Síndrome do túnel do carpo: saiba tudo sobre o problema

síndrome do túnel do carpo: saiba tudo sobre o problema

Síndrome do túnel do carpo: saiba tudo sobre o problema

A síndrome do túnel do carpo consiste na compressão do nervo mediano, no punho. É uma neuropatia compressiva do membro superior comum, com uma incidência de 99 em 100.000 indivíduos. Por conta dela, surgem sintomas como formigamento ou dor nas mãos, o que pode atrapalhar bastante o dia a dia de quem é afetado.

O problema é mais comum em mulheres, apesar de ainda não haver uma resposta definitiva para o porquê disso. “Alguns autores sugerem que pessoas com dimensões do túnel do carpo radioulnar e palmar-dorsal se aproximando de 1.0 são mais propícias a desenvolver a condição. E as mulheres teriam essa tendência”, diz o Dr. Leonardo Kurebayashi, ortopedista e cirurgião de mão.

O que se sabe realmente é que a doença pode aparecer por vários motivos, inclusive os gestos repetitivos, muitas vezes durante o trabalho.

A seguir, veja mais informações do médico sobre a síndrome do túnel do carpo:

Sintomas

O Dr. Kurebayashi explica que alguns sintomas devem ser um alerta para a síndrome do túnel do carpo. “Os pacientes que apresentam sensação de dormência / formigamento no polegar, dedo indicador, médio e parte do dedo anular, com exacerbação dos sintomas no período de repouso (dormindo), devem ser avaliados pelo especialista com brevidade”, diz.

Os sintomas podem piorar durante tarefas de preensão e pinça fina (segurar o volante do carro ou celular, por exemplo). Em casos mais avançados, a pessoa começa a ter mais dificuldade motora, derrubando objetos ou tendo dificuldade para colocar um brinco ou abotoar a camisa.

Se não tratada, a síndrome do túnel do carpo pode não ser mais completamente curável, então é importante buscar um profissional o quanto antes.

Diagnóstico

De acordo com o Dr. Kurebayashi, o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é clínico. Ou seja, baseia-se na história do paciente e no exame físico minucioso feito pelo especialista de mão.

Entretanto, existem exames que podem auxiliar o cirurgião a excluir os diagnósticos diferenciais e determinar o prognóstico do paciente, como:

  • Eletroneuromiografia (ENMG)
  • Ultrassonografia de punho
  • Radiografia e Tomografia Computadorizada de punho
  • Ressonância Magnética de punho

Tratamento

Há dois tipos principais de tratamento: o conservador e o cirúrgico. “Nos estágios iniciais da doença, é possível o tratamento com órteses, medicações e reabilitação (fisioterapia / terapia ocupacional), além da mudança de estilo de vida e controle de doenças associadas”, explica o médico sobre o primeiro deles.

Já quando o diagnóstico é tardio ou esse método não funciona, a cirurgia se torna necessária. Nesse caso, ela pode ser aberta ou endoscópica, dependendo de diversos fatores ligados ao paciente.

Prevenção

Para evitar a síndrome do túnel do carpo, recomenda-se:

  • Diagnóstico e tratamento de obesidade, diabetes, hipotireoidismo, hipertensão arterial, doenças musculoesqueléticas e outras doenças locais que podem comprimir o nervo mediano
  • Cessar ou reduzir o tabagismo
  • Diminuir o consumo de álcool
  • Prática de atividade física regular
  • Melhora das condições de ergonomia no trabalho
  • Pausas periódicas para aqueles que exercem atividades repetitivas com os membros superiores

Ademais, a alimentação também pode ser uma aliada. Apesar de não haverem estudos ligando ela diretamente à doença, a síndrome do túnel do carpo pode ter a ver com outras enfermidades que podem melhorar com uma boa dieta.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World