Paulistanos se preparam para madrugar e pegar carona para driblar greve de terça (28)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Alessandra Silva, 45, mora em Parelheiros, no extremo-sul de São Paulo, e trabalha como recepcionista em uma clínica na região central da cidade. Para chegar ao endereço, precisa de um ônibus, trem e duas linhas do metrô. O trajeto dura quase duas horas. Nesta terça-feira (28), porém, a mulher deve precisar de uma hora a mais.

Com a greve planejada no sistema estadual de transporte sobre trilhos, Alessandra precisará de três coletivos para chegar ao emprego. “Normalmente, saio de casa às 6h. Na terça, terei que sair antes das 5h”, diz ela. “Tentei uma folga, mas meu chefe não liga para trem ou metrô, sabe? Para ele, preciso me virar”, continua.

Além de funcionários do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), devem parar os da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado), Fundação Casa e professores da rede pública. Em razão do movimento, o governo decidiu adiar a aplicação do Provão Paulista, vestibular seriado estadual.

A paralisação não deve afetar as linhas privatizadas do metrô (4-amarela e 5-lilás) e de trens metropolitanos (8-diamente e 9-esmeralda).

Os grevistas protestam contra os planos de privatização de Tarcísio de Freitas (Republicanos), além de um dispositivo proposto pela gestão que permitiria reduzir em 5% o total do orçamento dedicado à Educação para 2024. “O governador quer deixar nosso estado em frangalhos, está claro. Privatizar serviços essenciais nunca é a solução, olhem as consequências na Enel”, disse Helena Maria da Silva, vice-presidente do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo). “[Querem] oferecer o pior do pior à nossa população. É por ela que lutamos”, acrescentou.

“Não vamos esmorecer. Se não querem a privatização, sinto muito, continuaremos estudando, não é esse o tipo de conduta que irá nos fazer retroceder nesse debate”, afirmou o governador na sexta-feira (24).

Ponto facultativo deve ser decretado na terça, segundo Tarcísio, caso o movimento seja confirmado. Ele ainda disse pretender recorrer ao Judiciário para determinar os termos de manutenção dos serviços públicos durante a paralisação.

Tarcisio subiu o tom contra os grevistas. “A gente não pode ser escravizado por meia dúzia de pessoas de um sindicato que tem uma pauta própria, que está olhando para o próprio umbigo. Nós não vamos tolerar esse tipo de coisa.”

O governador ainda descartou a possibilidade de liberar as catracas das estações, como pede o sindicato dos metroviários, e classificou a iniciativa como “irresponsável”.

A auxiliar administrativa Adriana Gomes, 35, discorda da avaliação do republicano. “Se o governador olhasse para o povo, liberava as catracas. O papel dele é negociar o melhor para nós, não para as empresas”, desabafa.

Moradora de Sapopemba, na zona leste paulistana, ela necessita do metrô para chegar ao emprego, em Santana, zona norte da capital. Na terça, aspira ir de carro por aplicativo. “Vai estar um absurdo de caro, mas é a solução.”

Mais uma coisa preocupa Adriana: ela é mãe solteira de três filhos, os quais deixa na escola para trabalhar. O mais velho, de 14 anos, estuda na rede estadual, os outros, de 10 e 6 anos, na municipal.

Decisão sobre cancelamento de aulas deve ser tomada pelo estado somente nesta segunda-feira (27). Até publicação deste texto, a Prefeitura de São Paulo não havia respondido questionamento da reportagem sobre o tema. Nas últimas paralisações, a gestão municipal cancelou o rodízio de veículos.

“Já acionei minha mãe. Se não tiver escola, os meninos ficam com ela para eu trabalhar”, relata Adriana.

No último dia 3 de outubro, funcionários do Metrô, da CPTM e da Sabesp também fizeram greve contra os planos de privatização. A mobilização durou 24 horas, sendo classificada pelo governo como ilegal -a Justiça determinara que 80% do efetivo trabalhasse, com 100% durante os horários de pico. Na ocasião, Tarcísio acusou os sindicatos de agirem com “clara motivação política”.

A expectativa de ficar sem meios de locomoção nesta terça aflorou a união dos subordinados de Vanessa Oliveira, 38, gerente de um restaurante em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Em um grupo no WhatsApp, foram organizadas caronas. Já para os que ficaram fora das rotas, dinheiro para táxi foi arrecadado. “Estamos todos lascados, então vamos juntos”, diz Vanessa.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World