Operação Influencer. Relação diz que não há indícios de tráfico de influências de Escária e Lacerda Machado

O Tribunal da Relação diz que não há qualquer indício de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre o Centro de Dados de Sines. Acrescenta que as suspeitas que recaem sobre o ex-primeiro-ministro são meras especulações. Vítor Escária e Lacerda Machado ficam apenas sujeitos ao Termo de Identidade e Residência, aliviando-se as medidas que tinham sido aplicadas pelo juiz. Não têm assim de pagar caução.

O Tribunal considera que não há indícios de tráfico de influências.

O tribunal salienta que o despacho de apresentação de arguidos a primeiro interrogatório era o instrumento que definiria a decisão do Tribunal de primeira instância e que quaisquer factos que tenham sido acrescentados depois “não podiam ser invocados em sede de recurso“. Em causa está o caso que envolve Vítor Escária, Diogo Lacerda Machado, entre outros e que motivou a demissão do primeiro-ministro António Costa.

Assim sendo, “o Tribunal analisou todos os factos invocados no despacho de apresentação a primeiro interrogatório salientando bem que não se pode confundir um facto, enquanto acontecimento histórico, com o teor de escutas ou mesmo com notícias de jornais”.

“Desta análise resultou que nenhum dos factos adiantados se traduziam na comissão de crimes não ultrapassando o desenvolvimento das funções de cada um dos intervenientes tendo todos eles atuado no âmbito das mesmas”, refere o comunicado.

O tribunal salientou que a inexistência de legislação em Portugal sobre a actividade de lóbi, “legislação que, a existir, evitaria muitas situações dúbias como algumas daquelas que foram apuradas nos autos”.

“O Tribunal chama a atenção para a incorrecção de se tratarem assuntos de Estado à mesa de restaurantes olvidando procedimentos e esquecendo a necessidade de se documentarem as relações havidas entre representantes de interesses particulares e os governantes no âmbito das suas funções”.

O Supremo Tribunal de Justiça decidiu há uma semana baixar para o DCIAP a investigação de que é alvo António Costa no âmbito deste caso.

Concluiu o Tribunal que os factos apurados “não são, só por si, integradores de qualquer tipo criminal” e que por isso, analisando os perigos existentes e que poderiam sustentar uma qualquer medida de coacção, concluiu que “também aqui, que os mesmos não existem no caso concreto”.

“Salienta o Tribunal que a sua decisão se destina apenas a apurar se existe causa de aplicação de medidas de coacção e não a analisar o mérito da investigação criminal em curso representando a decisão tomada apenas uma análise da prova existente à data do primeiro interrogatório judicial e das necessidades cautelares que àquela data se verificavam”, ressalva o comunicado emitido.

O tribunal realça ainda que só lhe cabe decidir eventuais erros das decisões tomadas pelos tribunais de primeira instância e “não produz segundos julgamentos”.

A decisão foi tomada por unanimidade.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World