Firma de Aguiar-Branco contratada por Lisboa um dia após nomeação de PAR

Sociedade de advogados fundada pelo novo presidente da Assembleia da República foi contratada pela empresa que gere os bairros municipais da capital, num contrato datado do dia a seguir à eleição de Aguiar-Branco.

A Gebalis, empresa que gere os bairros municipais de Lisboa, contratou a empresa de advogados fundada pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, num documento assinado no dia a seguir à sua eleição para o cargo.

O contrato, denunciado esta semana nas redes sociais, pode ser lido no portal Base, onde se encontram várias informações sobre contratações feitas pelas instituições públicas.

A JPAB foi contratada para fornecer serviços de “assessoria jurídica e mandato forense, em processos de pré-contencioso, administrativo e civil, tendentes à cobrança de dívida resultantes dos contratos de arrendamento” à Gebalis.

Ou seja, a empresa contratou a JPAB para ajudar na cobrança de rendas em atraso. Aguiar-Branco tinha deixado de ter participação social na sociedade, porém, três dias antes, a 25 de março, diz o jornal Público.

O contrato prevê a prestação de serviços ao longo de três anos, com um valor total de 75 mil euros. Antes, assegurou a Gebalis ao Público, foi feita uma consulta prévia ao mercado, mais precisamente a três entidades distintas, previamente a escolher a empresa de Aguiar-Branco.

A decisão foi estabelecida através de um despacho datado de 15 de março, conquistando a aprovação da firma seis dias depois, a 21 de março. Uma semana depois, era assinado pelo vogal do conselho de administração da Gebalis, Gonçalo Saluce de Sampaio, e os sócios Pedro Botelho Gomes e Joana Silva Aroso, da empresa de advocacia.

O contrato “foi celebrado na sequência de um processo de aquisição de serviços, por consulta prévia a três entidades distintas, devendo a adjudicação privilegiar a proposta de menor valor para o período de três anos que viesse a ser apresentada”, disse a Gebalis ao Público, explicando que tem recorrido a vários consultores jurídicos externos para arrecadar apoio neste tipo de situações e justificando assim a escolha pela JPAB.

Leia Também: Governo quer mudar arrendamento forçado e rendas congeladas: As reações

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World