbido no ouvido apresentam uma maior atividade em determinadas regiões do cérebro que estão relacionadas à audição”, completa ela.

O que pode ser tontura e zumbido no ouvido?

A Dra. Nathália lista os principais problemas que podem provocar as duas situações:

  • Vertigem Posicional Paroxística Benigna (Tontura dos Cristais);
  • Tontura Postural Perceptual Persistente (Vertigem Fóbica);
  • Labirintite;
  • Doença de Ménière;
  • Neurite Vestibular;
  • Cinetose;
  • Perda auditiva;
  • Alterações musculares e cardiovasculares;
  • Bruxismo;
  • Disfunção Temporomandibular (DTM);
  • Infecções;

“Quanto antes um especialista for procurado, mais rápido teremos um diagnóstico preciso e uma estratégia de tratamento eficaz para evitar a progressão do sintoma”, alerta.

Como é feito o diagnóstico?

Além de envolver a história do paciente e o exame físico, o diagnóstico também pode depender de exames complementares para avaliar os sistemas auditivo, vestibular e nervoso central.

“No caso da tontura, em que grande parte das doenças causadoras deste sintoma são de diagnóstico clínico, os exames complementares podem ser utilizados para nos dar pistas sobre a causa da doença e devem ser sempre avaliados junto ao contexto clínico do paciente. Por isso, a avaliação clínica do paciente em consultório, ou seja, o seu histórico de saúde e a história que ele conta na consulta, é fundamental para o diagnóstico”, conta a especialista.

A médica afirma que os dados apontam uma prevalência de 15 a 20% do zumbido na população, e a tontura pode chegar até 40% dependendo da faixa etária avaliada.

“O otoneurologista pode ser consultado imediatamente pelo paciente com queixas de sintomas como tontura (desequilíbrio, desorientação espacial ou tontura ao levantar, por exemplo); vertigem (sensação de ver tudo girar ou balançar); quedas recorrentes (associadas à tontura e à vertigem); zumbido no ouvido (ouvir um som sem nenhuma fonte de estímulo externa); alterações auditivas (como perda de audição ou sensação de ouvido tapado); desconfortos no ouvido (como coceira, dor, secreção ou inchaço)”, conclui ela.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World