Cada vez mais próximos. Putin prepara visita à Coreia do Norte e aprofunda acordos

cada vez mais próximos. putin prepara visita à coreia do norte e aprofunda acordos

O convite do líder norte-coreano ao presidente russo foi divulgado esta segunda-feira no início da visita a Moscovo da ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte. A viagem de Vladimir Putin ainda não tem data marcada, mas o Kremlin refere-se, de novo, a Pyongyang como “o nosso parceiro mais próximo”.

Os dois países esperam fortalecer as relações a partir de um conjunto de acordos que foram alcançados em 2023.  Na altura, os líderes russo e norte-coreano encontraram-se no centro espacial russo de Vostochny, no extremo oriente da Rússia. Agora, durante a estadia da ministra norte-coreana em Moscovo, o objetivo é analisar e aprofundar o consenso alcançado pelos líderes, em setembro.Esta segunda-feira, ao lado da representante da diplomacia norte-coreana, o porta-voz do Kremlin fez questão de sublinhar que “estamos a desenvolver e queremos aprofundar parcerias em todas as áreas”. Dmitry Peskov confirmou ainda que este encontro em Moscovo com a ministra dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang “é uma consequência dos acordos alcançados durante a visita de Kim (Jong-un) ao centro espacial russo (em Vostochny) partindo das negociações com Putin”.  

Aliás, a escolha do centro espacial russo de Vostochny para receber o líder norte-coreano, em setembro de 2023, não foi por acaso. Antes dessa reunião, Putin anunciou que vai ajudar a Coreia do Norte a lançar satélites ao afirmar “é por isso que viemos aqui”.

Esta segunda- feira, o porta-voz do Kremlin veio garantir que “o diálogo continua em todas as frentes… esperamos ter negociações profundas e frutíferas” nos próximos dias.

Desde o início da invasão da Ucrânia, a Rússia intensificou os laços com a Coreia do Norte e outros países hostis aos Estados Unidos, como o Irão.

A tensão aumenta a cada passo. Washington e Kiev já acusaram Moscovo de disparar mísseis balísticos de curto alcance fornecidos pela Coreia do Norte na Ucrânia, algo que a Rússia não confirmou nem desmentiu.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World