Moçambique/Ataques: Pesquisadores e empresários defendem reconstrução, mas com emprego

Asia's Tech News Daily

© Fornecido por Lusa Shelter centers for refugees from the attacks in Cabo Delgado province

Maputo, 16 out 2021 (Lusa) – Investigadores e empresários defenderam hoje à Lusa que o Plano de Reconstrução de Cabo Delgado deve incluir uma vertente de promoção de emprego para anular o campo de recrutamento de jovens pelos grupos armados que atormentam a região.

Edson Cortez, diretor do Centro de Integridade Pública (CIP), organização não-governamental moçambicana, e especialista em Administração Pública, defendeu que os recursos que serão mobilizados para a reconstrução da província do norte de Moçambique devem incorporar o vetor da criação de postos de trabalho, porque os grupos insurgentes em Cabo Delgado cresceram recrutando jovens desocupados.

“Se a reconstrução não incluir o emprego da enorme força ativa desaproveitada e um crescimento económico inclusivo de Cabo Delgado, podemos voltar a ter destruição”, declarou Cortez.

O plano de reconstrução, prosseguiu, deve ser implementado com transparência e inclusão do setor privado e da sociedade civil, para que tenha maior sensibilidade social e potencial produtivo.

“A eficácia do plano passa por evitar que os recursos sejam apropriados por apetites ociosos das elites ligadas ao partido no poder”, afirmou.

Edson Cortez diz-se surpreendido com “um plano de reconstrução elaborado pelo Governo”, que não foi antecedido por uma ampla auscultação visando o seu enriquecimento pelos vários quadrantes da sociedade, nomeadamente da província.

Sobre os 300 milhões de dólares (256 milhões de euros) orçamentados, Edson Cortez considerou o valor “obscuro”, porque não são conhecidos os “pressupostos” que orientaram a sua elaboração.

“O que se pode adiantar é que o Governo, sozinho, não terá esse dinheiro. Vai ter de contar com o apoio dos parceiros internacionais”, enfatizou.

Leila Constantino, investigadora do CIP, também argumentou a favor de um plano ‘pró-emprego’, assinalando que a guerra em Cabo Delgado foi favorecida pelo desespero dos jovens.

“A insurgência em Cabo Delgado cresceu rapidamente em quatro anos, porque é fácil mobilizar jovens que não têm nada a perder e vivem numa situação de descontentamento desde que nasceram”, afirmou Constantino.

O plano, continuou, deve assegurar a provisão de serviços essenciais básicos, como estradas, pontes, escolas e água, porque também têm impacto no bem-estar e na normalização da vida.

“Se os ganhos em termos de segurança forem consolidados, as populações deslocadas devem sentir que vale a pena regressar para as zonas de onde fugiram devido à violência”, considerou.

Leila Constantino também alertou para a necessidade de transparência para que os fundos da reconstrução não acabem em esquemas de corrupção, recomendando auditorias e relatórios públicos.

O delegado Empresarial da Confederação das Associações Económicas (CTA) em Cabo Delgado, Mamudo Irachi, disse que o plano de reconstrução deve ser uma oportunidade de dinamizar negócios e criar emprego.

“Estamos em contacto com o Governo para, em conjunto, assegurarmos que as empresas da província de Cabo Delgado tenham um papel ativo na reconstrução e criação de postos de trabalho”, afirmou Irachi.

O plano deve dinamizar o setor de construção, tendo em conta o efeito destrutivo da violência ao nível de infraestruturas, e permitir que os jovens adquiram competências permanentes, referiu.

“Sabemos que as obras podem ter um caráter mais sazonal, por isso, deve haver uma estratégia que permita que os jovens empregados na construção não caiam novamente no desemprego”, enfatizou.

O delegado da CTA enfatizou o imperativo da transparência e disse que os empresários estão “prontos para uma interação com o Governo, que permita que os recursos disponíveis para a reconstrução sejam canalizados para empresas com capacidade de mostrar resultados, gerar emprego e bem-estar”.

O Plano de Reconstrução de Cabo Delgado, aprovado em setembro em Conselho de Ministros pelo Governo moçambicano, prevê ações de curto prazo (um ano) como “a reposição da administração pública, unidades sanitárias, escolas, energia, abastecimento de água, saneamento, telecomunicações, vias de acesso, identificação civil, apoio psicossocial e autoemprego, sobretudo para jovens”.

Durante a apresentação do documento, o primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, realçou que “o trabalho de reconstrução de infraestruturas e do tecido humano é imenso” e “é necessário continuar a reforçar as sinergias entre Governo, parceiros de cooperação, setor privado e outros intervenientes” para agir “mais depressa”.

“A nossa expetativa é que, com base neste documento, os parceiros possam identificar as áreas de intervenção e indicar como se poderão juntar aos esforços do Governo na mobilização de recursos”, disse.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas.

Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, nomeadamente a vila de Mocímboa da Praia, que estava ocupada desde agosto de 2020.

PMA (LFO) // VM

Lusa/Fim

Internet Explorer Channel Network
Asia's Tech News Daily
News Related

OTHER NEWS

¡Por fin sabemos qué fue de Samantha en el reboot de 'Sexo and the city'!

© Bang Showbiz Kim Cattrall, la actriz encargada de dar vida al personaje de Samantha Jones Este jueves se ha estrenado la esperada serie de HBO Max ‘And just like ... Read more »

Corte Penal Internacional desestima requerimiento contra Presidente Piñera por supuestos delitos de lesa humanidad y resuelve “no iniciar examen preliminar”

© Proporcionado por La Tercera Sede de la Corte Penal Internacional, en La Haya. Tras casi nueve meses, la Corte Penal Internacional (CPI) se pronunció respecto de la alegación ingresada ... Read more »

Comité Asesor en Vacunas analizará obligatoriedad de la inoculación contra el Covid-19

© Proporcionado por La Tercera FOTO: LEONARDO RUBILAR CHANDIA/AGENCIAUNO ¿Creen ustedes que la vacuna contra el Covid-19 debería ser obligatoria en algunos grupos específicos? Ese fue el requerimiento que realizó, ... Read more »

Leiria prepara dispositivo para monitorizar doentes nas urgências

O Centro Hospitalar de Leiria e o Politécnico de Leiria estão a desenvolver um projeto que visa monitorizar os utentes no Serviço de Urgência Geral, através do uso de um ... Read more »

Mercedes exalta decisão “tudo ou nada” na F1 em Abu Dhabi: “Incrível para o esporte”

O fim de semana que se avizinha vai definir os campeões do Mundial de Pilotos e do Mundial de Construtores na empolgante e imprevisível temporada 2021 da Fórmula 1. Max ... Read more »

Será demência? Seis mitos em que tem de parar de acreditar

Aprenda a distinguir os mitos dos factos. © Shutterstock Aprenda a distinguir os mitos dos factos. O desconhecimento geral sobre a demência, aliada à constante circulação de informações sem base ... Read more »

Mercedes rebate queixa da Red Bull com FIA: “No Brasil, foram duros com a gente”

As declarações feitas por Helmut Marko, consultor da Red Bull, após o GP da Arábia Saudita, disputado no último domingo e vencido por Lewis Hamilton, tiveram resposta pelo lado da ... Read more »

Encuesta Deloitte-Cadem: Empresarios tienen una visión mucho más negativa que el resto del país sobre la situación futura

© LUIS SEVILLA FAJARDO Foto: Luis Sevilla En medio de un proceso constituyente y de una elección presidencial, enmarcados además durante una pandemia, una de las palabras que más se ... Read more »

“Pone en riesgo la libertad de expresión y el emprendimiento”: la rebelión de las encuestadoras ante el Servel por difusión de sondeos previos a primera vuelta

© Proporcionado por La Tercera La Tercera El Servicio Electoral ofició el pasado 20 de noviembre a un grupo de encuestadoras, entre las que figuran: Pulso Ciudadano Electoral de Activa ... Read more »

Bencina de 93 octanos supera la barrera de los $1.000 promedio en 14 de las 16 regiones del país

© Andres Perez La Tercera Era cosa de tiempo. A principios de octubre ya se adelantaba que el precio promedio de la bencina de 93 octanos en la Región Metropolitana ... Read more »

OCDE asegura que Chile es el país donde “las futuras pensiones podrían verse más afectadas” por política de retiros

© Carlos Quezada Foto Carlos Quezada/ La Tercera. – Santiago – Region Metropolitana. – Chile – Carlos Quezada En el informe “Panorama de Pensiones 2021″, el más relevante elaborado por ... Read more »

Karol Cariola ante el rol del PC en un eventual gobierno de Boric: “De ninguna manera pretendemos ser una fuerza hegemónica”

© Andres Perez 29 Julio 2021 Entrevista a Karol Cariola, Diputada del Partido Comunista. Foto: Andres Perez29 Julio 2021 Entrevista a Karol Cariola, Diputada del Partido Comunista. Foto: Andres Perez ... Read more »

China oculta cada vez más el verdadero estado de su economía a los extranjeros

© STR Foto: AFP / China OUT El Partido Comunista de China ha mantenido durante mucho tiempo un estricto control sobre la información, y el esfuerzo se ha intensificado bajo ... Read more »

La UE aprueba parte de la normativa sobre inversiones 'verdes', aún faltan sectores conflictivos

© Reuters/POOL New La Comisaria de Servicios Financieros, Estabilidad y Unión de Mercados de Capitales de la UE, Mairead McGuinness, en una rueda de prensa en la sede de la ... Read more »

El ministro de Exteriores israelí llega a Egipto en su primer viaje oficial al país

© Proporcionado por Agencia EFE El Cairo, 9 dic (EFE).- El ministro de Exteriores israelí, Yair Lapid, llegó este jueves a la capital egipcia, donde se reunirá con su homólogo ... Read more »

Aletria com leite

© TeleCulinária aletria.docx e1515415195357 Já experimentou esta receita de aletria? É de comer e chorar por mais! Esta é uma daquelas receitas que tem de ter à mesa na altura ... Read more »

A roda da fortuna e Yaremchuk contra todos os males (a análise à jornada da Champions, por Tomás da Cunha)

O analista e comentador Tomás da Cunha faz o retrato do acerto de Jesus na hora de apostar no ucraniano no onze para o encontro com o Dinamo Kiev, lembrando ... Read more »

VÍDEO: jogadora faz placagem a adepto na Champions feminina

© Maisfutebol VÍDEO: jogadora faz placagem a adepto na Champions feminina A futebolista australiana do Chelsea, Sam Kerr, viu um cartão amarelo no encontro da Liga dos Campeões feminina contra ... Read more »

Banco central angolano alarga para 155 euros levantamento diário em caixa automático

© Fornecido por Lusa Angola: filas junto aos multibanco para levantar dinheiro Luanda, 09 dez 2021 (Lusa) – O Banco Nacional de Angola (BNA) atualizou os limites inerentes à utilização ... Read more »

Confrontos na Luz entre adeptos do Benfica e do Dínamo de Kiev geram 54 detenções e 12 feridos

Em campo, o Benfica venceu a equipa ucraniana e apurou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Fora dele, ainda antes do jogo, a violência entre adeptos dos ... Read more »

No Pará, prefeito ocupa terra pública com gado e desmate ilegal, aponta Greenpeace

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – João Cleber (MDB), prefeito de São Félix do Xingu, no Pará, tem desmatado, pelo menos desde 2008, áreas de sua fazenda Bom Jardim. A propriedade, ... Read more »

Siza Vieira: “Os momentos de crise e incerteza são momentos de investimento”

© Swipe News, SA Pedro Siza Vieira, ministro da Economia “Se vimos que 2020 e 2021 foram momentos de incerteza que condicionaram o valor dos movimentos no mercado de M&A, ... Read more »

Filhós de flor

© TeleCulinária Filhoses de flor CHSB 22 Uma receita de filhós para um natal ainda mais saboroso! Vai arriscar? Prepare uma receita de natal tradicional mas diferente do que tem ... Read more »

Tarte de amêndoa tradicional

© TeleCulinária tarte de amendoa tradicional Prepare a receita de Tarte  de amêndoa tradicional! Descubra como se prepara de forma simples esta deliciosa Tarte de amêndoa. Torne o seu dia ... Read more »

Moçambique/Ataques: Autoridades pedem a deslocados que produzam alimentos

© Fornecido por Lusa Displaced families in Mozambique Metuge, Moçambique, 09 dez 2021 (Lusa) – A presidente do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) em Moçambique, Luísa Meque, apelou ... Read more »

OMS acredita que é cedo para estabelecer se Ómicron tem maior gravidade

© Neil Hall – EPA A variante Ómicron já foi detetada em 57 países, mas mais de 99 por cento dos casos de Covid-19 continuam a ser causados pela Delta. ... Read more »

Adeptos do Benfica ameaçam jornalistas durante confrontos (VÍDEO)

© Elson Correia adeptos_benfica_dinamo Momentos antes do encontro entre o Benfica e o Dínamo de Kiev, os adeptos de ambas as equipas protagonizaram violentos desacatos, junto às imediações do Estádio ... Read more »

"As crianças são vectores da Covid-19 para os adultos"

França adoptou novas medidas sanitárias, no início desta semana, para tentar travar o aumento do número de casos de Covid-19, devido à quinta vaga da doença que assola já vários ... Read more »

Bolsa de Lisboa em alta com Jerónimo Martins a liderar ganhos

A bolsa de Lisboa estava hoje em alta, a inverter a tendência da abertura, com as ações da Jerónimo Martins a subirem 1,51% para 20,15 euros. © REUTERS/Hugo Correia A ... Read more »

Emissões dispararam na avenida da Liberdade em Lisboa desde outubro

A associação ambientalista Zero alertou hoje que a poluição dos carros na avenida da Liberdade, em Lisboa, disparou nos últimos meses, voltando a superar os limites previstos na lei, e ... Read more »

Novo Banco vende malparado dos grupos Lena e Alfredo Casimiro

O “Projeto Harvey” foi colocado à venda no verão e incluía (na primeira versão) dívidas de clientes “famosos”, como o Grupo Lena (180 milhões de euros) ou a Urbanos de ... Read more »

Rusia suma otros 30.209 casos de coronavirus y 1.181 muertes

© Proporcionado por Agencia EFE Moscú, 9 dic (EFE).- Rusia registró este jueves 30.209 nuevos casos de coronavirus y 1.181 muertes por la enfermedad infecciosa, mientras espera los resultados de ... Read more »

Fitch asume el impago 'offshore' de Evergrande y rebaja su calificación

© Proporcionado por Agencia EFE Shanghái (China), 9 dic (EFE).- La agencia de calificación de deuda Fitch indicó hoy que “asume” que el endeudado gigante inmobiliario chino Evergrande ha incumplido ... Read more »

Britney Spears recupera la capacidad de firmar documentos legales

© Bang Showbiz Britney Spears El pasado mes de noviembre Britney Spears dijo adiós a la tutela legal que se le impuso trece años atrás y ahora se ha anotado ... Read more »

Sudáfrica: ómicron es la forma más contagiosa pero menos grave de Covid-19, según informe

© AFP – EMMANUEL CROSET En Sudáfrica, la omnipresencia de la variante ómicron permite observar su comportamiento en las personas infectadas. Netcare, uno de los mayores grupos sanitarios privados del ... Read more »

China retira 106 aplicaciones de las plataformas de aplicaciones alegando violaciones de privacidad

© Reuters/Thomas Peter La bandera nacional china en Pekín SHANGHÁI, 9 dic (Reuters) – El Ministerio de Industria y Tecnología de la Información de China ha retirado 106 aplicaciones de ... Read more »

Lo que tienes que saber este jueves en La Tercera: Piñera anuncia pensión universal para el 90% de los adultos mayores y Boric desiste de participar en el programa de Parisi

© Proporcionado por La Tercera La Tercera Presidente Piñera anuncia pensión universal para el 90% de los adultos mayores El Presidente Piñera anunció ayer el envío al Congreso de un ... Read more »

Las asambleas contra la pobreza energética en Barcelona, premiadas por la UE

© Proporcionado por Agencia EFE Bruselas, 9 dic (EFE).- La asociación catalana Enginyeria Sense Fronteres (ESF, Ingeniería Sin Fronteras) recibe este jueves el Premio Sociedad Civil 2021, que organiza la ... Read more »

Após oito anos de hiato, Fluminense pode voltar à Libertadores se vencer a Chapecoense no Maracanã

Nesta quinta, o Fluminense recebe a Chapecoense no Maracanã, às 21h30, pela última rodada do Brasileiro. Ao final da intensa campanha, o time ainda luta pela vaga direta na Libertadores ... Read more »

El ministro de Sanidad considera "proporcionadas" las nuevas restricciones

© Proporcionado por Agencia EFE Londres, 9 dic (EFE).- El ministro británico de Sanidad, Sajid Javid, calificó este jueves de “proporcionadas” las nuevas restricciones para contener la covid-19 en Inglaterra ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic