“Desilusão e uma enorme quebra de confiança política”: André Ventura quer Governo a justificar-se em Comissão de Orçamento e Finanças

André Ventura garantiu este sábado que, após ter sido esclarecido que o choque fiscal social-democrata é muito menor do que o anunciado, o escrutínio do Chega ao Governo será muito mais apertado. O líder do partido vai chamar Miranda Sarmento a uma Comissão de Orçamento e Finanças

“desilusão e uma enorme quebra de confiança política”: andré ventura quer governo a justificar-se em comissão de orçamento e finanças

“Desilusão e uma enorme quebra de confiança política”: André Ventura quer Governo a justificar-se em Comissão de Orçamento e Finanças

Em resposta ao pedido de um debate de urgência no Parlamento avançado pelo PS, André Ventura, líder do Chega, resolveu “chamar já, no primeiro dia”, a pasta das Finanças do Governo AD a justificar-se durante uma Comissão de Orçamento e Finanças, com Miranda Sarmento e a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte. O representante do partido defende que os debates de urgência não servem para esclarecer situações desta natureza. “Joaquim Miranda Sarmento terá de explicar o que ontem se furtou responder”, argumentou Ventura, falando de uma “promessa feita sobre outro Orçamento do Estado”

“Desilusão e uma enorme quebra de confiança política”: foi assim que André Ventura interpretou o “equívoco” de que falou Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial, no “Expresso da Meia-Noite”, reconhecendo o desencontro entre os 1500 milhões de euros de alívio fiscal anunciados e o corte de cerca de 200 milhões no IRS que serão realmente da responsabilidade do Governo social-democrata e que não estavam já previstos pelo orçamento socialista. O presidente do Chega garante que o escrutínio do partido sobre as propostas do PSD será mais acirrado a partir de agora, começando com a análise do Programa de Estabilidade e do Orçamento, seja com ou sem retificativo. “A confiança tem de ser ganha dia a dia, documento a documento”, declarou. “O Governo deu provas de não merecer essa confiança.”

Na perspetiva de André Ventura, a direita apresentou-se a estas eleições com uma promessa de aliviar a carga fiscal, e “a vitória esmagadora que quer o Chega quer o PSD conseguiram nestas eleições” pode, afinal, não ser usada para o cumprimento daquela promessa. O “eleitorado não socialista” e “todos aqueles que fora do socialismo” esperavam um choque fiscal foram confrontados com uma descida do IRS do PSD que não excede “exceto em um ou outro ponto” a de António Costa. Não é um acréscimo, é a concretização da abordagem de Costa, frisou o deputado, salientando que saíram defraudadas as expectativas de que “teríamos pela primeira vez um orçamento amigo de quem trabalha”.

Elevando também a pressão colocada sobre Luís Montenegro para apresentar um orçamento retificativo, Ventura considerou que o OE já aprovado durante a maioria absoluta socialista é um “orçamento mau para as empresas, para as famílias e para o país”.

“Arriscamo-nos a ter exatamente o mesmo resultado que tivemos com o Partido Socialista”, afirmou Ventura. O líder do Chega apontou o dedo a Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, por ter mostrado “pouco jeito e pouco tato”, mas foi ao primeiro-ministro que Ventura dedicou as suas palavras mais duras: “Senhor primeiro-ministro, não nos faça arrepender do voto de confiança que ainda ontem recebeu no Parlamento. O que ocorreu é grave, e mostra como os partidos que formam maiorias podem quebrá-las.”

Para o Chega, tornou-se evidente, esclareceu André Ventura: “Não pode haver cheques em branco nem cheques sem cobertura. O Chega vai fiscalizar todas as propostas e documentos apresentados na Assembleia da República.”

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World