Montenegro promete "não dar descanso ao Governo"

No dia em que celebra um ano enquanto presidente do PSD, Luís Montenegro aponta o dedo a um Governo “enredado em casos, casinhos, escândalos, numa degradação institucional nunca vista até hoje em Portugal”.

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

O presidente do PSD prometeu “não dar descanso ao Governo do PS” e cumprir a missão de “dar a Portugal um novo Governo”, numa mensagem este domingo divulgada nas redes sociais para assinalar um ano da sua eleição.

“Portugal precisa de esperança, não nos podemos resignar a esta marca dos Governos do PS que é o empobrecimento. Vemos os jovens a partir, vemos os que estão na vida ativa a ganhar baixos salários, vemos os que estão reformados com medo que o Governo lhes corte na sua pensão”, refere Luís Montenegro.

Como alternativa, propõe um “Portugal de esperança”, com resposta para os problemas do dia-a-dia das pessoas, como o custo de vida, a saúde, a educação, a justiça, a criminalidade, o “aumento da insegurança” ou as “carências na área da habitação”.

“Estamos no PSD a cumprir a nossa missão de dar a Portugal um novo Governo. Não vamos dar descanso a este Governo do PS, à sua inoperância, um Governo que está enredado em casos, casinhos, escândalos, numa degradação institucional nunca vista até hoje em Portugal”, criticou.

Em 28 de maio de 2022, poucos meses depois de o PS ter conquistado maioria absoluta nas legislativas com mandato até 2026, o antigo líder parlamentar do PSD venceu com facilidade – 72,5% contra Jorge Moreira da Silva — as eleições diretas no PSD, meta que falhara dois anos antes, contra o então presidente Rui Rio.

Luís Montenegro só completará um ano de mandato em 3 de julho, já que apenas assumiu plenas funções como presidente do partido no Congresso do Porto.

Apesar de, teoricamente, faltarem três anos para as legislativas, desde dezembro, com a sucessão de casos relacionados com a TAP e envolvendo vários membros do executivo, a mensagem política do PSD endureceu e a palavra “dissolução” entrou de forma inesperada no discurso político — incluindo no do Presidente da República.

Luís Montenegro nunca pediu eleições antecipadas, nem na sequência da manutenção do ministro das Infraestruturas, João Galamba, no Governo, mas já assegurou estar preparado para as disputar a qualquer momento.

Depois de ter tido algumas divergências públicas com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa sobre se o PSD já é ou não uma alternativa sólida ao Governo, o líder do PSD recebeu há uma semana o apoio de peso de Aníbal Cavaco Silva.

Além de considerar “totalmente falso” que o PSD não esteja a apresentar políticas alternativas, o antigo primeiro-ministro e Presidente da República disse até que Montenegro está “tão ou mais bem preparado” do que ele quando assumiu a chefia do Governo.

Montenegro subiu o tom e foi esta semana à Madeira dizer ao PS que “o poder não é eterno”: “Está a chegar a nossa vez”, avisou.

Nestes primeiros meses de mandato, Montenegro tem tido quase total paz interna, foi-se distanciando do partido Chega, mas os casos judiciais também tocaram nos sociais-democratas.

Joaquim Pinto Moreira — um dos mais próximos de Montenegro na campanha interna de 2020 — foi constituído arguido no final de março, na “Operação Vórtex”, e suspendeu o mandato de deputado, mas na sexta-feira informou o parlamento de que quer voltar. A direção do PSD diz ter sido apanhada de surpresa e convocou uma reunião do seu núcleo duro para segunda-feira.

Esta semana, vários sociais-democratas, entre eles o atual deputado Carlos Eduardo Reis (que não é arguido nem nunca foi ouvido), viram o seu nome envolvido numa série de reportagens da TVI/CNN Portugal, com base nas escutas e comunicações da “Operação Tutti Frutti”, com o PSD a pedir rapidez na investigação e a avisar que não pactuará com qualquer falha ética ou legal.

News Related

OTHER NEWS

"Sai um café e um caladinho!": denunciar um PIDE com subtileza nos cafés do Porto - e outras histórias de Germano Silva

O decano dos jornalistas, aos 91 anos continua a guiar visitas pela cidade e a pesquisar livros e manuscritos que o tempo quer fazer desaparecer, mas o contador de histórias ... Read more »

Paulo Cardoso recorda previsão relacionada com o ator Luís Aleluia

O astrólogo Paulo Cardoso fez uma revelação relacionada com o ator Luís Aleluia, acerca do livro que publicou com as previsões para 2023. Paulo Cardoso e Luís Aleluia Um caso ... Read more »

Honda pode ceder Marc Márquez a Gresini… para o resgatar em 2025

Honda pode ceder Marc Márquez a Gresini… para o resgatar em 2025 Os rumores em torno do futuro de Marc Márquez continuam a proliferar, e o mais recente dá conta ... Read more »

Nuno Markl partilha desabafo: “É esplêndido perceber que ele não tem vergonha…”

Nuno Markl Nuno Markl utilizou como habitual as suas redes sociais para falar com os seguidores. O humorista partilhou uma reflexão no Instagram sobre o seu filho. Nuno Markl começou ... Read more »

Dias antes dos “Globos de Ouro”, Catarina Gouveia fica sem vestido

Catarina Gouveia É já no próximo domingo, dia 1, que se realiza a Gala dos Globos de Ouro. Catarina Gouveia é umas das personalidades que vai estar presente na cerimónia, ... Read more »

Taça de Portugal: conheça os adversários de FC Porto, Benfica e Sporting

A prova rainha do futebol português é composta pelos 18 clubes da Primeira Liga, 15 da Segunda Liga, oito da Liga 3, 20 do Campeonato de Portugal e ainda três ... Read more »

Real Madrid ultrapassa Barça, mas sensacional Girona é que é o novo líder

Real Madrid ultrapassa Barça, mas sensacional Girona é que é o novo líder O Real Madrid venceu o Las Palmas, no renovado Santiago Bernabéu, por 2-0, num jogo em que ... Read more »

Margarida Santos: “A minha entrada na SIC Notícias aconteceu de forma inesperada”

Episódio 4 deste CC Podcast Edition. Margarida Santos é médica de clínica geral e uma comunicadora de excelência. Mais de 100 mil seguidores no Instagram acompanham as várias facetas desta ... Read more »

Modelo de crescimento da China está esgotado. E agora?

Poluição em fábrica chinesa (Getty Images) No início deste ano os ventos pareciam soprar a favor da China. A segunda maior economia do mundo (18 biliões de dólares) vinha do segundo ... Read more »

Lars Ulrich (Metallica) recorda o momento mais bizarro da sua carreira

“A história devia ter sido sobre o regresso triunfal dos Metallica à Europa, mas acabou por ser sobre a minha bateria” Lars Ulrich (Metallica) recorda o momento mais bizarro da ... Read more »

Rita Pereira: “Acho que é a primeira vez que eu oiço alguém a dizer”

Guillaume Lalung, Rita Pereira, Lonô Rita Pereira encontra-se no Brasil e tem estado, nos últimos dias, na companhia do filho e do seu companheiro. Esta quarta-feira, partilhou, nas redes sociais, ... Read more »

Após ter sido mãe, Elisabete Moutinho mostra-se apaixonada: “Obrigada por nos teres escolhido!”

elisabete-moutinho-filha-valentina Elisabete Moutinho foi mãe pela primeira vez na passada segunda-feira, dia 24 de setembro, e não podia estar mais feliz. “Bem-vinda ao nosso amor incondicional, obrigada por nos teres ... Read more »

Menina portista revela plano para convencer o pai benfiquista a mudar de clube

luna O Porto Canal encontrou mais uma jovem adepta irreverente e com a resposta na ponta da língua. Chama-se Luna e é uma menina com um problema que tarda em ... Read more »

Marcelo acredita “pela primeira vez que vai ser possível ver a primeira pedra do aeroporto até ao fim do mandato”

Marcelo diz-se agora otimista em relação ao novo aeroporto. Presidente da República apelou ainda aos empresários turísticos para “uma política de preços que sejam comportáveis com a situação dos nossos ... Read more »

TVI já terá substituta para Maria Botelho Moniz, no “Dois às 10”

Cláudio Ramos, Maria Botelho Moniz, TVI Maria Botelho Moniz está prestes a dar à luz. Cumprindo a licença da maternidade, a apresentadora deverá ausentar-se dos ecrãs durante uns meses e, ... Read more »

Quanto dinheiro rendeu a música “Não Me Toca”? Anselmo Ralph responde

Anselmo Ralph A música “Não me Toca” foi lançada há doze anos e foi o maior sucesso de Anselmo Ralph. Mas quanto dinheiro rendeu o “hit de kizomba”? Anselmo Ralph ... Read more »

Defesa: Angola afasta-se da Rússia e aproxima-se dos EUA

O Presidente angolano tem adotado uma “diplomacia de jogo de cintura” com a Rússia e os EUA, comenta o analista Osvaldo Mboco em entrevista à DW. Mas Luanda parece aproximar-se ... Read more »

As causas: radicais de esquerda e direita na Europa

Cada vez mais os radicais de Direita propõem soluções que seriam consideradas em tempos mais ou menos recentes parte do património da Esquerda As eleições na Madeira ajudam a dar ... Read more »

Príncipe Harry mostra o seu lado mais divertido durante os Invictus Games

A competição arrancou no sábado, dia 9, e decorre até ao próximo dia 16. O príncipe Harry sempre foi conhecido pelo seu grande sentido de humor e este fim de ... Read more »

Joe Biden falha cerimónias do 22.º aniversário dos ataques de 11 de setembro

Será a primeira vez que um Presidente norte-americano não estará presente em qualquer das cerimónias anualmente realizadas na cidade de Nova Iorque e nos Estados da Pensilvânia e da Virgínia, ... Read more »

Paulo Sousa, concorrente do novo ‘Big Brother’, deixa mensagem de despedida à PSP

paulo-sousa-big-brother-2023 A TVI apresentou dois dos novos concorrentes do ‘Big Brother 2023’, no programa ‘Em Família’, um dia antes da estreia do reality show. Paulo revelou que é agente da PSP ... Read more »

Fanny Rodrigues partilha vídeo divertido com Jorge Frade: “É muito bom rapazinho, mas chato”

Fanny rodrigues Jorge frade Fanny Rodrigues não resistiu em partilhar um vídeo divertido com os fãs este domingo, dia 10 de setembro, onde surge com Jorge Frade. Fanny Rodrigues partilhou ... Read more »

Os vizinhos da Rússia têm uma mensagem para Putin

Vladimir Putin. Foto: Grigory Sysoev, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP Frida Ghitis, antiga produtora e correspondente da CNN, é colunista de assuntos mundiais. É colaboradora semanal de opinião da ... Read more »

Alemanha vence Mundial de basquetebol pela primeira vez

Depois de uma primeira parte equilibrada entre Alemanha e Sérvia, com um empate 47-47 ao intervalo, os germânicos adiantaram-se no marcador e fecharam terceiro período com uma vantagem de 12 ... Read more »

Novo concorrente do ‘Big Brother’ namora com cantora popular

paulo-sousa-big-brother Na última emissão “Em Família”, foram revelados os primeiros dois concorrentes da nova edição do “Big Brother”. Um deles é Paulo Sousa, um agente da PSP com 27 anos ... Read more »

Carga fiscal na classe média em Portugal é das mais baixas da UE

Carga fiscal em Portugal e na UE A carga fiscal na classe média em Portugal é das mais baixas da União Europeia (UE). Uma tendência que se verifica também no ... Read more »

Pedra sinterizada ou pedra natural: qual a favorita dos designers?

Quando é altura de fazer grandes obras e remodelações em casa, o material que se escolhe para as bancadas, pisos da cozinha ou casa de banho tem bastante importância. É ... Read more »

Lula vai rever posição do Brasil sobre estatuto de Tribunal Penal Internacional

Lula da Silva O Presidente do Brasil disse este domingo que vai rever a posição do país sobre o estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI), depois de garantir que não ... Read more »

Querem travar a violência obstétrica, humanizar os partos, respeitar as grávidas. Como é ser doula em Portugal

Doula (Getty Images) “Aquilo que era só uma segunda-feira no [hospital] Amadora-Sintra, era o corriqueiro, até para muitas mães e pais. Mas bati num sítio que não conhecia, senti uma ... Read more »

Convento da Luz em Borba vai ser transformado em hotel de luxo

Convento transformado em hotel O antigo Convento da Luz, situado no concelho de Borba (distrito de Évora), vai ter uma nova vida em breve. A sua proprietária The Strokes & ... Read more »
Kênh kiến thức kỹ năng, phát triển bản thân, hướng nghiệp, blog nhân sự