Quem é Tiago Oliveira, o novo secretário-geral da CGTP?

Filho do também sindicalista Américo Oliveira, Tiago Oliveira soma já um longo percurso na luta pelos direitos dos trabalhadores. Entrou para o mundo de trabalho como mecânico de pesados, tornou-se delegado sindical e agora está à frente de uma das principais unidades sindicais do país.

quem é tiago oliveira, o novo secretário-geral da cgtp?

Tiago Oliveira, novo secretário-geral da CGTP.

Mecânico de pesados, Tiago Oliveira, 43 anos, foi esta sexta-feira eleito secretário-geral da CGTP e, apesar de ser uma pessoa de quem é fácil gostar e ficar amigo, não vacilará perante patrões e Governo, afirma quem o conhece.

Casado e com uma filha de 20 anos a terminar a faculdade, Tiago Oliveira tem desenvolvido até agora a sua atividade sindical no norte do país, mas vai passar a andar entre Lisboa e São Mamede de Infesta (Matosinhos), onde reside, conciliando as novas funções com a vida familiar.

Tiago Oliveira não se vai mudar para Lisboa, onde está sediada a CGTP, mas isso não será um problema para o cumprimento das funções inerentes ao cargo de líder da maior central sindical do país, asseguram fontes sindicais à Lusa.

O novo líder da CGTP “tem muitas qualidades humanas e sindicais” e uma delas é ser “determinado e firme”, disse o histórico sindicalista João Torres, que trabalhou com Tiago Oliveira na direção da União de Sindicatos do Porto (USP).

Filho do também sindicalista Américo Oliveira, o nortenho nascido em Matosinhos concluiu o 9.º ano de escolaridade e frequentou um curso profissional de eletromecânica que lhe abriu as portas da Auto Sueco, na Maia, quando tinha apenas 17 anos. Cinco anos depois, foi eleito delegado sindical pelos colegas da empresa.

Passou a ser sindicalista a tempo inteiro em 2006 quando ingressou na direção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte) e, mais tarde, sucedeu a João Torres no cargo de coordenador da USP, onde estava há 14 anos.

“Conheço o Tiago há quase 20 anos e sempre vi nele qualidades humanas e sindicais que me agradavam. É muito coerente, um jovem curioso, humilde, solidário e muito preocupado com os outros, de relacionamento muito fácil”, afirmou João Torres.

Apesar de ser uma pessoa “de quem é fácil gostar e ficar amigo”, o novo líder da intersindical “não vacilará” perante os patrões ou o Governo na luta pelos direitos dos trabalhadores, assegurou João Torres.

Também Sérgio Sales, dirigente do Site-Norte, destacou “a capacidade diplomática e para o diálogo” de Tiago Oliveira e a sua vontade de “fazer pontes” entre os dois lados da barricada, realçando o contributo do sindicalista na luta dos trabalhadores contra a privatização da Efacec.

Além da Efacec, os camaradas de Tiago Oliveira destacam a sua participação nas greves da extinta Petrogal, em Leça da Palmeira, e nos protestos realizados na Cerâmica de Valadares, além das realizadas na Auto Sueco, empresa onde decorre uma greve por melhores condições de trabalho.

Tiago Oliveira, que sucede a Isabel Camarinha na liderança da CGTP, é o terceiro secretário-geral do norte, tal como Manuel Carvalho da Silva, que assumiu a liderança da central com 34 anos de idade e que esteve na à frente da CGTP entre 1986 e 2012 e como Armando Teixeira da Silva (1974-1986).

O novo secretário-geral da CGTP é próximo do PCP, integrando o comité central do partido, tendo sido eleito pela CDU nas últimas eleições autárquicas para a assembleia de freguesia de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora (Matosinhos).

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World